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OKR: o que são e como implementar em sua empresa

O que são e como implementar os OKRs na sua empresa

Ter uma estratégia de negócio bem definida é essencial para o sucesso e desempenho do seu negócio. Por conta disso, a metodologia OKR  vem conquistando cada vez mais empresas.

Essa metodologia permite a criação de uma gestão mais alinhada e engajada, além de metas mensuráveis e de curto prazo. 

Vamos, no decorrer deste artigo, entender melhor sobre o que é a metodologia OKR.

 

O que é a metodologia OKR?

OKR (Objectives and Key Results), em português, objetivos e resultados-chave. É uma metodologia de gestão com abordagem simples que tem como objetivo definir metas e criar engajamento e alinhamento nos resultados mensuráveis de uma organização.

Essa metodologia foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, e só ficou conhecida mesmo em 1999, quando o Google teve um grande crescimento ao utilizar o método de OKR.

Após esse caso de sucesso, o método OKR se espalhou por diversos países, se tornando uma das metodologias mais eficazes para o crescimento acelerado de empresas quando envolvemos a perspectiva e a criatividade das equipes.

Independente do segmento da sua empresa ou do tamanho dela, a OKR é medida e reavaliada de três em três meses.

 

Como funciona essa metodologia.

Para que o método OKR seja bem-sucedido é preciso estabelecer metas e objetivos claros a curto prazo, isso porque a análise desses objetivos será feita a cada 3 meses.

Uma meta eficaz deve indicar o que a empresa irá realizar e a forma como será medida a conquista.

 

Objetivos

Os objetivos nada mais são do que descrições do que se deseja alcançar, de onde a empresa deseja chegar. O objetivo deve desafiar e, ao mesmo tempo, motivar a equipe.

 

Key Results

Os key results são um conjunto de métricas que irão medir o progresso que a empresa está fazendo em direção ao objetivo traçado. Uma coisa muito importante sobre os Key Results é que eles precisam ser quantitativos e mensuráveis.

 

Implementando a metodologia de OKR em 6 passos

Ao pensar em implementar a OKR, é preciso ter em mente alguns passos para engajar o time e garantir que o seu negócio prospere. São 6 passos para seguir na implementação do método OKR de forma eficaz.

 

Ciclos Curtos

O prazo de 3 meses é o ideal para a análise e revisão da OKR, já que possibilita ajustes rápidos e dá tempo de colocar as novas táticas em prática.

 

Revisão de metas

É importante que a revisão de metas seja constante para que haja um bom funcionamento do trabalho do seu time. O ideal é que seu time faça reuniões de check-in, pelo menos, 1 vez por semana para que todos fiquem na mesma página e que adaptações sejam feitas se necessário.

 

Transparência de informações

Todos precisam ter os resultados em fácil acesso. A transparência é fundamental, é preciso que tudo seja compartilhado com os colaboradores, desde objetivos até às metas da empresa. Só assim você poderá ter garantia de um time engajado e que oferece mais resultados.

 

Mensure seus resultados com frequência

Os dados são seus melhores amigos, e são eles que irão te ajudar a melhorar os processos e entregar feedbacks úteis para a sua equipe. Sabendo que será analisado, o desempenho coletivo e individual tende a aumentar, se tornando uma motivação para o time.

 

Crie metas palpáveis e desafiadoras

Sempre defina metas claras, objetivas e desafiadoras. Esse é o pilar do método OKR, são essas metas que irão transformar e motivar a sua equipe a mostrar um maior e melhor desempenho.

 

Mantenha o foco dos colaboradores

Com a OKR, a empresa precisa que os colaboradores estejam alinhados e focados, para que tudo funcione de forma correta. Só assim o check-in da semana entregará resultado e as revisões trimestrais serão produtivas.

 

Aqui na A.R.Phoenix, nós temos o objetivo de te ajudar no processo de inovação e transformação digital. Fale com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre nossos serviços.

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Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.