Skip to content
Vantagens da arquitetura em microsserviços

Principais vantagens dos microsseviços para sua empresa.

A arquitetura de microsserviços utiliza uma abordagem arquitetônica e organizacional do desenvolvimento de aplicativos na qual o software consiste em pequenos serviços independentes que se comunicam usando APIs bem definidas. 

Esses pequenos serviços pertencem a equipes menores, porém, autossuficientes. Elas facilitam a escalabilidade e agilizam o desenvolvimento de aplicativos.

 

O que são microsserviços?

Os microsserviços têm sido, então, uma abordagem de arquitetura de software muito adotada por empresas que buscam maior flexibilidade, escalabilidade e agilidade em suas aplicações.

Na arquitetura de microsserviços, cada serviço é responsável por uma tarefa específica, e a comunicação entre eles é realizada por meio de APIs (interfaces de programação de aplicativos).

Sendo possível construir uma aplicação complexa a partir de vários serviços independentes, o que permite maior flexibilidade e agilidade no desenvolvimento e manutenção das aplicações.

 

Alguns dos benefícios dos microsserviços para a sua empresa.

A principal vantagem dos microsserviços é o fato de que cada serviço pode ser desenvolvido e implantado de forma independente, permitindo maior agilidade na entrega de novas funcionalidades, já que as atualizações podem ser feitas de forma mais rápida e com menos risco de erros ou interrupções. 

 

Principais vantagens dos microsserviços.

Implantação mais fácil

Um dos principais benefícios é a facilidade de implantação, já que cada parte é gerenciada de forma independente, rápida e precisa.

Isso tem a ver com o suporte dessa arquitetura aos princípios do DevOps, sendo possível seguir com a ideia de entregar novidades continuamente e melhorar os softwares.

 

Menos burocracia para testes

Cada verificação em uma pequena parte precisará de testes para todas as outras.

É possível realizar rotinas de testes de maneira menos burocrática e trabalhosa, pois há suporte para experimentação com pequenas funcionalidades de forma livre. 

 

Segurança

Com esse modelo de desenvolvimento, há maior tolerância a falhas, sendo possível trabalhar tranquilamente para recuperar o funcionamento da função que não está normal.

 

A arquitetura de microsserviços pode transformar sua empresa

Uma das grandes transformações da arquitetura de microsserviços se dá por conta da redução de custos.

Além disso, a arquitetura de microsserviços permite maior agilidade na entrega de novas funcionalidades.

Isso significa que as atualizações podem ser feitas de forma mais frequente e com menor risco de erros ou interrupções.

Outro benefício é a escalabilidade, já que é possível escalar cada serviço individualmente, de acordo com a demanda.

Assim, a empresa pode dimensionar seus recursos de acordo com o uso, evitando desperdício de recursos e garantindo a disponibilidade dos serviços.

 

Com a adoção dessa arquitetura, as empresas podem se tornar mais ágeis, inovadoras e competitivas, e estarão preparadas para enfrentar os desafios do mundo digital.

Continue sua leitura!

Performance web: Dicas e técnicas para acelerar seu site

Performance web: Dicas e técnicas para acelerar seu site

Que tal aumentar a sua performance web? A velocidade de carregamento de um site é um fator crucial para a experiência do usuário. Um estudo recente mostrou que 53% dos…
Do manual ao autônomo: A evolução dos testes de software impulsionada pela IA

Do manual ao autônomo: A evolução dos testes de software impulsionada pela IA

“Software, software meu” existe algo tão fundamental quanto eu? A qualidade do software! A demanda por aplicativos e sistemas bem desenvolvidos e confiáveis nunca foi tão alta. Para atender toda…
Superinteligência Artificial para um futuro ainda mais inteligente

Superinteligência Artificial para um futuro ainda mais inteligente

Imagine um futuro onde máquinas não apenas aprendem, mas também criam, inovam e até questionam sua própria existência. Bem-vindo à era da Superinteligência Artificial (ASI)! Embora ainda em seus primeiros…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.