Skip to content
5 tecnologias para desenvolvimento de software personalizado

5 novas tecnologias que ajudam no desenvolvimento de softwares

A tecnologia mudou totalmente a rotina das empresas, sendo hoje, algo indispensável. Sendo assim, a transformação digital é uma grande aposta, junto ao software personalizado. 

Algumas tecnologias, inclusive, ajudam no desenvolvimento desses softwares customizados e são delas que iremos falar hoje. 

 

O que é software customizado?

O software customizado é aquele que é desenvolvido de acordo com as necessidades da sua empresa, sendo uma tendência do mercado mundial. Segundo a consultoria Gartner, no ano de 2019, cerca de 24,5 bilhões foram movimentados somente na implementação de ERPs no mundo corporativo.
Como a transformação digital é algo muito palpável, o software customizado acaba se tornando um diferencial competitivo, refletindo sua identidade e garantindo funções especiais para a sua empresa. 

 

Quais são as vantagens de ter esse tipo de software?

Além de investir na identidade da sua empresa, você também estará investindo em algo personalizado, criado sob medida e adaptado às suas especificidades.

As principais vantagens desse tipo de software personalizado são:

  • adaptação às especificações;
  • escalabilidade do sistema;
  • otimização contínua de processos;
  • integração facilitada.

 

Quais tecnologias auxiliam no desenvolvimento de softwares personalizados?

Para contar com um software personalizado, é preciso contar com alguns softwares de desenvolvimento. Abaixo você poderá conferir as 5 ferramentas essenciais para a criação de um sistema único. 

 

Machine Learning e Inteligência Artificial

Apesar de muito confundidas, essas tecnologias se diferem, principalmente quando falamos de criação de software.
A Machine Learning é uma tecnologia programada para desenvolver ações de maneira autônoma, sem a necessidade de humanos interferirem no seu funcionamento. Por sua vez, a Inteligência Artificial desenvolve ações, mas sem a capacidade de aprendizado, ou seja, somente realiza as funções que foram programadas, sem inteligência para outros movimentos. Essa é uma grande aposta para sistemas únicos, como vemos em chatbots de grandes empresas. 

Podemos dizer que a Machine Learning está contida na Inteligência Artificial.

 

Blockchain

A tecnologia Blockchain é uma grande aliada dos softwares, tendo ficado muito conhecida por conta das criptomoedas, entregando segurança de dados. 

Ela garante maior confiabilidade nas informações, além de tornar o processo de troca de dados muito mais ágil.

 

Tecnologia imersiva

Tendência do mercado de educação, essa tecnologia tem duas vertentes: a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual, sendo possível transportar ou colocar uma pessoa em qualquer lugar, sem que seja necessário qualquer tipo de deslocamento real.

Com essa tecnologia, seu software personalizado pode proporcionar muitas oportunidades.

 

Open Source

O Open Source é uma forma que muitos programadores encontraram de divulgar os seus códigos e trocá-los entre outros profissionais. Com ela, desenvolvedores conseguem, de forma cooperativa complementar o que cada desenvolvedor está programando e utilizá-la para algum fim.

Para que o Open Source funcione legalmente, é preciso que o código-fonte esteja aberto para qualquer desenvolvedor. 

 

Cloud computing

Por meio da armazenagem no cloud computing, é possível liberar espaço nas máquinas, além de garantir uma maior segurança com as tecnologias de nuvem privada, pública e híbrida. 

São diversas as vantagens da computação em nuvem, e essa tecnologia pode estar em seu software customizado!

 

Com isso, entendemos que um software personalizado irá transformar o seu negócio, trazendo a ele algo único por meio de personalização, criando uma identidade para a sua empresa. Além de garantir uma alta escalabilidade, melhor integração e até mesmo otimização de processos. 

Caso você tenha se interessado em saber mais sobre os softwares personalizados, entre em contato com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas.

Continue sua leitura!

Por que implementar um software de gestão de projetos na empresa?

Por que implementar um software de gestão de projetos na empresa?

A gestão de projetos envolve uma série de atividades complexas que demandam atenção e coordenação na busca da eficiência e organização. No contexto corporativo, a utilização de um software de…
Projetos blindados: Gerenciamento de riscos em projetos

Projetos blindados: Gerenciamento de riscos em projetos

O gerenciamento de riscos deve ser uma prática contínua para assegurar o sucesso de qualquer projeto. Ele é a sua armadura protetora contra imprevistos. Envolve a identificação, análise e mitigação…
8 estratégias eficazes para a Gestão de Projetos

8 estratégias eficazes para a Gestão de Projetos

O gerenciamento de projetos é uma disciplina complexa que vai além da compreensão de definições, reconhecer benefícios  e desafios. Para alcançar o sucesso, é fundamental implementar estratégias eficazes que guiem…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.