A arquitetura de microsserviços utiliza uma abordagem arquitetônica e organizacional do desenvolvimento de aplicativos na qual o software consiste em pequenos serviços independentes que se comunicam usando APIs bem definidas.
Esses pequenos serviços pertencem a equipes menores, porém, autossuficientes. Elas facilitam a escalabilidade e agilizam o desenvolvimento de aplicativos.
O que são microsserviços?
Os microsserviços têm sido, então, uma abordagem de arquitetura de software muito adotada por empresas que buscam maior flexibilidade, escalabilidade e agilidade em suas aplicações.
Na arquitetura de microsserviços, cada serviço é responsável por uma tarefa específica, e a comunicação entre eles é realizada por meio de APIs (interfaces de programação de aplicativos).
Sendo possível construir uma aplicação complexa a partir de vários serviços independentes, o que permite maior flexibilidade e agilidade no desenvolvimento e manutenção das aplicações.
Alguns dos benefícios dos microsserviços para a sua empresa.
A principal vantagem dos microsserviços é o fato de que cada serviço pode ser desenvolvido e implantado de forma independente, permitindo maior agilidade na entrega de novas funcionalidades, já que as atualizações podem ser feitas de forma mais rápida e com menos risco de erros ou interrupções.
Principais vantagens dos microsserviços.
Implantação mais fácil
Um dos principais benefícios é a facilidade de implantação, já que cada parte é gerenciada de forma independente, rápida e precisa.
Isso tem a ver com o suporte dessa arquitetura aos princípios do DevOps, sendo possível seguir com a ideia de entregar novidades continuamente e melhorar os softwares.
Menos burocracia para testes
Cada verificação em uma pequena parte precisará de testes para todas as outras.
É possível realizar rotinas de testes de maneira menos burocrática e trabalhosa, pois há suporte para experimentação com pequenas funcionalidades de forma livre.
Segurança
Com esse modelo de desenvolvimento, há maior tolerância a falhas, sendo possível trabalhar tranquilamente para recuperar o funcionamento da função que não está normal.
A arquitetura de microsserviços pode transformar sua empresa
Uma das grandes transformações da arquitetura de microsserviços se dá por conta da redução de custos.
Além disso, a arquitetura de microsserviços permite maior agilidade na entrega de novas funcionalidades.
Isso significa que as atualizações podem ser feitas de forma mais frequente e com menor risco de erros ou interrupções.
Outro benefício é a escalabilidade, já que é possível escalar cada serviço individualmente, de acordo com a demanda.
Assim, a empresa pode dimensionar seus recursos de acordo com o uso, evitando desperdício de recursos e garantindo a disponibilidade dos serviços.
Com a adoção dessa arquitetura, as empresas podem se tornar mais ágeis, inovadoras e competitivas, e estarão preparadas para enfrentar os desafios do mundo digital.