Skip to content
Recrutamento e seleção de profissionais de TI especializados

Principais Partes Envolvidas na LGPD

Principais partes envolvidas na LGPD

  • Titular dos dados: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento; conforme indica o art. 5º, V, da Lei 13.709/18, o titular dos dados pessoais é “pessoa natural a quem se
    referem os dados pessoais que são objeto de tratamento”. O dado pessoal, por sua vez, é definido como “informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável” (art. 5º, I, LGPD).
  • Dado Pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável;
  • Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões
    referentes ao tratamento de dados pessoais;
  • Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados
    pessoais em nome do controlador;
  • Tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta,
    produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição,
    processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação,
    modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
  • ANPD: Autoridade Nacional de Proteção de Dados será a responsável por fiscalizar a correta
    aplicação da coleta, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, essencial para o bom
    andamento e a implementação da LGPD no país.

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DA ANPD

Celebrar compromissos com
as empresas. Fiscalização e aplicação de advertências, multas e demais sanções. Determinar os requisitos necessários para a elaboração
dos Relatórios de Impacto. Estabelecer os padrões técnicos para o cumprimento da lei. Atividades para difundir e educar a população sobre a LGPD. Receber e processar toda e qualquer reclamação de pessoa física titular de dados.

Luciano Piccolo
Membro do Comitê de Conteúdo e Segurança ANPPD® – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados
Certificado EXIN® DPO Data Protection Officer

Continue sua leitura!

Atividades do Tratamento dos Dados

Atividades do Tratamento dos Dados

ACESSO – ato de ingressar, transitar, conhecer ou consultar a informação, bem como possibilidade de usar os ativos de informação de um órgão ou entidade, observada eventual restrição que se…
Dados Pessoais, direito do titular e bases legais na LGPD

Dados Pessoais, direito do titular e bases legais na LGPD

Dados pessoais são informações relativas a uma pessoa viva e compreende dados pessoais (indivíduos identificados ou identificáveis) Também constituem dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à…
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Aprovação e Adequação Aprovado no plenário do Senado Federal o projeto de Lei 53/18, em 10 de julho de 2018, que posiciona sobre a proteção de dados pessoais e altera…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.