O nosso cérebro é bastante complexo, e é a base do desenvolvimento da computação cognitiva. Os seres humanos estão tentando transformar os computadores em máquinas mais rápidas e inteligentes.
Com isso, surge a computação cognitiva, que foca em aplicar uma inteligência nos computadores para que eles tenham capacidade de funcionar como uma extensão humana que absorve, aprende e utiliza todas essas informações.
Entendendo a Computação Cognitiva.
A computação cognitiva é a junção de Inteligência Artificial e Machine Learning, que irá permitir que os computadores compreendam dados, e aprendam com eles.
Algumas vantagens da computação cognitiva:
- Facilita a automação de processos;
- Lê dados não estruturados;
- Monitora sensores externos;
- Acelera o nível do conhecimento;
- Melhora a eficiência;
- Acelera a tomada de decisões;
- Auxilia na análise de dados;
- É acessível em diversas mídias.
Além disso, segundo o relatório da IBM, 91% dos executivos do varejo acreditam que ela será a responsável por desempenhar um papel altamente disruptivo na indústria.
Para que serve a computação cognitiva?
Ela serve para simular os processos do pensamento humano em um processo computadorizado. E, com a ajuda dos algoritmos de autoaprendizagem, conseguem imitar a forma na qual o nosso cérebro funciona.
É importante ressaltar que as funções da computação cognitiva não se restringem a indústria da tecnologia: segundo a Revista Exame e a IBM, ela pode ser aplicada em áreas diversas, bastando a necessidade de processamento e leitura de grandes volumes de dados.
Onde a computação cognitiva é aplicada?
Análise de Big Data
Um sistema assim é capaz de analisar tanto dados estruturados quanto os dados não estruturados, sendo assim, é possível realizar a análise de Big Data, o que facilita a interpretação de grandes volumes de dados e ajuda na tomada de decisão mais assertiva.
Gestão de pessoas
Com ela é possível avaliar de forma individual e coerente o desempenho de colaboradores com alta qualidade mesmo lidando com muitos dados, além disso, é possível obter considerações sobre outros assuntos importantes da gestão de pessoas como escala e dimensionamento de equipes.
Atendimento ao cliente
Quando falamos de empresas que atendem clientes, ela pode ser usada para ajudar na análise dos diferentes tipos de dados (áudios, textos ou voz), além de auxiliar na personalização do atendimento e na jornada do cliente.
Como vimos no decorrer deste artigo, a computação cognitiva é uma tendência, mas ainda não está em ascensão por causa de tecnologias que já estão sendo utilizadas por diferentes tipos de empresas, como a Inteligência Artificial, que vai continuar sendo a prioridade em muitos negócios.
Conte com os especialistas da A.R.Phoenix para te ajudar nesse processo de transformação digital da sua empresa.