Skip to content
Drex - moeda digital brasileira

DREX: O que você precisa saber sobre a moeda digital do Brasil

O Brasil está prestes a dar um passo histórico rumo à modernização do seu sistema financeiro com o lançamento do DREX, a moeda digital do Banco Central do Brasil (BCB). Este projeto inovador, ainda em fase de desenvolvimento, promete transformar a forma como realizamos transações financeiras, trazendo consigo uma série de benefícios para a sociedade e para a economia.

Mas o que exatamente é o DREX e como ele vai funcionar? Se você não conhece ou tem dúvidas sobre o assunto, este artigo é para você.

 

O que é o DREX?

O DREX, também conhecido como Real Digital, é a versão digital da nossa moeda nacional, o Real. Diferentemente das criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, a nova moeda digital do brasil será emitida, controlada e regulada pelo Banco Central do Brasil, garantindo sua estabilidade, segurança e legalidade.

 

Como vai funcionar o DREX?

Ele funcionará como o dinheiro físico, porém, será armazenado em carteiras digitais, que podem ser aplicativos em seu celular ou contas em instituições financeiras. Para realizar transações, você precisará apenas informar o número da sua carteira digital ou utilizar um QR Code. As transações serão instantâneas, seguras e com baixo custo, utilizando a mesma tecnologia usada em outras plataformas digitais.

Ou seja, você poderá fazer transações online, compras em lojas e até mesmo sacar dinheiro em caixas eletrônicos, tudo com o DREX, assim como você faz hoje com o dinheiro em espécie.

 

Quais as vantagens do DREX?

O DREX oferece diversas vantagens em relação ao dinheiro em espécie, tornando-se uma alternativa mais prática, segura e transparente para os consumidores. Conheça algumas delas:

  • Maior segurança: As transações com DREX serão protegidas por criptografia, ou seja será bem mais mais difícil de serem roubadas ou falsificadas.
  • Mais praticidade: Você não precisará mais carregar dinheiro em espécie ou se preocupar com troco.
  • Maior rapidez: As transações serão instantâneas, o que significa que você não precisará mais esperar para receber o troco ou para que o dinheiro seja transferido para sua conta.
  • Mais transparência: Todas as transações serão registradas em um blockchain, dessa forma você poderá rastrear o histórico de suas transações a qualquer momento.
  • Menos custos: O DREX pode ajudar a reduzir os custos das transações financeiras, pois elimina a necessidade de impressão e transporte de dinheiro em espécie.

 

Leia também sobre Blockchain

 

Impacto no Mercado Financeiro

A chegada do DREX deve transformar profundamente o mercado financeiro brasileiro. Além de modernizar a infraestrutura financeira, tornando-a mais eficiente, segura e transparente, ele permitirá uma maior eficiência nas transações, que serão mais rápidas, seguras e com baixo custo, como resultado, beneficiará tanto consumidores quanto empresas.

A implantação da moeda digital reduzirá custos operacionais para as instituições financeiras, que terá o manuseio do dinheiro em espécie minimizado. Bem como abrirá caminho para a inovação com o desenvolvimento de novos produtos e serviços financeiros. O DREX tornará o mercado financeiro brasileiro mais competitivo, atraindo novos investimentos e impulsionando o crescimento da economia.

 

Quando o DREX estará disponível?

O Banco Central ainda não definiu uma data oficial para o lançamento do DREX. No entanto, a expectativa é que a moeda digital esteja disponível para o público até o final de 2024. Atualmente, o BCB está realizando testes e pilotos para garantir que ela funcione de forma segura e eficiente.

 

Considerações Finais

O DREX representa um passo significativo na modernização do sistema financeiro brasileiro e na digitalização da economia, alinhando-se a uma tendência global, a moeda digital tem potencial para transformar a vida dos brasileiros, promovendo a inclusão financeira, impulsionando o desenvolvimento econômico e facilitando o dia a dia de todos.

A A.R.Phoenix, com sua longa experiência no setor financeiro e expertise em tecnologia, está acompanhando de perto o desenvolvimento do DREX e se preparando para oferecer soluções tecnológicas que integrem e potencializem os benefícios da nova moeda.

 

Continue sua leitura https://arphoenix.com.br/a-tecnologia-impulsionando-os-meios-de-pagamento/

Continue sua leitura!

Por que implementar um software de gestão de projetos na empresa?

Por que implementar um software de gestão de projetos na empresa?

A gestão de projetos envolve uma série de atividades complexas que demandam atenção e coordenação na busca da eficiência e organização. No contexto corporativo, a utilização de um software de…
Projetos blindados: Gerenciamento de riscos em projetos

Projetos blindados: Gerenciamento de riscos em projetos

O gerenciamento de riscos deve ser uma prática contínua para assegurar o sucesso de qualquer projeto. Ele é a sua armadura protetora contra imprevistos. Envolve a identificação, análise e mitigação…
8 estratégias eficazes para a Gestão de Projetos

8 estratégias eficazes para a Gestão de Projetos

O gerenciamento de projetos é uma disciplina complexa que vai além da compreensão de definições, reconhecer benefícios  e desafios. Para alcançar o sucesso, é fundamental implementar estratégias eficazes que guiem…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.