Skip to content
Como saber quando devo migrar para o Cloud Computing?

Descobrindo a hora certa para migrar para o Cloud Computing

Sabemos que a tecnologia é parte fundamental quando falamos de um modelo de negócio competitivo, ela pode fazer com que as empresas se tornem mais eficientes e, por isso, muitas organizações tendem a optar por migrar para o Cloud Computing.

Essa tendência se dá porque a maioria dos softwares e estruturas de empresas já são voltadas para soluções baseadas nesse tipo de tecnologia.

Neste artigo nós vamos entender melhor sobre as vantagens de migrar para o Cloud Computing e como saber se está na hora de fazer essa mudança na sua empresa.

 

O que é Cloud Computing?

O Cloud Computing (ou computação em nuvem) é um serviço baseado na internet, utilizando recursos de TI sob demanda de armazenamento de dados, redes e aplicações em ambientes compartilhados e integrados, sem ter que depender de equipamentos caros e robustos.

No Cloud Computing, o preço é definido por meio do uso, sendo assim você só irá pagar pelo o que consumir, sendo essa uma das principais vantagens desse tipo de serviço.

Organizações de todos os tipos e tamanhos podem se beneficiar do Cloud Computing, podendo usar o serviço para diversas ocasiões como: backup de dados, recuperação de arquivos, áreas de trabalho virtuais, desenvolvimento e teste de softwares, análises de big data e mais.

Às empresas de serviços financeiros, por exemplo, usam a computação em nuvem para detectar e prevenir fraudes em tempo real. Já empresas de desenvolvimento de jogos, usam este serviço para entregar jogos online para diversos usuários ao mesmo tempo.

Como podemos ver, o Cloud Computing pode ser usado para uma vasta gama de situações, mas quais são as reais vantagens de usar esse serviço?

 

Vantagens de migrar para o Cloud Computing

São muitas as vantagens de migrar para o Cloud Computing, vamos as principais delas:

 

Agilidade e liberdade dentro da empresa

O Cloud Computing é capaz de oferecer acesso a muitas tecnologias, com isso ele se torna um facilitador para um ambiente mais inovador. Com o auxílio do Cloud Computing é possível gerar recursos, serviços de infraestrutura, armazenar dados e muito mais.

Ele garante que a sua empresa tenha maior liberdade para testar ideias e, assim, melhorar a experiência do cliente.

 

Flexibilidade

Com a computação em nuvem a sua empresa não precisa adquirir algo que não tem a necessidade de usar naquele momento. Este tipo de sistema é totalmente flexível e pode ser adaptado a necessidade e tamanho da sua empresa, gerando maior economia.

 

Maior economia

Falando em economia, ela também é uma das principais vantagens de se contar com o Cloud Computing. Como dito anteriormente, você só irá pagar por aquilo que precisa usar, sendo assim, as despesas são muito menores do que se fosse necessário contar com datacenters e servidores físicos.

 

Facilidade na implantação

Implantar o Cloud Computing dentro de uma empresa não é nenhum grande problema. Existem diversas empresas, como a A.R.Phoenix, que ajudam na migração para este tipo de sistema.

 

Mas será que está na hora de migrar para o Cloud Computing?

Existem algumas questões que você deve ponderar para saber se está ou não na hora de migrar para o Cloud Computing e se este é o momento mais apropriado. 

Para saber se é ou não o momento certo para isto, você deve analisar algumas coisas, vamos conferir algumas delas.

 

Seu servidor está no fim do ciclo de vida

Quando o seu servidor está começando a se tornar obsoleto e já precisa ser substituído, ou seja, irá demandar um capital considerável, é uma boa hora de pensar em migrar para o Cloud Computing.

Isso porque o Cloud Computing é muito mais em conta do que os servidores de forma geral, podendo ser contratados sob demanda e de forma mais previsível.

 

Quando você precisar reformar seu data center frequentemente

Apesar de você estar com seu data center atual, é importante considerar a migração do Cloud Computing quando a demanda de atualizações começa a se tornar frequente.

Lembrando que, quanto maior a necessidade, mais robusto e complexo é preciso que esse data center seja, aumentando os custos.

Ao comparar a manutenção de um data center com o investimento para migrar para o Cloud Computing, provavelmente o Cloud Computing irá se mostrar um melhor benefício para a sua empresa.

Pesquisas mostram que a economia média com infraestrutura em cloud é de 31% ao ser comparada com os Data Centers.

 

Se você tem picos de utilização

Quando a empresa tem picos de utilização, ela precisa pagar por uma capacidade extra do servidor durante todo o ano. Essa é uma das principais vantagens de contar com o Cloud Computing, já que por ser flexível, ele pode acompanhar os picos de uso sem a necessidade de pagar a mais por um serviço quando você não precisa dele.

 

Quando sua empresa conta com baixa segurança de TI no data center

Não é uma tarefa fácil garantir a cibersegurança dentro de uma empresa. Os servidores em nuvem podem garantir melhor segurança para os dados do que os data centers físicos, isso porque eles têm muito mais recursos de segurança disponíveis, como: gerenciamento de acessos, identidade e uso, monitoramento de acessos, criptografia de dados e etc.

 

Quando você precisa de tecnologias próprias do Cloud

Se você deseja ter mais agilidade e inovação, acaba tendo que migrar para o Cloud Computing. Como as tecnologias costumam chegar primeiro para o Cloud, se você quer ser um pioneiro e começar essas mudanças, acabam tendo que optar pelo Cloud.

 

Mais mobilidade para o seu negócio

O Cloud Computing é ideal para você que quer mais mobilidade para o seu negócio. Com a computação em nuvem você é capaz de acessar os seus dados, documentos e qualquer informação que esteja na nuvem de qualquer lugar e a qualquer momento, facilitando muito, principalmente empresas que estão adotando o regime do trabalho remoto. 

 

O Cloud Computing é uma realidade que está cada vez mais chegando para as empresas, e nós da A.R.Phoenix podemos te ajudar nessa mudança. Tire suas dúvidas com nossos consultores e vamos começar a transformação.

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.