Skip to content
O que é Cloud Computing?

Antes de começar você sabe o que é Cloud computing?

Cloud computing ou computação em nuvem é a entrega de recursos de TI sob demanda por meio da Internet com definição de preço de pagamento conforme o uso.

Vamos dar um exemplo; em vez de comprar, ter e manter datacenters e servidores físicos, comprar hardwares; você pode acessar serviços de tecnologia, como capacidade computacional, armazenamento e bancos de dados, conforme a necessidade, usando um provedor de nuvem.

A Computação em Nuvem recebe esse nome pelo fato de ser hospedado em data centers em diferentes locais do mundo.

Como eles não estão em lugar fixo (como um servidor local na empresa, por exemplo), os dados e arquivos da organização podem ficar guardados nesse espaço virtual sem qualquer prejuízo, muito pelo contrário, é possível que várias pessoas, de diversos locais, consigam interagir com aquele conteúdo guardado na nuvem, desde que tenham acesso autorizado e autenticado para tal.

Hoje existem diversos provedores de nuvens, tais como: Microsoft (Azure), Amazon (AWS) entre outros.   Mas como eu vou para nuvem e como gerenciar a solução?

A migração para a nuvem é um processo que exige uma estratégia abrangente para que o investimento seja aproveitado em sua totalidade.

O gerenciamento em cloud consiste na prática centralizada de análise, controle e gestão de dados. Através do nosso serviço de gestão de nuvens podemos garantir o sucesso na implementação da solução.

  • Escolha do melhor provedor de solução cloud
  • Analise de custos para este processo
  • Apoiar nos processos que podem ir desde a implementação — o topo do processo — (criação dos ambientes, sejam servidores Web, Aplicação, banco de dados, VPN entre outros),
  • Apoio Implantação na parte de redes, segurança e monitoramento
  • Migração da sua aplicação ou solução existente local na sua empresa para a nuvem

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.