Skip to content
Qual a diferença entre Computação Quantica e a normal?

Computação Quântica: quais são as diferenças da computação tradicional

Com a era da tecnologia, a computação quântica tem dado pequenos passos, prometendo revolucionar o que sabemos até hoje. Ele tem, como aplicação, desde a cibersegurança até a mobilidade, passando pela saúde.

 

O que é Computação Quântica?

Teoricamente, a computação quântica seria capaz de armazenar muito mais estados por unidade de informação e operar com algoritmos mais eficientes a nível numérico, como o de Shor ou o temple quântico.

Apesar da computação quântica apresentar na prática problemas evidentes de escalabilidade e coerência, ela permite realizar diversas operações ao mesmo tempo, eliminando o efeito túnel que afeta a programação atual na escala nanométrica.

 

QUBIT

Na computação quântica, utiliza-se como unidade básica de informação o qubit no lugar do bit convencional. A principal característica deste sistema é a admissão a superposição coerente de zeros e uns, os dígitos do sistema binário sobre os quais se assenta toda a computação, diferentemente do bit, que só pode adotar um valor ao mesmo tempo: um ou zero. Sendo assim, um qubit pode ser zero e um ao mesmo tempo e, além disso, em diferentes proporções. 

 

Diferenças entre a computação quântica e a computação tradicional.

 

Linguagem de programação

Ela não tem um código próprio para programação, enquanto a informática tradicional possui linguagens padronizadas como Java, SQL ou Python, entre muitas outras.

 

Funcionalidade

Um computador quântico não é uma ferramenta para uso popular ou cotidiano. Estes supercomputadores são tão complexos que só se encaixam no âmbito corporativo, científico e tecnológico.

 

Arquitetura

A composição de um computador quântico é mais simples que a de um convencional e não tem memória nem processador, se limitando a um conjunto de qubits que servem de base para seu funcionamento.

 

A Computação Quântica é um novo paradigma na área que está rompendo com os modelos e conceitos que estamos acostumados de como é e funciona um computador. Ainda pouco utilizado, ele vem ganhando força no mercado. Fique atento às atualizações e transformações digitais. 

Continue sua leitura!

Performance web: Dicas e técnicas para acelerar seu site

Performance web: Dicas e técnicas para acelerar seu site

Que tal aumentar a sua performance web? A velocidade de carregamento de um site é um fator crucial para a experiência do usuário. Um estudo recente mostrou que 53% dos…
Do manual ao autônomo: A evolução dos testes de software impulsionada pela IA

Do manual ao autônomo: A evolução dos testes de software impulsionada pela IA

“Software, software meu” existe algo tão fundamental quanto eu? A qualidade do software! A demanda por aplicativos e sistemas bem desenvolvidos e confiáveis nunca foi tão alta. Para atender toda…
Superinteligência Artificial para um futuro ainda mais inteligente

Superinteligência Artificial para um futuro ainda mais inteligente

Imagine um futuro onde máquinas não apenas aprendem, mas também criam, inovam e até questionam sua própria existência. Bem-vindo à era da Superinteligência Artificial (ASI)! Embora ainda em seus primeiros…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.