Skip to content
Diferença entre Dados e Informações: Entenda sobre.

Entenda a diferença entre dados e informações

Apesar de parecer tratar da mesma coisa, dados e informações possuem conceitos diferentes. Cada vez mais valiosos, os dados podem oferecer às empresas tudo o que elas precisam saber.

Confundir esses termos, ou achar que eles significam a mesma coisa é muito comum. Tanto o dado quanto a informação tem papel único nas empresas. 

E você irá entender melhor sobre cada um desses termos no decorrer deste artigo.

 

O que são dados?

Os dados são pedaços de registros como números, métricas de uma atividade, ou qualquer material bruto. A principal característica de um dado é que ele é um registro que ainda não foi processado, ou seja, você pode encontrá-los em qualquer tipo de fonte, de forma desorganizada e sem uma definição sobre sua utilidade. 

Os dados podem vir de diversas fontes, como:

  • planilhas;
  • e-mails;
  • ferramentas de gestão empresarial (ERP);
  • ferramentas de marketing (CRM, email marketing, entre outras);
  • plataformas analytics de redes sociais;
  • documentos digitalizados;
  • documentos de texto;
  • arquivos de pastas.

 

Os dados são um ativo valioso para a sua empresa

Com a transformação digital, as empresas passaram a usar, cada vez mais, softwares automatizados, ferramentas de trabalho e ambientes digitais. Do mesmo jeito que as pessoas, de uma forma geral, usam redes sociais e produtos digitais variados. 

Com isso em mente, podemos entender que há uma quantidade imensa de dados sendo gerados por segundo. 

Acontece que os dados são capazes de fazer com que as empresas entendam da melhor forma possível, o que está acontecendo, desde seus resultados financeiros até dados específicos do seu público consumidor. 

Analisando esses dados, e usando-os de forma correta, as empresas conseguem cortar custos, direcionar melhor às suas campanhas de marketing e até criar produtos direcionados para a sua persona.

Concluímos que, é por esse motivo que as empresas estão investindo mais em captação, registro, tratamento e análise de dados. 

 

E as informações, o que é?

Informação é uma afirmação comprovada sobre um fato, ou padrão de comportamento vindo dos dados. Depois que os dados são captados, tratados e analisados, os dados se tornam uma informação.

O dado é o material bruto que, após tratado e estudado, vira uma informação de valor.

 

A tomada de decisão é um processo fundamental 

A informação se faz tão importante pois é o que suporta a tomada de decisão, e a faz ser cada vez mais assertiva. Às empresas que são consideradas data driven, ou seja, que têm os dados como base de gestão, não escolhem caminhos se não tiverem uma informação concreta e qualificada como base.

O processo de tomada de decisão, por ser tão importante, precisa ser feito com base em relatórios, que contenham informações valiosas e estudadas profundamente. Esses relatórios são documentos que trazem às percepções retiradas dos dados, essas percepções são às informações que darão suporte a tomada de decisão.

 

Qual a diferença entre dados e informações?

De forma resumida, a principal diferença entre dado e informação é que enquanto um é o conteúdo bruto, o outro é o resultado da análise e tratamento desse dado bruto.

Para que a diferença entre esses termos fique mais clara, vamos conferir alguns outros pontos que diferenciam os dados da informação.

 

Dados estão dispersos, enquanto informação é centralizada

Os dados podem ser encontrados em diversas fontes, já que as informações precisam estar centralizadas. Depois do processo de captação, tratamento e análise, os dados se transformam em percepções concretas e direcionadas. Essas informações precisam estar em relatórios e arquivos seguros.

 

Dados precisam de interpretação, enquanto informação é algo pronto

Muitos acreditam que, uma vez que a empresa possui dados, é garantido os melhores resultados. Acontece que os dados precisam de interpretação e tratamentos, sendo fundamental que sejam analisados para, só depois dessa análise, se torne algo útil para a empresa.

Já as informações, são o resultado de todo esse tratamento e análise de dados que foi feito anteriormente. A única coisa que se faz com uma informação é absorvê-la e, então, tomar decisões.

 

Dados mostram hipóteses, informações trazem certezas

Os dados, por serem um material desorganizado e sem estudo, mostram apenas hipóteses. Já a informação mostra certezas, cenários mais seguros, sendo as verdadeiras responsáveis por tomadas de decisão mais assertivas.

Como vimos, a informação é originada a partir dos dados, sendo assim, não existe uma sem a outra. Por isso, entender a origem de um dado é tão importante para uma empresa data driven.

 

Apesar disso, não adianta ter um milhão de dados se eles não forem analisados e transformados em informações. 

Traga a sua empresa para o mundo da transformação digital e utilize os seus dados a seu favor. Conte com os especialistas da A.R.Phoenix para te ajudar na sua jornada.

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.