Skip to content
Inteligência artificial no setor de logística: Como ela pode ajudar?

Como a inteligência artificial pode ajudar o setor de logística?

A inteligência artificial na logística é uma grande tendência, já estando presente nas empresas desse setor de operações.

Acontece que, a concorrência cada vez maior fez com que essas empresas buscassem novas alternativas para se manterem entre as melhores do mercado, aumentando assim, a procura por ferramentas capazes de melhorar a performance das atividades e os resultados financeiros.

Ao contar com gerenciamento mais informatizado, desde as pequenas até as grandes empresas podem aplicar uma gestão baseada em dados.

 

Tendências para a logística com a tecnologia de IA

No setor de logística, uma das principais tendências é a redução da mão de obra humana, onde os robôs podem ser responsáveis pela realização de tarefas repetitivas.

A ideia é que a Inteligência Artificial seja responsável por todas as atividades que não dependam, necessariamente, de competências especiais humanas. 

Pensando no mercado competitivo atual, qualquer detalhe pode ser decisivo, por isso, a IA na logística se faz tão importante. Um trabalho logístico eficaz agrega valor à empresa, aumentando a lucratividade e deixando seus clientes mais satisfeitos. 

 

Exemplos do uso da inteligência artificial na logística

Análise preditiva

O foco da análise preditiva é prever situações-problemas e evitá-las.

O uso de machine e deep learning, por exemplo, podem contribuir com essa tarefa, ajudando a identificar situações, como o monitoramento de combustíveis de veículos ou, até mesmo, a análise de comportamentos do motorista que podem indicar a possibilidade de acidentes.

 

Análise prescritiva

Outro exemplo de uso da inteligência artificial é a capacidade de analisar um grande volume de dados em pouquíssimo tempo, trazendo vantagens à análise prescritiva.

Sendo possível encontrar o melhor plano de manutenção para a frota da empresa, por exemplo.

 

Otimização de rotas de entrega

Hoje em dia, grande parte das compras são feitas por meio de e-commerces.

Por isso, o setor de logística precisou se aperfeiçoar, já que as rotas de muitas pequenas entregas são as que fazem o negócio acontecer. 

Com o uso da inteligência artificial, a logística de e-commerce pode ser beneficiada e as rotas otimizadas em tempo real.

Assim, a empresa se adapta para cumprir os prazos, mas com o mínimo de gasto possível.

 

Manutenção de veículos

A inteligência artificial pode, além de ser responsável pela manutenção corretiva de carros, otimizar essas manutenções, diminuindo a taxa de mau funcionamento e até de acidentes.

 

Gestão de estoque com inteligência artificial

É possível, ainda, monitorar a capacidade de armazenamento, datas de validade e outras restrições, além de prever melhor a utilização do espaço, indicar locais apropriados para armazenamento de cada carga e configurar o armazém, facilitando a organização do espaço.

 

Inteligência Artificial no e-commerce

O uso da Inteligência artificial nesse segmento foi pensado, principalmente, devido a necessidade logística de e-commerce. 

 

Algumas vantagens em contar com a inteligência artificial:

  • Precisão: redução das taxas de erros;
  • Agilidade: rapidez para análise e tomadas de decisão com base em dados;
  • Escalabilidade: realiza processos mesmo com um grande volume de informações;
  • Ininterruptibilidade: as máquinas podem trabalhar 24/7.

 

Alguns pontos negativos:

  • Implementação cara: a inteligência artificial ainda não chegou para todas as empresas, além disso, é preciso contar com mão de obra especializada para que a infraestrutura e tecnologias funcionem;
  • Aumento do desemprego: o uso da inteligência artificial reduz postos de trabalho humano;
  • Alta dependência da infraestrutura: necessidade de acesso à eletricidade e internet que podem impactar o funcionamento da IA.

 

Conclusão

Como vimos, a inteligência artificial no segmento logístico é um importante avanço. É capaz de reduzir custos e, ao mesmo tempo, torna a eficiência operacional ainda mais ágil.

Apesar do alto custo para a implementação dessa tecnologia ser seu ponto fraco, muitas soluções são simples e não dependem de uma infraestrutura do zero. A busca por essas medidas para dar os primeiros passos se justifica pelo ganho de produtividade que vem com ela. 

Caso queira saber mais sobre a inteligência artificial, e como ela pode ajudar na logística da sua empresa, entre em contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.

Continue sua leitura!