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Reclamação todo dia - Conheça os malefícios desse hábito

Um vírus chamado reclamação

“Eu não aguento mais essa quarentena.”

“A vida não poderia estar mais chata.”

“Trabalhar de casa não funciona.”

“As crianças não dão sossego nunca.”

“Quando a quarentena acabar teremos vários dias de chuva.”

 

Essas são algumas reclamações que tenho ouvido durante a quarentena e confesso que algumas delas eu também falei.

A mudança na rotina está afetando em cheio as pessoas durante o isolamento forçado que estamos vivendo, mas será que o excesso de reclamação não está deixando as pessoas mais pessimistas e sem esperança?

Vamos pensar juntos. Quando estamos perto de alguém que tem o hábito de reclamar de tudo acabamos por reclamar também, parece que a reclamação é um pequeno vírus que contamina o ser humano de tal forma que quando se dá conta já está completamente infectado.

 

Mas o que é reclamar?

Existem alguns sentidos diferentes para essa palavra, são eles: reivindicar, queixar, criticar, lamentar-se e suplicar. Pode ser que em algum momento a reclamação tenha fundamento e seja necessária, mas viver envolvido em queixas e lamúrias tira a visão do caminho para achar soluções, impede que se desenvolva a empatia, proporciona baixa estima, concentra a mente em tudo que é ruim e não permite que se enxergue as coisas boas que acontecem na vida, família, cidade e mundo.

É necessário que façamos uma análise crítica do nosso estilo de vida. O que temos ouvido, lido, pensado e falado por aí?

Será que vivemos em equilíbrio e reivindicamos apenas o que é realmente necessário ou só enxergamos o que existe de pior em nós, nas pessoas, etc?

Se a resposta for que só vemos o que é de pior, vou lançar um desafio!

Firme um propósito de passar um dia sem reclamar de nada. Nesse dia seja grato pela vida, pela família e amigos, lembre-se das conquistas, elogie uma pessoa, não coloque energia em assuntos insignificantes, divulgue uma mensagem positiva em suas redes sociais e, evite contato com pessoas que só reclamam – isso vai ajudar a matar o vírus da reclamação.

Depois que conseguir vencer 1 dia sem reclamar, desafie-se a passar 3 dias, uma semana, duas semanas. Essas atitudes podem mudar a sua vida pessoal, profissional e até transformar as pessoas que estão a sua volta.

Vamos contagiar as pessoas com positividade, muita alegria e esperança!

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Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.