Skip to content
Confira a diferença entre análise de dados e Higienização.

Entenda a diferenças entre análise, reestruturação e higienização de dados

Os dados estão cada vez mais importantes dentro das empresas que começam a coletá-los de forma desorganizada e estruturá-los em diferentes bancos. 

Isso faz com que as bases de dados se tornem um tanto quanto desestruturadas e, sendo assim, ao invés de auxiliarem na tomada de decisões e no planejamento, acabam atrasando as etapas.

E, para que isso não aconteça é importante analisar, reestruturar e higienizar os bancos de dados.

 

Diferença entre análise, reestruturação e higienização de dados.

 

Análise

Quando transforma-se os dados em informações. A análise é bastante importante pois é responsável por interpretar as informações e conseguir elaborar estratégias a partir delas.

Alguns tipos de análises:

 

Análise preditiva

Ela utiliza fatos do passado para visualizar e prever eventos futuros, sendo uma das técnicas mais demandadas no dia a dia das empresas, ajudando-as a se protegerem dos riscos e a aproveitarem melhor as oportunidades.

 

Análise prescritiva

Muitas vezes é confundida com a preditiva, mas apesar das semelhanças seu objetivo é diferente: ela não foca em prever o futuro, mas, sim, em determinar as consequências das decisões tomadas. Esse tipo de análise tem o objetivo principal de identificar as melhores estratégias, de acordo com os padrões existentes, contribuindo na melhora do desempenho empresarial.

 

Análise descritiva

Faz uma mineração dos dados em tempo real, visando encontrar respostas rápidas e seguras para as diversas questões rotineiras. Essa análise é feita para embasar decisões no presente e não decisões futuras como as outras. 

 

Análise diagnóstica

Tem como objetivo fazer uma verificação mais ampla e geral sobre determinada situação, focando em traçar um perfil de comportamento do consumidor e melhorar suas ações de marketing e vendas.

 

Reestruturação

A reestruturação de dados tem o objetivo de ajustar as políticas de segurança, logins de acesso, SQL Server e afins. 

Como uma empresa recebe dados de diversos bancos, é importante que, em certos momentos, seja necessário reestruturar esses dados para que os mesmos sejam categorizados de forma que sejam mais fáceis de serem identificados.

Após ser feita uma reestruturação, a higienização irá limpar essa base reestruturada deixando-a pronta para o uso da empresa. 

 

Higienização de Dados

A higienização consiste no ato de limpar, organizar e padronizar um bando de dados, para melhorar a produtividade das equipes que irão lidar com esse sistema e informações.

Os bancos de dados são alimentados com informações de diversas fontes, sendo muito comum que haja dados duplicados e até incorretos. Por isso, a higienização é essencial para que o banco de dados seja válido e útil para a empresa.

 

Podemos dizer então, que a higienização é capaz de arrumar e organizar os bancos de dados de uma empresa, a fim de consolidar e padronizar esse tipo de informação.

Agora você já sabe melhor o que significa analisar, reestruturar e higienizar um banco. Fale com nosso time de especialistas e entenda melhor como utilizar o seu banco de dados da melhor forma possível, principalmente nos tempos de transformação digital.

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.