Skip to content
Infraestrutura de Ti para empresas é com a A.R.Phoenix

Existe currículo Perfeito?

O currículo perfeito existe?

O currículo é um tipo de carteira de identidade profissional. Nele, em poucas palavras você diz quem é, de onde veio, o que fez e mostra para onde quer ir.

Existem inúmeras dicas na internet sobre como construir “o currículo dos sonhos” – aquele que abrirá todas as portas. Mas, será que isso possível? Um currículo desse existe e funciona?
Sinceramente ainda não vi esse milagre, mas com algumas pesquisas e alguns feedbacks de profissionais da área de RH, podemos identificar algumas informações que são importantes ou fundamentais para que o currículo chame atenção do recrutador.

Antes de começar a construção do currículo você deve identificar qual é o seu objetivo, qual é o perfil da vaga que deseja conquistar. Saber o que se quer será fundamental para criar a trajetória correta.
Objetivo identificado, faça um rascunho com suas informações pessoais: nome completo, endereço residencial, celular com DDD, whatsapp, email, linkedin, tudo atualizado para que você seja encontrado com facilidade pelo recrutador – obs.: se ainda não tem um perfil no Linkedin faça rápido, pois muitas empresas realizam buscas nessa rede social.

Lembre-se de suas experiências profissionais, principalmente daquelas que estão alinhadas com o seu objetivo. Anote o nome da empresa, a função, o tempo que trabalhou e escreva as suas atividades. Evite os tópicos, faça um texto explicando o que você fazia, as ferramentas que utilizava, seu grau de responsabilidade.

Pense também nos seus estudos. Indique sua formação, se está estudando ou se já está formado e qual a instituição. Sinalize os cursos extracurriculares que fez e inclua aqueles mais relevantes para a vaga pretendida, exemplo: Desejo ser um desenvolvedor de software, então não há necessidade de dizer que fez um curso de culinária, apesar de ser algo bem legal, não
vai agregar para o que quer.

Agora que você já tem todas as informações, está na hora de pensar no layout do currículo. Na
internet existem vários modelos diferentes – tradicionais, modernos, com foto, sem foto, etc. Minha dica é, escolha um modelo simples e fácil de montar, sem muitos “frufrus” ou melhor, cheio de imagens ou marcas d’água, isso pode dificultar a leitura e até causar o desinteresse no recrutador, e não é isso que querermos, não é? Seu currículo deve ser clean.

Algumas plataformas oferecem modelos prontos, editáveis e gratuitos, isso pode facilitar a vida de quem não tem muita habilidade na hora da edição do layout. Minha sugestão é o Canva.com, mas existem outras plataformas, faça uma busca e vai encontrar com facilidade. Se achar mais fácil pode criar seu currículo no Word. Depois que inserir as informações, peça que
alguém leia seu texto para identificar algum erro de digitação ou gramática.

Escolheu um layout com foto? Atenção para a foto que vai colocar no currículo! Nada muito informal – na praia, passeio com a família ou amigos. Também não coloque aquele 3×4 de 15 anos atrás ou com óculos escuros, afinal, se o currículo tem foto é para que o recrutador veja direito como você é atualmente. Atenção a qualidade, descarte fotos fora de foco ou
embaçada. E por último, mas não menos importante… Fale a verdade! Não queira criar um personagem ou um perfil que você acha que é perfeito. Mesmo que consiga a vaga, mais cedo ou mais tarde descobrirão a farsa e poderá perder a oportunidade. Diga quem você é.

Não tenha medo de informar algum intervalo sem trabalhar, isso faz parte da vida. Relate suas experiências e desejos reais.

Aproveite as dicas e tenha uma atitude positiva quando estiver preparando o seu currículo.
Sucesso!

Raquel Azeredo

Continue sua leitura!

Procrastinação: A armadilha do amanhã

Procrastinação: A armadilha do amanhã

A procrastinação é a inimiga número 1 da produtividade e do sucesso, e é uma verdadeira armadilha do amanhã ou melhor, do deixa para amanhã. Esse mal, que assola a…
Gestão do tempo e organização pessoal: Produtividade e equilíbrio

Gestão do tempo e organização pessoal: Produtividade e equilíbrio

Um novo ano começou! Se você ainda não parou para refletir sobre suas ações e escolhas de 2023, agora é a hora.  Prepare o terreno da sua mente para um…
O Profissional de TI Conecta o Mundo

O Profissional de TI Conecta o Mundo

No dia 19 de outubro, comemoramos o Dia do Profissional de Tecnologia da Informação (TI). Essa data celebra os homens e mulheres que desempenham um papel fundamental na sociedade atual.…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.