“Eu não aguento mais essa quarentena.”
“A vida não poderia estar mais chata.”
“Trabalhar de casa não funciona.”
“As crianças não dão sossego nunca.”
“Quando a quarentena acabar teremos vários dias de chuva.”
Essas são algumas reclamações que tenho ouvido durante a quarentena e confesso que algumas delas eu também falei.
A mudança na rotina está afetando em cheio as pessoas durante o isolamento forçado que estamos vivendo, mas será que o excesso de reclamação não está deixando as pessoas mais pessimistas e sem esperança?
Vamos pensar juntos. Quando estamos perto de alguém que tem o hábito de reclamar de tudo acabamos por reclamar também, parece que a reclamação é um pequeno vírus que contamina o ser humano de tal forma que quando se dá conta já está completamente infectado.
Mas o que é reclamar?
Existem alguns sentidos diferentes para essa palavra, são eles: reivindicar, queixar, criticar, lamentar-se e suplicar. Pode ser que em algum momento a reclamação tenha fundamento e seja necessária, mas viver envolvido em queixas e lamúrias tira a visão do caminho para achar soluções, impede que se desenvolva a empatia, proporciona baixa estima, concentra a mente em tudo que é ruim e não permite que se enxergue as coisas boas que acontecem na vida, família, cidade e mundo.
É necessário que façamos uma análise crítica do nosso estilo de vida. O que temos ouvido, lido, pensado e falado por aí?
Será que vivemos em equilíbrio e reivindicamos apenas o que é realmente necessário ou só enxergamos o que existe de pior em nós, nas pessoas, etc?
Se a resposta for que só vemos o que é de pior, vou lançar um desafio!
Firme um propósito de passar um dia sem reclamar de nada. Nesse dia seja grato pela vida, pela família e amigos, lembre-se das conquistas, elogie uma pessoa, não coloque energia em assuntos insignificantes, divulgue uma mensagem positiva em suas redes sociais e, evite contato com pessoas que só reclamam – isso vai ajudar a matar o vírus da reclamação.
Depois que conseguir vencer 1 dia sem reclamar, desafie-se a passar 3 dias, uma semana, duas semanas. Essas atitudes podem mudar a sua vida pessoal, profissional e até transformar as pessoas que estão a sua volta.
Vamos contagiar as pessoas com positividade, muita alegria e esperança!