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Por que se preocupar com a Hiperautomação?

Hiperautomação: por que se preocupar

A hiperautomação surgiu do avanço das tecnologias na busca pelo crescimento da produtividade. Podemos dizer que ela é a evolução da automação já conhecida, possibilitando mais conhecimento sobre os processos da empresa e otimização das estratégias. 

Empresas que precisam de uma maior segurança, ou que pretendem investir mais tempo e dinheiro nas atividades que demandam atenção humana precisam entender o conceito da hiperautomação e aplicá-la em seu negócio.

Isso porque, com a hiperautomação, sua equipe irá ficar livre das tarefas burocráticas, conseguindo dedicar-se a tarefas mais estratégicas e intelectuais.  

 

Entendendo o que é.

De acordo com a hiperautomação, às ferramentas isoladas não são capazes de substituir as “capacidades humanas”, mas que a combinação de ferramentas como RPA, IA e iBPMS torna essa substituição possível. 

E, com capacidades humanas, estamos falando daquelas relacionadas ao aprendizado e à tomada de decisão. Que são as tarefas mais complicadas de serem reproduzidas pelas máquinas e que, com o tempo, vem conquistando espaço. 

Sendo assim, podemos dizer que a hiperautomação se refere à combinação de ferramentas com o intuito de substituir humanos. Deixando a cargo das máquinas questões mais complexas e diminuindo as chances de erro, o que ocasionaria uma maior liberdade dos setores burocráticos. 

 

Principais diferenças entre Hiperautomação e Automação

Enquanto a automação tem como objetivo combinar tecnologias com regras e criar um processo de início, meio e fim para a cadeia de atividades da empresa.

A hiperautomação atua com os mesmo recursos porém de uma forma elevada, com intuito de usar a inteligência para gerar mais resultados. 

A automação utiliza dados, sendo feita em ações rotineiras para aumentar a produtividade, amarrar trabalhos e eliminar erros. Podemos dizer que a automação padrão fica mais restrita a substituir processos operacionais.

 

Como a Automação virou Hiperautomação?

Como vimos, a hiperautomação é uma versão evoluída do aprendizado de máquina, que já existe a muito tempo, mas que sofreu certa modificação e se tornou mais avançado e rápido.

O machine learning já está presente em muitas empresas, já que algumas decisões podem ser tomadas a partir dos dados, por serem algo frequente e de comum na empresa, ou então por não serem decisões éticas e humanas.

 

Quais são os benefícios?

 

Aumento da produtividade

Pode-se dizer que o principal benefício da hiperautomação é o aumento da produtividade. Isso porque, máquinas resolvem problemas em tempo integral, como o chatbot, por exemplo. Essa ferramenta consegue passar informações e realizar atendimentos a qualquer hora ou dia. 

Dessa forma, é possível, terceirizar para a tecnologia algumas questões mais simples e diretas, além de repassar para seus colaboradores apenas problemas mais complexos.

 

Análise de cenários com dados

A análise de dados está diretamente ligada à inteligência nos negócios. Quanto maior a concorrência e mais saturado o mercado, menor é a tolerância a erros.  Por isso, trazer informações para a tomada de decisão é uma necessidade.

Além disso, montar cenários que entregam maior previsibilidade sobre receitas e despesas é fundamental para um bom planejamento estratégico.

Entretanto, análises com tal grau de complexidade só podem ser implementadas com recursos tecnológicos adequados como Machine Learning, Big Data e IA.

 

Projeção para o futuro

Todos os setores sofreram transformações por conta do surgimento de tecnologias, softwares e do acesso que a internet oferece. Vale se adiantar e começar mais cedo a projeção do negócio para o futuro.

Se uma empresa começa a coletar dados dos clientes apenas um ano depois de suas concorrentes, por exemplo, ela demora para conseguir usar as informações de maneira estratégica, como as outras corporações já estão implementando.

 

Empresas e o Mercado da Tecnologia

A tecnologia ajuda no processo de modernização das empresas e atendimento ao público,  porém algumas organizações ainda não chegaram no passo simples da automação e isso pode ser preocupante.

O mercado de hiperautomação poderá atingir 600 bilhões de dólares este ano, segundo previsão da Gartner.

Isso quer dizer que empresas sem um ERP que esteja preparado para o futuro com um sistema automatizado, pode ter uma grande perda frente aos concorrentes e até ao mercado. 

Segundo estudo da FGV, a cada 1% de aumento na proporção dos investimentos em tecnologia, o lucro das empresas em um período de dois anos aumenta em 7%.

Novas tecnologias não param de surgir para ajudar as empresas, então é importante que o investimento na área seja o foco para os próximos anos.

 

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Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.