Skip to content
Inteligência artificial no setor de logística: Como ela pode ajudar?

Como a inteligência artificial pode ajudar o setor de logística?

A inteligência artificial na logística é uma grande tendência, já estando presente nas empresas desse setor de operações.

Acontece que, a concorrência cada vez maior fez com que essas empresas buscassem novas alternativas para se manterem entre as melhores do mercado, aumentando assim, a procura por ferramentas capazes de melhorar a performance das atividades e os resultados financeiros.

Ao contar com gerenciamento mais informatizado, desde as pequenas até as grandes empresas podem aplicar uma gestão baseada em dados.

 

Tendências para a logística com a tecnologia de IA

No setor de logística, uma das principais tendências é a redução da mão de obra humana, onde os robôs podem ser responsáveis pela realização de tarefas repetitivas.

A ideia é que a Inteligência Artificial seja responsável por todas as atividades que não dependam, necessariamente, de competências especiais humanas. 

Pensando no mercado competitivo atual, qualquer detalhe pode ser decisivo, por isso, a IA na logística se faz tão importante. Um trabalho logístico eficaz agrega valor à empresa, aumentando a lucratividade e deixando seus clientes mais satisfeitos. 

 

Exemplos do uso da inteligência artificial na logística

Análise preditiva

O foco da análise preditiva é prever situações-problemas e evitá-las.

O uso de machine e deep learning, por exemplo, podem contribuir com essa tarefa, ajudando a identificar situações, como o monitoramento de combustíveis de veículos ou, até mesmo, a análise de comportamentos do motorista que podem indicar a possibilidade de acidentes.

 

Análise prescritiva

Outro exemplo de uso da inteligência artificial é a capacidade de analisar um grande volume de dados em pouquíssimo tempo, trazendo vantagens à análise prescritiva.

Sendo possível encontrar o melhor plano de manutenção para a frota da empresa, por exemplo.

 

Otimização de rotas de entrega

Hoje em dia, grande parte das compras são feitas por meio de e-commerces.

Por isso, o setor de logística precisou se aperfeiçoar, já que as rotas de muitas pequenas entregas são as que fazem o negócio acontecer. 

Com o uso da inteligência artificial, a logística de e-commerce pode ser beneficiada e as rotas otimizadas em tempo real.

Assim, a empresa se adapta para cumprir os prazos, mas com o mínimo de gasto possível.

 

Manutenção de veículos

A inteligência artificial pode, além de ser responsável pela manutenção corretiva de carros, otimizar essas manutenções, diminuindo a taxa de mau funcionamento e até de acidentes.

 

Gestão de estoque com inteligência artificial

É possível, ainda, monitorar a capacidade de armazenamento, datas de validade e outras restrições, além de prever melhor a utilização do espaço, indicar locais apropriados para armazenamento de cada carga e configurar o armazém, facilitando a organização do espaço.

 

Inteligência Artificial no e-commerce

O uso da Inteligência artificial nesse segmento foi pensado, principalmente, devido a necessidade logística de e-commerce. 

 

Algumas vantagens em contar com a inteligência artificial:

  • Precisão: redução das taxas de erros;
  • Agilidade: rapidez para análise e tomadas de decisão com base em dados;
  • Escalabilidade: realiza processos mesmo com um grande volume de informações;
  • Ininterruptibilidade: as máquinas podem trabalhar 24/7.

 

Alguns pontos negativos:

  • Implementação cara: a inteligência artificial ainda não chegou para todas as empresas, além disso, é preciso contar com mão de obra especializada para que a infraestrutura e tecnologias funcionem;
  • Aumento do desemprego: o uso da inteligência artificial reduz postos de trabalho humano;
  • Alta dependência da infraestrutura: necessidade de acesso à eletricidade e internet que podem impactar o funcionamento da IA.

 

Conclusão

Como vimos, a inteligência artificial no segmento logístico é um importante avanço. É capaz de reduzir custos e, ao mesmo tempo, torna a eficiência operacional ainda mais ágil.

Apesar do alto custo para a implementação dessa tecnologia ser seu ponto fraco, muitas soluções são simples e não dependem de uma infraestrutura do zero. A busca por essas medidas para dar os primeiros passos se justifica pelo ganho de produtividade que vem com ela. 

Caso queira saber mais sobre a inteligência artificial, e como ela pode ajudar na logística da sua empresa, entre em contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.

Continue sua leitura!

Performance web: Dicas e técnicas para acelerar seu site

Performance web: Dicas e técnicas para acelerar seu site

Que tal aumentar a sua performance web? A velocidade de carregamento de um site é um fator crucial para a experiência do usuário. Um estudo recente mostrou que 53% dos…
Do manual ao autônomo: A evolução dos testes de software impulsionada pela IA

Do manual ao autônomo: A evolução dos testes de software impulsionada pela IA

“Software, software meu” existe algo tão fundamental quanto eu? A qualidade do software! A demanda por aplicativos e sistemas bem desenvolvidos e confiáveis nunca foi tão alta. Para atender toda…
Superinteligência Artificial para um futuro ainda mais inteligente

Superinteligência Artificial para um futuro ainda mais inteligente

Imagine um futuro onde máquinas não apenas aprendem, mas também criam, inovam e até questionam sua própria existência. Bem-vindo à era da Superinteligência Artificial (ASI)! Embora ainda em seus primeiros…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.