Skip to content
Equilíbrio para a vida profissional e pessoal: Como obter?

Especial Dia da Felicidade: Equilíbrio para a vida profissional e pessoal

Uma boa empresa precisa prezar pela qualidade de vida no trabalho, estudos comprovam que colaboradores felizes realizam um melhor trabalho colaborativo e têm um maior compromisso com a empresa e para isso, é preciso ter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

 

Colaborador feliz é um colaborador ativo e empenhado.

 

Pesquisas informam, porém, que cerca de 26% do trabalho realizado por profissionais é feito fora do horário de trabalho. Ainda segundo a pesquisa feita pelo The State of Work Life Balance, 40% dos profissionais estendem o trabalho no computador até às 22h. E 50% dos profissionais trabalham aos finais de semana.

Isso acontece por conta de diversos motivos, como:

  • extensa carga horária de trabalho;
  • horário de trabalho mal definido;
  • excesso de demanda;
  • conexão online 24 horas por dia;

 

Durante este artigo, vamos entender o que significa o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, para que, assim, você, junto com o seu colaborador possa chegar a um consenso que seja bom para ambos.

 

O que significa ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Encontrar o ponto de equilíbrio entre a vida dentro da empresa e fora dela, é essencial para um bom desenvolvimento profissional, sendo bastante vantajoso para o funcionário e empresa. 

Como vida pessoal, entendemos tudo o que o colaborador faz fora da empresa. Logo, esse equilíbrio leva em consideração três pilares básicos: saúde, família e relacionamentos. Sendo assim, para que esse equilíbrio exista, é necessário que esses pilares estejam em harmonia. 

A tecnologia, porém, tornou o trabalho mais flexível, fazendo com que, muitas vezes, os colaboradores levem serviço para casa, estendam sua rotina quando em home office e desajustem esses pilares tão importantes para sua qualidade de vida.

 

Benefícios do equilíbrio no trabalho

Satisfação do colaborador

Um profissional, quando satisfeito, consegue desempenhar suas funções com maestria e dedicação, entregando melhores resultados para a organização. Sendo assim, a satisfação do colaborador está diretamente ligada à saúde da empresa. 

 

Aumento da produtividade

Se não há equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, o funcionário é afetado, e as chances de ocorrer uma desmotivação é enorme, o que fará com que ele fique acomodado e sem se importar com metas, por exemplo. Mas, quando existe equilíbrio entre pessoal e profissional, o colaborador fica mais motivado e disposto a entregar um bom trabalho.

 

Mais dinheiro

Serviço de qualidade significa mais lucro para a empresa, reforçando a importância de contar com funcionários motivados e felizes.  

 

Como promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Cultive o bem-estar dos trabalhadores

Salários, benefícios e valorização profissional é muito importante para os trabalhadores, porém fatores como estresse, distanciamento do líder e pressão por resultados também impactam negativamente a saúde mental do funcionário. 

É preciso gerenciar cargas de trabalho, alinhar expectativas de entregas e horários e estimular o autocuidado. 

 

Gerenciamento de plataformas digitais

As inovações tecnológicas trouxeram mudanças que facilitaram o processo organizacional das empresas, impulsionando a produtividade dos colaboradores. Fortaleça a ideia de independência e autonomia.

 

Construa um relacionamento com seu colaborador

Crie um canal de comunicação para trazer maior fluidez e agilidade na comunicação e iniciativas dos colaboradores. Os gestores devem promover a empatia e apoio entre os seus colaboradores, já que ao se sentirem respeitadas, as pessoas tendem a trabalhar melhor e mais motivadas.

 

Ser feliz é a energia que todos precisam para trabalhar com mais força de vontade e empenho. Lembre-se, todos somos humanos e precisamos de distrações e um tempo para se divertir.

Continue sua leitura!