Skip to content
Como aplicar os métodos ágeis trazem mais produtividade e eficiência

Tenha mais eficiência e produtividade aplicando os métodos ágeis

Os métodos ágeis são utilizados no gerenciamento do fluxo de trabalho de seus times. Eles irão proporcionar estabilidade e diminuir desperdícios em seus processos. Esses são capazes de auxiliar o cliente a alcançar seus objetivos de negócio, de acordo com a solução de seus problemas.

Os métodos ágeis são leves, flexíveis e levam o contexto e a situação da empresa em consideração.

Entre as muitas vantagens para o seu negócio, temos uma maior capacidade de adaptação e ampliação de fatores como precisão, engajamento e resiliência. 

Continue lendo e entenda melhor sobre os métodos ágeis.

 

Tudo sobre o Manifesto Ágil

O manifesto para desenvolvimento ágil de softwares foi publicado em 2011 e gerou diversas práticas baseadas em valores que estão descritos neste documento.

Sendo que, todos esses valores têm um mesmo objetivo em comum: melhorar a maneira de desenvolver softwares.

Abaixo você irá conferir um resumo de três questões sobre o que significa a cultura ágil nesta área. Essas afirmações abordam diversos aspectos relacionados a pessoas, ciclos curtos de entregas, colaboração e resposta a mudanças.

 

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Como cada projeto é diferente, é importante entender como a aplicação dos métodos ágeis será realizada mediante a realidade em questão. Deste modo, temos garantido que o foco esteja em ter pessoas trabalhando em conjunto para resolver o problema, e não orientadas a simplesmente usar Scrum ou Kanban, por exemplo.

 

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

O desenvolvimento de tarefas no modelo cascata, ou seja, com desenvolvimentos longos, era muito comum na época que o manifesto ágil foi publicado. 

Acontece que, com os métodos ágeis, ter tarefas e ciclos mais curtos se mostrou a melhor opção. Quanto mais cedo uma parte do software for posta à prova, mais cedo poderemos refiná-la e melhorá-la.

Sendo assim, é importante documentar o que é realmente necessário, para que o foco esteja em resolver o problema correto. 

 

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

A colaboração precisa ser um ponto forte. Trabalhar em parceria com seus clientes, e entender as suas necessidades de mudança é fundamental.

Uma dica importante, é elaborar um documento com o foco em auxiliar o parceiro a chegar nos seus objetivos, gerar valor e trazer diferencial ao produto.

A utilização de abordagens e métodos ágeis faz com que não haja muitos ajustes contratuais e negociações.

 

Benefícios da cultura ágil

Trabalhar com métodos ágeis é essencial para alguns produtos. Com a velocidade das evoluções tecnológicas, as empresas ficam um pouco vulneráveis ao planejar todas as etapas e, só depois, desenvolver a solução.

Por conta disso, essa metodologia é uma aliada em um mundo tão inconstante, já que trabalha com ciclos curtos de validação e entregas contínuas.

 

Veja a seguir três vantagens da agilidade para empresas.

 

Capacidade de adaptação

A aplicação de métodos ágeis facilita a adaptação de organizações a novos cenários, que é um dos motivos para que essa metodologia tenha ficado tão conhecida no cenário da pandemia do Covid-19.

Com o mundo mudando cada vez mais rapidamente, torna-se ainda mais necessário vivenciar uma cultura eficiente, sem desperdício de tempo e/ou recursos. 

 

Engajamento do time

Uma das grandes vantagens de trabalhar com os métodos ágeis é que as funções de cada membro do time ficam muito claras, resultando em pessoas mais engajadas.

Isso porque, com a agilidade, o time é um agente ativo de ideias e responsabilidades, o que melhora as condições de trabalho.

 

Qualidade do trabalho entregue

As metodologias ágeis têm uma relação direta com a qualidade do trabalho entregue no desenvolvimento de software. Nos métodos ágeis, temos feedbacks com mais frequência, o que facilita as correções.

Quando não há esse constante feedback, é comum que o produto apresente uma qualidade inferior, já que possui menos refinamento.

Fazendo uso de métodos ágeis, crescem as chances de termos produtos de qualidade elevada e alinhados com o propósito dos clientes.

 

Quais empresas podem se beneficiar com metodologias ágeis?

Todas as empresas podem se beneficiar com os métodos ágeis, podendo ser inseridas novas práticas que beneficiarão os times e a empresa.

O que as empresas que usam métodos ágeis têm em comum? Elas sabem onde querem chegar. Além disso, são focadas em objetivos e enxergam a agilidade como uma maneira de atingi-los.

 

Se a sua empresa se encaixa nessas características, não perca mais tempo e implante os métodos ágeis na cultura organizacional do seu time. Entre em contato com nosso time de especialistas e descubra tudo o que a A.R.Phoenix pode fazer por você.

Continue sua leitura!

Por que implementar um software de gestão de projetos na empresa?

Por que implementar um software de gestão de projetos na empresa?

A gestão de projetos envolve uma série de atividades complexas que demandam atenção e coordenação na busca da eficiência e organização. No contexto corporativo, a utilização de um software de…
Projetos blindados: Gerenciamento de riscos em projetos

Projetos blindados: Gerenciamento de riscos em projetos

O gerenciamento de riscos deve ser uma prática contínua para assegurar o sucesso de qualquer projeto. Ele é a sua armadura protetora contra imprevistos. Envolve a identificação, análise e mitigação…
8 estratégias eficazes para a Gestão de Projetos

8 estratégias eficazes para a Gestão de Projetos

O gerenciamento de projetos é uma disciplina complexa que vai além da compreensão de definições, reconhecer benefícios  e desafios. Para alcançar o sucesso, é fundamental implementar estratégias eficazes que guiem…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.