Skip to content
Contratar bons profissionais, por quê é tão difícil?

Porque contratar bons profissionais é tão dificil para as empresas?

Conseguir contratar bons profissionais é algo muito difícil para as empresas. Por conta disso, a A.R.Phoenix ajuda a reunir esses bons profissionais de acordo com a necessidade da sua empresa. 

Vamos entender como contratar e reter bons profissionais neste momento do mundo.

 

Por que é tão difícil encontrar bons profissionais?

São muitos os motivos para acontecer essa crise de contratação de bons profissionais. Às principais razões para isso acontecer são: 

  • falta de qualificação;
  • limitação geográfica;
  • pouco interesse do trabalhador em alguns campos de baixa remuneração;
  • trabalhadores qualificados em busca de oportunidades melhores;
  • medo de incertezas e mudanças.

 

Vamos entender mais sobre essas razões.

 

Falta de qualificação

A falta de mão de obra qualificada assombra todos os setores do mercado, dificultando a contratação de bons profissionais. Essa falta sempre existiu, mas com a pandemia do Covid-19, esse quadro está crescendo. 

Acontece que a classe trabalhadora está atingindo uma idade mais avançada e a força de trabalho jovem ainda não está qualificada, gerando essa escassez no mercado. 

 

Limitações geográficas

Outro fator que influencia muito na busca de bons profissionais são as limitações geográficas. É comum que a mão de obra qualificada esteja nos grandes centros urbanos como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. Isso gera a falta de profissionais qualificados nas demais cidades.

As responsabilidades com a família ou os laços com a comunidade fazem com que os profissionais não estejam dispostos a se mudar, embora haja empregos a apenas algumas horas de distância.

 

Pouco interesse em alguns campos de baixa remuneração

Hoje em dia, a escassez de bons profissionais é maior no setor de serviços. A maioria desses empregos paga menos e exige mais fisicamente.

Salários mais altos e melhores benefícios podem fazer a diferença, mas alguns profissionais estão prontos para trabalhar em empregos de maior qualificação e menos exigentes fisicamente. 

 

Funcionários qualificados em busca de melhores vantagens 

Diante da crise de talentos de alta qualidade, os profissionais qualificados ficam mais ousados ​​para negociar melhores salários. Além disso, as empresas tendem a priorizar a contratação, muito mais do que a retenção de funcionários.

Com isso, quando o colaborador percebe que o seu empregador atual não irá aumentar o salário ou adicionar benefícios, começa a considerar uma mudança para onde será mais valorizado.

 

Quando rever a estratégia de recrutamento da empresa?

Caso a sua empresa esteja com dificuldade para encontrar e reter bons profissionais, é preciso analisar a necessidade de mudar a sua estratégia.

Para começar, é preciso prestar atenção em alguns insights na hora da contratação:

  • Concentre-se em um pequeno número de cargos altamente valiosos, em vez de aumentar a intensidade de recrutamento em todos os lugares ao mesmo tempo;
  • Crie ofertas de emprego com recompensas tangíveis (e cumpra o que promete). Priorize aquele pequeno número de trabalhos cruciais com mais recompensas;
  • Conte com a tecnologia para ajudar a encontrar os candidatos mais adequados (ela supera os gerentes humanos por uma margem considerável).
  • Conte com empresas especializadas em contratação: existem empresas no mercado, como a A.R.Phoenix, que podem te ajudar na contratação de bons profissionais. Essas empresas usam sua expertise para analisar as necessidades da sua organização e contratar pessoas qualificadas.

 

Como falamos anteriormente, a A.R.Phoenix pode te ajudar a montar equipes qualificadas de acordo com a necessidade que a sua empresa apresenta naquele momento. Não perca tempo com contratações ruins e profissionais que não se encaixam no perfil. Fale com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre como a A.R.Phoenix pode te ajudar.

Continue sua leitura!

Os desafios do recrutamento e seleção de TI

Os desafios do recrutamento e seleção de TI

A área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das mais promissoras e em constante crescimento no mercado global. A crescente demanda por soluções tecnológicas, impulsionam as empresas na busca…
5 dicas para o seu início de carreira

5 dicas para o seu início de carreira

O início de carreira dos jovens profissionais pode ser um pouco confuso. Essa fase é marcada por diversas possibilidades, aumentando a ansiedade pelo futuro. Essa ansiedade se dá por conta…
HeadHunter: saiba tudo sobre essa tendência

HeadHunter: saiba tudo sobre essa tendência

Na prática, Headhunter é um profissional de recursos humanos que vai em busca dos melhores talentos do mercado para dentro da sua empresa. Uma das principais funções do departamento de…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.