Para crescer o seu negócio, é importante ter metas e objetivos. A metodologia das OKRs pode te ajudar!
Esta metodologia já é utilizada por diversas empresas por décadas, e já ajudou a alavancar muitas organizações.
Continue lendo e conheça as 5 principais razões para você começar a usar as OKRs na sua empresa.
O que são as OKRs?
OKR, em português, objetivos e resultados-chaves, é uma técnica de definição e gestão de objetivos. Ela costuma ser definida de forma trimestral, que consistem em duas partes:
- O Objetivo é uma referência qualitativa, ampla e abrangente. Ele precisa ser inspirador e de alto nível. É ele que irá dizer o que você deseja melhorar. Por exemplo, “o objetivo é ser uma empresa referência no mercado”.
- Os Resultados-Chave são quantitativos, ou seja, podem ser medidos. São eles que definem como você saberá se atingiu o seu objetivo. Cada objetivo deve ter entre 3 e 5 resultados-chave. Seguindo a linha do exemplo dado anteriormente, os resultados-chaves podem ser: 1) aumentar o número de clientes em 50%; 2) ofertar mais de 100 produtos diferentes; 3) reduzir em 30% o número de chamados no suporte.
Pensando nisso, sabendo onde e como você vai chegar a um resultado, fica mais fácil obter o sucesso. É esse o principal propósito das OKRs.
Porque você deve adotar o Método OKR em sua empresa
Sabendo o que são as OKRs, e do que se trata a metodologia, vamos entender algumas das principais razões para que você adote esse método dentro da sua empresa.
Aumento do Foco
Dentre os muitos benefícios das OKRs, o foco é um dos mais importantes deles. Como falamos anteriormente, o ideal é que sejam definidos entre 3 e 5 objetivos e resultados-chaves.
Sendo assim, fica muito mais fácil manter o foco dos times e colaboradores, já que todos irão saber onde devem chegar e onde concentrar os seus esforços. Como as OKRs limitam os pontos de concentração, elas irão forçar uma tomada de decisão mais antecipada.
Um novo ciclo de OKRs sempre deve se iniciar com a seguinte pergunta: O que é mais importante para os próximos três meses? A resposta determinará todos os próximos passos da empresa.
Alinhamento: empresa e colaboradores andam no mesmo sentido
Outro grande benefício da implementação é o alinhamento entre os objetivos da empresa e dos colaboradores. Para que o objetivo seja alcançado, todos precisam estar na mesma direção. Podemos dizer, então, que as OKRs promovem um movimento de colaboração em toda a empresa.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, empresas cujos colaboradores estão fortemente alinhados possuem 2 vezes mais chances de desempenhar melhor suas atividades.
Atingimento das Metas
Como falamos, às OKRs são responsáveis por dividir um objetivo em etapas menores que devem ser claramente definidas, específicas e mensuráveis. Esse método possibilita o monitoramento frequente de progressos, sendo possível alterar a rota sempre que for preciso.
OKRs funcionam em ciclos curtos com resultados rápidos
Como possui um planejamento de três meses, os objetivos e resultados-chave estão ancorados nesse curto período de tempo. Por isso, o início dos trabalhos e os resultados são rápidos.
Essas OKRs são determinadas pela estratégia da empresa e vai ser um guia no decorrer desse caminho. As empresas que estão acostumadas a lidar com OKRs, normalmente, reagem de forma mais rápida e controlada a situações emergenciais ou de crise.
Metodologia utilizada e aprovada há muitos anos
Apesar de ter ocorrido um boom dessa estratégia nestes últimos anos, essa metodologia já existe faz muito tempo.
Em 1954, Peter Drucker inventou o MBO ou Gerenciamento por Objetivos. Após 14 anos, Andrew Grove co-fundou a Intel e, na função de CEO, desenvolveu ainda mais o MBO com a estrutura que conhecemos hoje. Mas, foi John Doerr que, ao entrar na Google, ajudou a implementar as OKRs na empresa, metodologia que é usada até hoje.
Hoje, o método é utilizado por muitas outras organizações como Amazon, Spotify, Twitter e Siemens.
Como vemos, a metodologia OKR é essencial para uma boa gestão de desempenho, principalmente para aquelas de curto e médio prazo. Além disso, ela ajuda a criar uma cultura de resultados na empresa.
Na A.R.Phoenix, temos um objetivo principal: ajudar a sua empresa no processo de inovação e transformação digital. Fale com o nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre os nossos serviços.