Skip to content
OKR: o que são e como implementar em sua empresa

O que são e como implementar os OKRs na sua empresa

Ter uma estratégia de negócio bem definida é essencial para o sucesso e desempenho do seu negócio. Por conta disso, a metodologia OKR  vem conquistando cada vez mais empresas.

Essa metodologia permite a criação de uma gestão mais alinhada e engajada, além de metas mensuráveis e de curto prazo. 

Vamos, no decorrer deste artigo, entender melhor sobre o que é a metodologia OKR.

 

O que é a metodologia OKR?

OKR (Objectives and Key Results), em português, objetivos e resultados-chave. É uma metodologia de gestão com abordagem simples que tem como objetivo definir metas e criar engajamento e alinhamento nos resultados mensuráveis de uma organização.

Essa metodologia foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, e só ficou conhecida mesmo em 1999, quando o Google teve um grande crescimento ao utilizar o método de OKR.

Após esse caso de sucesso, o método OKR se espalhou por diversos países, se tornando uma das metodologias mais eficazes para o crescimento acelerado de empresas quando envolvemos a perspectiva e a criatividade das equipes.

Independente do segmento da sua empresa ou do tamanho dela, a OKR é medida e reavaliada de três em três meses.

 

Como funciona essa metodologia.

Para que o método OKR seja bem-sucedido é preciso estabelecer metas e objetivos claros a curto prazo, isso porque a análise desses objetivos será feita a cada 3 meses.

Uma meta eficaz deve indicar o que a empresa irá realizar e a forma como será medida a conquista.

 

Objetivos

Os objetivos nada mais são do que descrições do que se deseja alcançar, de onde a empresa deseja chegar. O objetivo deve desafiar e, ao mesmo tempo, motivar a equipe.

 

Key Results

Os key results são um conjunto de métricas que irão medir o progresso que a empresa está fazendo em direção ao objetivo traçado. Uma coisa muito importante sobre os Key Results é que eles precisam ser quantitativos e mensuráveis.

 

Implementando a metodologia de OKR em 6 passos

Ao pensar em implementar a OKR, é preciso ter em mente alguns passos para engajar o time e garantir que o seu negócio prospere. São 6 passos para seguir na implementação do método OKR de forma eficaz.

 

Ciclos Curtos

O prazo de 3 meses é o ideal para a análise e revisão da OKR, já que possibilita ajustes rápidos e dá tempo de colocar as novas táticas em prática.

 

Revisão de metas

É importante que a revisão de metas seja constante para que haja um bom funcionamento do trabalho do seu time. O ideal é que seu time faça reuniões de check-in, pelo menos, 1 vez por semana para que todos fiquem na mesma página e que adaptações sejam feitas se necessário.

 

Transparência de informações

Todos precisam ter os resultados em fácil acesso. A transparência é fundamental, é preciso que tudo seja compartilhado com os colaboradores, desde objetivos até às metas da empresa. Só assim você poderá ter garantia de um time engajado e que oferece mais resultados.

 

Mensure seus resultados com frequência

Os dados são seus melhores amigos, e são eles que irão te ajudar a melhorar os processos e entregar feedbacks úteis para a sua equipe. Sabendo que será analisado, o desempenho coletivo e individual tende a aumentar, se tornando uma motivação para o time.

 

Crie metas palpáveis e desafiadoras

Sempre defina metas claras, objetivas e desafiadoras. Esse é o pilar do método OKR, são essas metas que irão transformar e motivar a sua equipe a mostrar um maior e melhor desempenho.

 

Mantenha o foco dos colaboradores

Com a OKR, a empresa precisa que os colaboradores estejam alinhados e focados, para que tudo funcione de forma correta. Só assim o check-in da semana entregará resultado e as revisões trimestrais serão produtivas.

 

Aqui na A.R.Phoenix, nós temos o objetivo de te ajudar no processo de inovação e transformação digital. Fale com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre nossos serviços.

Continue sua leitura!

Por que implementar um software de gestão de projetos na empresa?

Por que implementar um software de gestão de projetos na empresa?

A gestão de projetos envolve uma série de atividades complexas que demandam atenção e coordenação na busca da eficiência e organização. No contexto corporativo, a utilização de um software de…
Projetos blindados: Gerenciamento de riscos em projetos

Projetos blindados: Gerenciamento de riscos em projetos

O gerenciamento de riscos deve ser uma prática contínua para assegurar o sucesso de qualquer projeto. Ele é a sua armadura protetora contra imprevistos. Envolve a identificação, análise e mitigação…
8 estratégias eficazes para a Gestão de Projetos

8 estratégias eficazes para a Gestão de Projetos

O gerenciamento de projetos é uma disciplina complexa que vai além da compreensão de definições, reconhecer benefícios  e desafios. Para alcançar o sucesso, é fundamental implementar estratégias eficazes que guiem…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.