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O Impacto do fim dos cookies no marketing digital

Futuro sem cookies: o que impacta no marketing digital

O mundo digital se acostumou a ter uma enorme quantidade de dados a sua disposição, mas com a implantação da LGPD, o futuro sem cookies está cada vez mais próximo. 

Os usuários costumam deixar rastros conforme navegam pela internet, ao clicar em um link ou acessar uma página. Então, imaginem a quantidade de volume de dados que existe no universo do big data. 

Vamos entender melhor o que são os cookies, porque são importantes e como a ideia de não tê-los a disposição pode impactar no marketing digital.  

 

O que são os Cookies?

Os dados coletados pelos sites são chamados, pelos usuários, de cookies. Eles ajudam as marcas a conhecerem melhor o perfil de quem visita o seu site e a melhorar a experiência de navegação do usuário.

Em outras palavras, os cookies são arquivos de textos que um site envia ao navegador ao receber a visita de um usuário, para armazenar dados importantes que ajudem a melhorar a experiência do mesmo.

Os cookies são usados em praticamente todos os sites e fazem parte do universo da internet.

Eles são capazes de armazenar informações como o histórico do usuário a páginas, interações (cliques, formulários, senhas e etc) por um determinado período de tempo.

Dessa forma, toda vez que aquele mesmo usuário voltar ao site, terá informações salvas como preferências de logins e dados prévios.

Eles servem não só para ajudar a melhorar a experiência do usuário, mas para aprimorar as estratégias de marketing das empresas, por meio da personalização da experiência e do alinhamento de conteúdos de acordo com os interesses desses usuários.

 

Por que os cookies são importantes?

Os cookies podem ser usados de diferentes maneiras, como para otimizar a experiência do usuário na internet, e melhorar os conteúdos e anúncios que recebem de acordo com seus interesses.

Existem alguns tipos de cookies e vamos entender melhor sobre essas classificações.

 

Cookies estritamente necessários

São os cookies técnicos e, digamos que, essenciais para o bom funcionamento de um site. Sem acesso a eles, o usuário não conseguiria nem acessar os serviços e recursos que o site oferece. Eles não são usados para marketing e servem para:

  • Identificar que o usuário está conectado a uma conta no site;
  • Lembrar de informações digitadas previamente em formulários do site;
  • Garantir a segurança dos usuários na sua autenticação.

 

Cookies funcionais

Esses são responsáveis por entregar uma experiência mais personalizada no site, usando configurações que o usuário já definiu. Servem para:

  • Lembrar das preferências de idioma, tamanho do texto, layout etc.;
  • Lembrar se o usuário já respondeu, se deseja responder ou não, uma pesquisa;

 

Cookies de desempenho

Esses são usados para coletar dados sobre o tráfego do site e perfil dos usuários. Basicamente, é daqui que o Google Analytics capta suas informações. Esses cookies não são capazes de identificar usuários, sendo assim, o administrador do site saberá apenas quantas pessoas visitaram seu site, por exemplo. Eles são importantes para:

  • Analisar métricas de desempenho do site e do marketing digital;
  • Conhecer melhor o seu público para aprimorar as estratégias da marca;
  • Verificar a eficiência da comunicação do site;
  • Identificar falhas nas páginas para otimizar a experiência do usuário;

 

Cookies de segmentação

É com base nesses dados de navegação e comportamento do usuário que criam campanhas de publicidade extremamente segmentadas. Eles servem para:

  • Segmentar um público-alvo mais preciso para as campanhas de publicidade online;
  • Oferecer anúncios alinhados ao perfil e interesses do usuário.

 

Os usuários têm a opção de desativar este tipo de cookie, porém eles não deixam de assistir anúncios dos sites, apenas não permitem a segmentação que haveria com a ativação dos cookies. 

 

Por que os cookies vão acabar e o que isso representa?

A preocupação com a privacidade dos dados dos usuários foi o que motivou os navegadores a anunciarem o fim dos cookies de terceiros. A LGPD fortaleceu ainda mais a necessidade e preocupação pela proteção desses dados.

Em geral, os cookies são inofensivos, e devem ser usados para melhorar sua experiência nos sites. O problema é que third-party cookies (ou seja, cookies de terceiros), podem não oferecer a garantia de segurança e proteção aos dados dos usuários, o que afeta a transparência no seu processamento.

 

E o que esse fim representa?

Quando falamos em “futuro sem cookies”, estamos focando nos cookies de terceiros. Isso quer dizer que, é possível construir uma web com cookies e big data, mas de forma transparente e segura.

Para isso acontecer, porém, é preciso reformular a maneira como a internet e o marketing digital têm funcionado.

 

Para o Google

O buscador utiliza cookies dos usuários para personalizar e otimizar sua experiência de busca, a partir de dados das páginas que eles mais acessam. Apesar disso, por meio do seu navegador Chrome, decidiu entrar no movimento “futuro sem cookie”. 

 

Para os anunciantes

O fim dos cookies de terceiros não significa o fim da publicidade online. Apesar disso, essa mudança irá trazer impactos importantes, como a diminuição de dados de usuários e adoção de novos mecanismos para obter dados.

 

Para os usuários

Esse futuro sem cookies tende a trazer mais segurança para os seus dados enquanto navega pela web. Porém, isso pode significar uma menor personalização na navegação, com anúncios menos relevantes. 

 

Como lidar com um futuro sem cookies?

Caso você use os cookies de terceiros para se basear em decisões e estratégias, é preciso começar a se adaptar. O Google Chrome eliminará gradualmente os cookies de terceiros até 2023. Confira algumas orientações que você deve analisar dentro da sua empresa.

 

Coletar dados diretamente com os consumidores

Explore outros mecanismos de coleta de dados que tratam diretamente com os consumidores. Pesquisas de mercado, de satisfação e enquetes nas redes sociais. Além disso, abuse de conteúdos interativos e materiais ricos de forma gratuita, em troca de dados dos seus usuários.

 

Ser transparente

Seja transparente com o seu usuário, mostre a ele porque quer os dados e para que irá usá-los. Além de ser uma obrigação legal, por conta da LGPD que já está em vigência, mas também é importante para construir uma relação de confiança com os consumidores.

 

Criar uma política de privacidade

Essa é outra obrigação definida pela LGPD, tendo que estar acessível no site. Além disso, ela precisa ter uma linguagem clara e transparente, além de trazer informações sobre os usos e propósito da coleta de dados.

É importante que os seus usuários tenham controle sobre os seus dados, ou seja, que tenham a possibilidade de fazer opt-out dos registros da empresa ou até apagar algumas informações.

 

Percebemos então, que o futuro sem cookies no marketing digital está realmente se aproximando, e a sua empresa precisa se adaptar. Comece o quanto antes a pensar nas medidas que precisam ser tomadas pela sua empresa e conte com a A.R.Phoenix para te ajudar, fale com nossos especialistas e descubra o que podemos fazer por você.

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Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.