Skip to content
Confira as boas práticas de gerenciamento de software

Boas práticas para gerenciamento de Software

O gerenciamento e software é muito importante quando falamos do desenvolvimento correto deles. No mundo atual, metodologistas tradicionais foram trocados por aplicativos mais ágeis, e o ambiente de trabalho vem se tornando cada vez mais integrado e inovador.

O projeto de um software possui início, meio e fim. Logo, podemos dizer que não é uma tarefa rotineira, já que cada projeto terá um caminho até chegar a conclusão. Por isso, saber realizar o gerenciamento de softwares é essencial para que tudo saia da forma desejada.

 

5 passos para um gerenciamento de software eficaz.

O gerenciamento de software é essencial para a finalização de um bom projeto, por isso, é preciso respeitar três limites: tempo, custo/orçamento e qualidade. As metodologias mais utilizadas para gerenciar um projeto de software são: agile, scrum kanban e lean development.

 

Etapas básicas para o gerenciamento de software

 

Passo 1 – Definição do escopo e autorização do projeto

Quando falamos de gerenciamento de software,o primeiro passo é definir o escopo. É por meio desse documento que iremos entender o prazo do projeto, orçamento e níveis de qualidade. É nessa etapa que será estabelecido o norte a ser seguido para que o projeto atinja as definições do cliente, respeitando os limites citados.

 

Passo 2 – Elaboração das estratégias para atingir os objetivos estabelecidos

É neste momento que será preciso entender como chegar até o objetivo estabelecido no passo anterior. É nesta etapa que serão definidas as ferramentas que serão utilizadas no gerenciamento de projeto de software, equipe responsável, estratégias, sistemas, etc.

As ferramentas mais utilizadas são:

  • Scrum;
  • XP: Extreme Programming 
  • Kanban.

 

Além destas ferramentas de gerenciamento de software, também podemos agregar ferramentas de gestão empresarial e de projetos, como Trello, ou até mesmo Google Sheets.

 

Passo 3 – Fase de integração entre os colaboradores, estratégias e recursos para executar o projeto

O terceiro passo pode ser considerado o mais complexo, já que depende do alinhamento, ou seja, integração para a execução do projeto de acordo com os objetivos, métodos, capital e equipe.

Mas o passo a passo para o gerenciamento de software não acaba na execução. 

 

Passo 4 – Monitoramento e Controle 

Após a execução do projeto, chegou a hora de realizar o monitoramento e controle do software. É nesse momento que será verificado se o caminho escolhido está de acordo com o esperado no escopo do projeto. É o momento de analisar indicadores e parâmetros estabelecidos no planejamento. Assim, é possível verificar os resultados e reformular algumas estratégias, caso necessário.

 

Passo 5 – Encerramento 

Por último, mas não menos importante, o encerramento do projeto dentro do prazo estabelecido pela empresa e o cliente. 

No decorrer de todo o passo a passo é importante sempre estar de olho nesses prazos, só assim podemos entender que houve um bom gerenciamento de software.

 

Como sabemos, a gestão ágil está cada vez mais presente na gestão e gerenciamento de software. A A.R.Phoenix possui um serviço de Fábrica de Software, onde você poderá contar com a experiência de nossos profissionais para desenvolver seus softwares.

Entre em contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.

Continue sua leitura!

Performance web: Dicas e técnicas para acelerar seu site

Performance web: Dicas e técnicas para acelerar seu site

Que tal aumentar a sua performance web? A velocidade de carregamento de um site é um fator crucial para a experiência do usuário. Um estudo recente mostrou que 53% dos…
Do manual ao autônomo: A evolução dos testes de software impulsionada pela IA

Do manual ao autônomo: A evolução dos testes de software impulsionada pela IA

“Software, software meu” existe algo tão fundamental quanto eu? A qualidade do software! A demanda por aplicativos e sistemas bem desenvolvidos e confiáveis nunca foi tão alta. Para atender toda…
Superinteligência Artificial para um futuro ainda mais inteligente

Superinteligência Artificial para um futuro ainda mais inteligente

Imagine um futuro onde máquinas não apenas aprendem, mas também criam, inovam e até questionam sua própria existência. Bem-vindo à era da Superinteligência Artificial (ASI)! Embora ainda em seus primeiros…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.