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Reclamação todo dia - Conheça os malefícios desse hábito

Um vírus chamado reclamação

“Eu não aguento mais essa quarentena.”

“A vida não poderia estar mais chata.”

“Trabalhar de casa não funciona.”

“As crianças não dão sossego nunca.”

“Quando a quarentena acabar teremos vários dias de chuva.”

 

Essas são algumas reclamações que tenho ouvido durante a quarentena e confesso que algumas delas eu também falei.

A mudança na rotina está afetando em cheio as pessoas durante o isolamento forçado que estamos vivendo, mas será que o excesso de reclamação não está deixando as pessoas mais pessimistas e sem esperança?

Vamos pensar juntos. Quando estamos perto de alguém que tem o hábito de reclamar de tudo acabamos por reclamar também, parece que a reclamação é um pequeno vírus que contamina o ser humano de tal forma que quando se dá conta já está completamente infectado.

 

Mas o que é reclamar?

Existem alguns sentidos diferentes para essa palavra, são eles: reivindicar, queixar, criticar, lamentar-se e suplicar. Pode ser que em algum momento a reclamação tenha fundamento e seja necessária, mas viver envolvido em queixas e lamúrias tira a visão do caminho para achar soluções, impede que se desenvolva a empatia, proporciona baixa estima, concentra a mente em tudo que é ruim e não permite que se enxergue as coisas boas que acontecem na vida, família, cidade e mundo.

É necessário que façamos uma análise crítica do nosso estilo de vida. O que temos ouvido, lido, pensado e falado por aí?

Será que vivemos em equilíbrio e reivindicamos apenas o que é realmente necessário ou só enxergamos o que existe de pior em nós, nas pessoas, etc?

Se a resposta for que só vemos o que é de pior, vou lançar um desafio!

Firme um propósito de passar um dia sem reclamar de nada. Nesse dia seja grato pela vida, pela família e amigos, lembre-se das conquistas, elogie uma pessoa, não coloque energia em assuntos insignificantes, divulgue uma mensagem positiva em suas redes sociais e, evite contato com pessoas que só reclamam – isso vai ajudar a matar o vírus da reclamação.

Depois que conseguir vencer 1 dia sem reclamar, desafie-se a passar 3 dias, uma semana, duas semanas. Essas atitudes podem mudar a sua vida pessoal, profissional e até transformar as pessoas que estão a sua volta.

Vamos contagiar as pessoas com positividade, muita alegria e esperança!

Continue sua leitura!