Estamos chegando ao final de 2022 e, por isso, começa-se a falar sobre as tendências da tecnologia para o próximo ano.
O Gartner, líder mundial em pesquisas sobre tecnologia, já anunciou algumas das tendências para 2023.
Estima-se que a internet das coisas irá continuar a oferecer oportunidades de inovação aos negócios digitais. Por isso, dominar essas tendências da tecnologia se faz muito necessário para as empresas que querem sair na frente. É importante, ainda, trabalhar para garantir as habilidades necessárias dentro do seu time de colaboradores.
Algumas das tendências da tecnologia para o próximo ano.
Nuvem
Estima-se que, até 2023, mais de 30% das maiores empresas da América Latina irão redefinir seus processos de escolha de nuvem, focando nos resultados de seus negócios, ao invés dos requisitos do setor de TI. Valorizando, assim, o acesso aos portfólios de fornecedores, do dispositivo até a borda e dos dados até o ecossistema.
Inteligência Artificial
Sabemos também que até meados de 2023, 40% dessas empresas usarão serviços governamentais assistidos por Inteligência Artificial que estarão ligados à nuvem para gerenciar, otimizar e proteger dados e recursos dispersos, sendo que 30% não atingirão o valor total devido a incompatibilidades de habilidades do setor de TI.
Essa informação faz com que os gestores comecem a pensar em algo referente a cursos de aprimoramento para seus colaboradores.
Soluções integradas
De acordo com estudos, até 2024, 40% dos orçamentos de TI das principais empresas da América Latina serão redistribuídos por conta do movimento para a adoção de pacotes de soluções integradas “como serviço” nas áreas de segurança, plataformas em nuvem, espaço de trabalho virtual e conectividade.
Privacidade de dados
Hoje em dia, ainda existem muitas divergências quando falamos em privacidade de dados, mas, por conta da LGPD, até 2025, as divergências regionais em termos de privacidade de dados, segurança e as regras de captura/uso/divulgação. A LGPD já está começando a forçar uma reestruturação das empresas latino-americanas a reestruturarem seus processos de governança de dados centralizados em uma base autônoma.
Gastos e investimentos
Pesquisas feitas pela Forbes revelam que, em 1992, as empresas gastavam, em média, cerca de 2% da receita com tecnologia. Hoje, esse número é de 8,2%, o que indica um investimento crescente das companhias em ferramentas e serviços de TI.
A tendência é que esse número se aproxime de 9% em 2023, e continue a crescer.
Às tendências da tecnologia cada vez se tornam mais importantes dentro de uma empresa, sendo muito inteligente ficar atento ao que está para chegar no mercado. Nem que seja para preparar um profissional para lidar com essa nova forma de fazer negócio.
A A.R.Phoenix pode te ajudar na missão de ser uma empresa inovadora e que conta com a transformação digital. Entre em contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.