Skip to content
Qual a diferença entre Computação Quantica e a normal?

Computação Quântica: quais são as diferenças da computação tradicional

Com a era da tecnologia, a computação quântica tem dado pequenos passos, prometendo revolucionar o que sabemos até hoje. Ele tem, como aplicação, desde a cibersegurança até a mobilidade, passando pela saúde.

 

O que é Computação Quântica?

Teoricamente, a computação quântica seria capaz de armazenar muito mais estados por unidade de informação e operar com algoritmos mais eficientes a nível numérico, como o de Shor ou o temple quântico.

Apesar da computação quântica apresentar na prática problemas evidentes de escalabilidade e coerência, ela permite realizar diversas operações ao mesmo tempo, eliminando o efeito túnel que afeta a programação atual na escala nanométrica.

 

QUBIT

Na computação quântica, utiliza-se como unidade básica de informação o qubit no lugar do bit convencional. A principal característica deste sistema é a admissão a superposição coerente de zeros e uns, os dígitos do sistema binário sobre os quais se assenta toda a computação, diferentemente do bit, que só pode adotar um valor ao mesmo tempo: um ou zero. Sendo assim, um qubit pode ser zero e um ao mesmo tempo e, além disso, em diferentes proporções. 

 

Diferenças entre a computação quântica e a computação tradicional.

 

Linguagem de programação

Ela não tem um código próprio para programação, enquanto a informática tradicional possui linguagens padronizadas como Java, SQL ou Python, entre muitas outras.

 

Funcionalidade

Um computador quântico não é uma ferramenta para uso popular ou cotidiano. Estes supercomputadores são tão complexos que só se encaixam no âmbito corporativo, científico e tecnológico.

 

Arquitetura

A composição de um computador quântico é mais simples que a de um convencional e não tem memória nem processador, se limitando a um conjunto de qubits que servem de base para seu funcionamento.

 

A Computação Quântica é um novo paradigma na área que está rompendo com os modelos e conceitos que estamos acostumados de como é e funciona um computador. Ainda pouco utilizado, ele vem ganhando força no mercado. Fique atento às atualizações e transformações digitais. 

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.