Skip to content
Qual a diferença entre outsourcing e terceirização?

Diferença entre Outsourcing e Terceirização

Mesmo não sabendo a diferença, você com certeza já ouviu falar em outsourcing e terceirização. Esse módulo de trabalho é amplamente empregado no Brasil.

Quando falamos de gestão de mídia sociais, pesquisas mostram que 29% das empresas terceirizam este serviço. E, quando o assunto é suporte técnico, o outsourcing é praticado em mais de 80% das empresas. 

Apesar de muitas pessoas confundirem, o outsourcing e a terceirização possuem conceitos diferentes que não podem ser entendidos da mesma forma. Continue a leitura e entenda melhor a diferença entre cada um deles.

 

Qual a diferença entre outsourcing e terceirização?

Antes de falar das diferenças, vamos entender o que esses dois modelos têm em comum, afinal de contas, são essas similaridades que fazem com que muitas pessoas se confundam.

A principal característica em comum é que tanto o outsourcing quanto a terceirização se referem a utilização de recursos externos. Ou seja, é quando uma empresa utiliza mão de obra externa para realizar alguma tarefa ou serviço.

 

Mas vamos falar das diferenças entre eles.

O outsourcing trata da contratação de uma empresa que irá oferecer um time de profissionais altamente qualificados e que darão suporte estratégico para aquele que o está contratando.

Esse método tem como objetivo atuar de maneira mais estrutural por meio da aplicação de conhecimentos aprofundados em uma área específica. 

Em contrapartida, a terceirização tem a ver com a utilização de uma empresa que vai fornecer profissionais para executar determinadas atividades. Essas atividades não requerem, necessariamente, um conhecimento especializado e não exercem interferência a nível estratégico para quem contrata. 

A terceirização pode ser identificada em serviços, como: jardinagem, limpeza e segurança, por exemplo. Tendo, como objetivo principal, a diminuição de custos e burocracias de contratação.

 

Entenda melhor o outsourcing.

Como falamos anteriormente, o outsourcing é mais estratégico, onde um empresa externa e especializada fica responsável por um setor específico da organização contratante.

Nele, uma empresa oferece know-how e expertise para outra empresa, dando apoio estratégico.

Com isso, entende-se que o Outsourcing desempenha um papel significativo na performance da empresa que contrata. Entregando a esta, vantagem competitiva e diminuição de custos em recrutamentos e treinamentos.

 

E a terceirização?

A terceirização, em resumo, é quando um prestador de serviços externo é contratado por uma empresa para realizar serviços ligados a atividades que dão suporte ao funcionamento da empresa contratante.

Menos estratégica do que o outsourcing, a terceirização tem como objetivo principal minimizar os custos da empresa que contrata o serviço.

Além disso, o seu foco está em atividades que possuem menor valor agregado, e que não afetam diretamente a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

 

Agora que você já sabe a diferença entre outsourcing e terceirização, é importante ficar atento a algumas questões. 

Lembre-se de que, antes de contratar qualquer tipo de serviço externo é importante investigar o histórico da empresa a ser contratada. Busque sempre por empresas reconhecidas, como a A.R.Phoenix e busque referências e certificações técnicas.

Ficou com mais alguma dúvida sobre Outsourcing? Entre em contato com nosso time de especialistas!

Continue sua leitura!

Os desafios do recrutamento e seleção de TI

Os desafios do recrutamento e seleção de TI

A área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das mais promissoras e em constante crescimento no mercado global. A crescente demanda por soluções tecnológicas, impulsionam as empresas na busca…
5 dicas para o seu início de carreira

5 dicas para o seu início de carreira

O início de carreira dos jovens profissionais pode ser um pouco confuso. Essa fase é marcada por diversas possibilidades, aumentando a ansiedade pelo futuro. Essa ansiedade se dá por conta…
HeadHunter: saiba tudo sobre essa tendência

HeadHunter: saiba tudo sobre essa tendência

Na prática, Headhunter é um profissional de recursos humanos que vai em busca dos melhores talentos do mercado para dentro da sua empresa. Uma das principais funções do departamento de…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.