Podemos dizer que, hoje, a inteligência artificial é usada em quase todos os segmentos do mercado. Sua maleabilidade permite que ela seja usada tanto em tarefas operacionais como no uso estratégico ajudando na tomada de decisão.
Vamos conferir neste artigo o que é a inteligência artificial e alguns benefícios que ela traz na experiência do usuário.
O que é Inteligência Artificial?
O termo foi criado para identificar a capacidade das máquinas de resolverem problemas que, até então, eram solucionados por humanos. Desde então, o conceito de inteligência artificial continua o mesmo:
“ a viabilidade de as máquinas pensarem como os seres humanos, desenvolvendo a capacidade de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir logicamente sobre os fatos.”
Para que a inteligência artificial funcione de maneira correta e eficiente, é preciso contar com alguns processos de computação, como por exemplo:
- modelo de dados — estruturas para processar, categorizar e analisar dados de maneira inteligente;
- big data — disponibilizar grandes quantidades de dados para serem processados;
- poder de processamento — capacidade operacional e logística de processar as informações de forma rápida e eficiente.
Principais benefícios da Inteligência Artificial para a experiência do usuário.
Com a transformação digital das empresas, a inteligência artificial ficou cada vez mais presente na rotina das empresas, mas isso não quer dizer que uma irá substituir a outra.
Para que o usuário tenha uma boa experiência, é indispensável ter um humano junto a IA. Vamos conhecer melhor os principais benefícios da Inteligência Artificial na melhora da experiência do usuário.
Rapidez no atendimento
A inteligência artificial irá ajudar aquele funcionário que está na linha de frente. Isso porque, a IA geralmente tem a solução de problemas simples.
Ela é muito usada em chatbots, sendo uma ótima maneira de otimizar o atendimento, podendo oferecer ao cliente um suporte 24/7.
Previsão de demandas
Com base nos históricos dos clientes e nos relatórios otimizados, é possível prever demandas de forma mais assertiva. Com isso, a tomada de decisão se torna melhor, já que se baseando no que já aconteceu é possível evitar novos erros.
Produtividade da equipe
A IA é capaz de permitir o monitoramento e a performance de cada profissional, assim como, delegar tarefas com rapidez e extrair dados relevantes para o negócio.
Tarefas que antes precisavam ser feitas manualmente (como respostas rápidas, por exemplo), também podem ser feitas pela IA muito mais rápido.
Com isso, os funcionários começam a se dedicar mais aos clientes, melhorando a satisfação e experiência dos mesmos.
Entendimento sobre os clientes
Sabemos que os dados são muito importantes, na IA, esse processamento é muito mais rápido. Com isso, é possível extrair insights com base nessas informações reais.
Com acesso ao histórico de atendimento, os colaboradores poderão aumentar o seu conhecimento sobre os clientes e personalizar o relacionamento com eles. Assim sendo, haverá um aumento na qualidade do serviço para os usuários, diferenciando a sua empresa da concorrência.
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