Skip to content
Implementar OKRs na empresa: Confira 5 motivos para fazer.

5 razões para implantar as OKRs na sua empresa

Para crescer o seu negócio, é importante ter metas e objetivos. A metodologia das OKRs pode te ajudar!

Esta metodologia já é utilizada por diversas empresas por décadas, e já ajudou a alavancar muitas organizações. 

Continue lendo e conheça as 5 principais razões para você começar a usar as OKRs na sua empresa.

 

O que são as OKRs?

OKR, em português, objetivos e resultados-chaves, é uma técnica de definição e gestão de objetivos. Ela costuma ser definida de forma trimestral, que consistem em duas partes:

  • O Objetivo é uma referência qualitativa, ampla e abrangente. Ele precisa ser inspirador e de alto nível.  É ele que irá dizer o que você deseja melhorar. Por exemplo, “o objetivo é ser uma empresa referência no mercado”. 
  • Os Resultados-Chave são quantitativos, ou seja, podem ser medidos. São eles que definem como você saberá se atingiu o seu objetivo. Cada objetivo deve ter entre 3 e 5 resultados-chave. Seguindo a linha do exemplo dado anteriormente, os resultados-chaves podem ser: 1) aumentar o número de clientes em 50%; 2) ofertar mais de 100 produtos diferentes; 3) reduzir em 30% o número de chamados no suporte. 

 

Pensando nisso, sabendo onde e como você vai chegar a um resultado, fica mais fácil obter o sucesso. É esse o principal propósito das OKRs. 

 

Porque você deve adotar o Método OKR em sua empresa

Sabendo o que são as OKRs, e do que se trata a metodologia, vamos entender algumas das principais razões para que você adote esse método dentro da sua empresa.

 

Aumento do Foco

Dentre os muitos benefícios das OKRs, o foco é um dos mais importantes deles. Como falamos anteriormente, o ideal é que sejam definidos entre 3 e 5 objetivos e resultados-chaves. 

Sendo assim, fica muito mais fácil manter o foco dos times e colaboradores, já que todos irão saber onde devem chegar e onde concentrar os seus esforços. Como as OKRs limitam os pontos de concentração, elas irão forçar uma tomada de decisão mais antecipada.

Um novo ciclo de OKRs sempre deve se iniciar com a seguinte pergunta: O que é mais importante para os próximos três meses? A resposta determinará todos os próximos passos da empresa.

 

Alinhamento: empresa e colaboradores andam no mesmo sentido

Outro grande benefício da implementação é o alinhamento entre os objetivos da empresa e dos colaboradores. Para que o objetivo seja alcançado, todos precisam estar na mesma direção. Podemos dizer, então, que as OKRs promovem um movimento de colaboração em toda a empresa. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, empresas cujos colaboradores estão fortemente alinhados possuem 2 vezes mais chances de desempenhar melhor suas atividades.

 

Atingimento das Metas

Como falamos, às OKRs são responsáveis por dividir um objetivo em etapas menores que devem ser claramente definidas, específicas e mensuráveis. Esse método possibilita o monitoramento frequente de progressos, sendo possível alterar a rota sempre que for preciso.

 

OKRs funcionam em ciclos curtos com resultados rápidos

Como possui um planejamento de três meses, os objetivos e resultados-chave estão ancorados nesse curto período de tempo. Por isso, o início dos trabalhos e os resultados são rápidos. 

Essas OKRs são determinadas pela estratégia da empresa e vai ser um guia no decorrer desse caminho. As empresas que estão acostumadas a lidar com OKRs, normalmente, reagem de forma mais rápida e controlada a situações emergenciais ou de crise.

 

Metodologia utilizada e aprovada há muitos anos

Apesar de ter ocorrido um boom dessa estratégia nestes últimos anos, essa metodologia já existe faz muito tempo. 

Em 1954, Peter Drucker inventou o MBO ou Gerenciamento por Objetivos. Após 14 anos, Andrew Grove co-fundou a Intel e, na função de CEO, desenvolveu ainda mais o MBO com a estrutura que conhecemos hoje. Mas, foi John Doerr que, ao entrar na Google, ajudou a implementar as OKRs na empresa, metodologia que é usada até hoje.

Hoje, o método é utilizado por muitas outras organizações como Amazon, Spotify, Twitter e Siemens.

 

Como vemos, a metodologia OKR é essencial para uma boa gestão de desempenho, principalmente para aquelas de curto e médio prazo. Além disso, ela ajuda a criar uma cultura de resultados na empresa. 

Na A.R.Phoenix, temos um objetivo principal: ajudar a sua empresa no processo de inovação e transformação digital. Fale com o nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre os nossos serviços.

Continue sua leitura!

Gestão de Projetos: Entenda a importância

Gestão de Projetos: Entenda a importância

Imagine um navio em alto mar, sem bússola, capitão ou roteiro. Sem um direcionamento claro e ações coordenadas, a embarcação certamente se perderá, sucumbindo às intempéries do mar. Da mesma…
Afinal, o que é Gerenciamento de Projetos?

Afinal, o que é Gerenciamento de Projetos?

O gerenciamento de projetos vem se tornando cada vez mais importante no dia a dia dos profissionais que estão constantemente procurando formas e estratégias para contribuir com seus negócios.  Não…
Futuro sem cookies: o que impacta no marketing digital

Futuro sem cookies: o que impacta no marketing digital

O mundo digital se acostumou a ter uma enorme quantidade de dados a sua disposição, mas com a implantação da LGPD, o futuro sem cookies está cada vez mais próximo. …

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.