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O que faz um HeadHunter, o que é e seus benefícios

HeadHunter: saiba tudo sobre essa tendência

Na prática, Headhunter é um profissional de recursos humanos que vai em busca dos melhores talentos do mercado para dentro da sua empresa.

Uma das principais funções do departamento de RH é o recrutamento e seleção, mas escolher o perfil adequado pode ser uma tarefa difícil, sendo necessária uma ajuda especializada.

Nesses casos, contar com o headhunter pode ser uma boa opção!

 

Mas o que, de fato, é um headhunter?

Headhunter, em português seria algo como “caçador de cabeças”. Ele é um profissional que desempenha um papel extremamente estratégico dentro de uma empresa.

Responsável por captar os melhores talentos do mercado, podemos dizer que ele é um tipo de “caçador de talentos”.

A função do headhunter costuma ser mais direcionada para vagas de áreas específicas, nas quais a empresa identifica urgência de pessoas altamente qualificadas para ocuparem o cargo. 

Ou seja, é um profissional que entra em ação quando há uma grande dificuldade de contratação, já que, muitas vezes, os melhores profissionais já estão empregados e desempenhando suas funções em outras organizações.

O headhunter precisa ter habilidades comportamentais específicas e um bom poder de convencimento para que os profissionais desejados tenham vontade de sair do emprego que estão para outro.

Esse profissional precisa, não só aplicar as melhores técnicas de contato com os candidatos, como também entender quais são as necessidades da empresa.

Somente assim, conseguirá encontrar o candidato que mais combina com o que é esperado para uma determinada vaga.

 

O que é preciso para ser um Headhunter 

 

Habilidades técnicas

Primeiramente, o headhunter precisa entender muito bem o segmento no qual ele irá procurar os candidatos. Se isso não acontecer, a avaliação das competências técnicas requisitadas para a vaga podem ser prejudicada, gerando prejuízos futuros para a contratante. 

 

Habilidades comportamentais 

 

1. Networking 

Precisa ser uma pessoa influente e com uma grande rede de contatos. Esse networking irá influenciar diretamente na relação do especialista com os profissionais da área, como também ajudará a persuadir os candidatos a aplicarem-se em determinada vaga. 

 

2. Dinamismo

É preciso que seja mostrada energia e empolgação ao falar sobre a organização e função a ser desempenhada. Dessa forma, o profissional terá vontade de aceitar o desafio e fazer parte do time. 

 

3. Comunicação

É imprescindível que o especialista saiba se comunicar de forma assertiva e estratégica. Isso porque ele precisa, não só falar da vaga e benefícios, como também tem que identificar a melhor forma de se comunicar com cada candidato desejado.

 

4. Negociação 

Pelo mesmo motivo acima, habilidades de negociação e argumentação são muito necessárias para os “caçadores de talentos”. O headhunter possui um perfil muito  semelhante ao do vendedor.

O foco de ambos está no vínculo afetivo que será construído com o outro, já que é este vínculo que irá interferir na capacidade de convencimento e influência. 

 

As atribuições de um profissional Headhunter

As responsabilidades de um profissional Headhunter na área de Recursos Humanos são:

  1. Ajudar a empresa definir o perfil ideal para a vaga;
  2. Buscar pelos candidatos adequados;
  3. Avaliar as referências e experiências profissionais;
  4. Entrevistar pessoalmente os candidatos, averiguando competências, habilidades, expectativas, pretensão salarial etc;
  5. Filtrar e escolher os melhores candidatos e apresentar à empresa;
  6. Organizar e acompanhar os feedbacks da empresa e do candidato e escolher quem deve ir para o final do processo seletivo;
  7. Mediar as questões finais, como salário, data de início, entre outros.

 

Quais as vantagens em contratar um headhunter?

 

1. Identificação do perfil ideal

O  headhunter irá estudar as necessidades e objetivos da empresa para que as próximas contratações sejam mais assertivas quanto aos profissionais contratados. Por conta disso, o quadro de funcionários da organização ficará cada vez mais fortalecido.

 

2. Profissionais mais qualificados

O headhunter tem a missão de realizar uma seleção mais rigorosa de talentos, trazendo pessoas realmente capazes de exercer a função. Dessa forma, as chances do processo ser bem-sucedido e atrair profissionais mais qualificados se tornam maiores.

 

3. Uso de ferramentas apropriadas

O headhunter tem meios e recursos para chegar até profissionais que, normalmente, não seriam impactados pelo anúncio da vaga.

Por exemplo, ele pode usar uma rede de contatos para localizar pessoas que podem se destacar e fazer a diferença na empresa.

Ou atingir pessoas que já estão contratadas e que não estão fazendo uma  busca ativa.

 

Em quais momentos o headhunter pode colaborar?

Nem sempre contratar um headhunter é a melhor opção, afinal de contas ele é focado em vagas que exijam uma busca mais profunda, e um profissional extremamente qualificado.

Quando a busca não tem a necessidade desse tipo de atenção, o profissional de recursos humanos está apto a resolver o problema.

 

1. Seleção em local diverso da empresa

É muito comum a contratação de um headhunter quando há abertura de filiais ou mudanças na empresa. Isso porque, esse profissional irá conseguir selecionar diversos profissionais com elevado nível de qualificação para compor  o quadro de funcionários, mantendo um padrão de qualidade.

 

2. Busca confidencial de candidatos

Os recrutamentos às cegas, ou seja, de forma confidencial, tem sido cada vez mais comum.  Eles têm o objetivo de manter a competitividade durante o processo.

Esse profissional é uma ótima escolha quando existe a vontade ou necessidade  de realizar o processo desta forma, já que é capaz de buscar candidatos omitindo informações que possam identificar a organização, sendo estes dados informados somente nas últimas etapas do processo.

 

3. Preenchimento de vaga urgente

O headhunter é capaz de otimizar o processo seletivo, localizando e selecionando candidatos com mais agilidade. Por isso, ele é muito indicado em casos em que a vaga precisa ser preenchida rapidamente.

 

4. Procura por cargos de alta gerência

Profissionais com grandes especializações não são encontrados em sites de recrutamento.  Isso porque, no geral, esses  profissionais já estão trabalhando em alguma empresa.

Nesses casos, o headhunter conseguirá encontrar com maior facilidade, profissionais que tenham as habilidades necessárias e que, mesmo não disponíveis no mercado, estejam abertos para aceitar uma oferta.

 

Como podemos perceber o headhunter é o profissional ideal para processos seletivos mais complexos.

A A.R.Phoenix possui um serviço de recrutamento e seleção que ajuda nessa  missão de encontrar bons profissionais, extremamente qualificados. Entre em contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas!

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Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.