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Use a tecnologia para garantir o ESG da sua empresa

Como usar a tecnologia ao seu favor em ESG

As práticas de ESG estão, cada vez mais, fazendo parte do processo de gestão nas empresas. Isso porque, atender as demandas relacionadas à sustentabilidade se tornou uma prioridade no setor corporativo.
Além disso, as cobranças por parte dos consumidores e investidores por uma postura corporativa ligadas a questões socioambientais só cresceu nos últimos anos. 

 

O que significa ESG e qual sua importância nos dias de hoje?

O termo ESG (Environmental, Social and Governance), em português, Ambiental, Social e Governança (ASG), se refere a práticas empresariais e de governança focadas em causas sociais e de sustentabilidade. Sendo usado como uma métrica para nortear boas práticas no ambiente corporativo.

As boas práticas ESG foram muito discutidas no CIAB, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina, se apresentando como parte das estratégias financeiras de grandes empresas, onde o setor enxergou na sustentabilidade a solução para a sobrevivência de negócios futuros.

Atualmente, as empresas que adotam essas boas práticas são vistas por investidores do setor com “bons olhos” e como empresas preocupadas com o futuro. Representando um diferencial competitivo e chances de novas oportunidades para a empresa, independentemente dos seus resultados financeiros.

 

Algumas das boas práticas de ESG para as empresas:

  • Engajamento proativo dos acionistas nas questões sustentáveis da empresa
  • Criação de estratégias e políticas de negócio mais sustentáveis
  • Construção de um conselho de diretoria para a discussão das estratégias ESG
  • Envolvimento de todos os níveis da empresa na política desenvolvida ESG
  • Divulgação no mercado da jornada de sustentabilidade da empresa

 

Tecnologia e seus impactos sobre as estratégias de ESG

Como podemos entender, as práticas de ESG estão conquistando mais relevância no mundo corporativo. De acordo com a pesquisa “ESG and its Communication in Organizations in Brazil”, cerca de 95% das metas empresariais têm as práticas de ESG como uma prioridade.

Porém, mesmo existindo essa prioridade, há o desafio da gestão eficiente de ponta a ponta, o que faz ser imprescindível investir em tecnologia. Sobretudo se for aplicada em conjunto com soluções inovadoras voltadas para mensuração de dados.

Com a tecnologia certa é possível estruturar e organizar melhor o acesso às informações transformando, em tempo real, dados em insights valiosos que ajudam nas tomadas de decisão.

 

Algumas das tecnologias favoráveis

Internet das Coisas (IoT)

Essa tecnologia viabiliza a análise, acionamento e monitoramento de dados em tempo real.

 

Cloud computing

Centralizar data centers menores em grandes instalações ajuda a emitir menos carbono, o que também se configura como uma prática sustentável importante.

 

Automação de processos

Usando tecnologias de automação, as empresas elevam sua produtividade, qualificam o trabalho coletivo, reduzem falhas, assim como o consumo de recursos.

 

Digitalização de documentos

Tecnologias voltadas para digitalização da gestão de documentos criam um fluxo operacional sem uso do papel, reduzindo os impactos tanto no meio ambiente.

 

Por que a tecnologia é decisiva?

Um grande desafio da ESG é capturar, organizar e analisar dados sobre diferentes iniciativas, com públicos, impactos e objetivos. É nesse aspecto que a tecnologia se torna decisiva, garantindo a assertividade das ações, contribuindo para que as empresas entendam como estão na jornada de adoção das práticas, além de ajudar no desenvolvimento de diversos pilares. 

Além disso, a tecnologia contribui para o desenvolvimento sustentável, principalmente quando aliada a soluções inovadoras para a mensuração de dados e informações, auxiliando na estruturação, organização e no acesso às informações que ajudam na tomada de decisão. 

É preciso transformar dados em informações em tempo real, permitindo a visibilidade, acompanhamento, além da identificação de perdas e de oportunidades.

 

Realizar uma gestão unificada, integrada e inteligente do ESG é essencial para ajudar empresas de todos os portes e segmentos na adoção das práticas de sustentabilidade de maneira real e constante. 

Investir em tecnologias para colocar em prática o ESG pode garantir muitas facilidades para as empresas que desejam adotar práticas sustentáveis de modo constante e eficiente. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Fale com nossos especialistas e tire suas dúvidas.

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Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.