Com a necessidade das empresas e o custo que envolve a busca por novos talentos, o Outsourcing foi crescendo e ganhando espaço no mercado.
Acabou que, nos últimos anos, se tornou um recurso muito popular entre as empresas. Vamos entender no decorrer do texto o que é o Outsourcing e a importância dele para as empresas.
O que é Outsourcing?
É um processo que consiste em delegar funções a uma empresa (ou equipe) especializada, com o intuito de aumentar a produção, acessar melhores tecnologias e reduzir custos dentro da organização.
Essas funções podem variar desde manutenções de instalações a processos complexos, como contabilidade e recrutamento.
Quais são as vantagens e desvantagens?
Claro que tudo tem dois lados, o outsourcing, ou seja, a terceirização de algumas funções, tem muitos benefícios mas também tem algumas desvantagens.
Vamos conferir melhor cada um desses pontos.
Vantagens do Outsourcing
Principais vantagens de contratar:
- redução de gastos com fabricação, salários, investimentos e equipamentos ou máquinas;
- resposta oportuna e eficaz à mudança do ambiente;
- fortalecimento dos processos da empresa;
- disseminação de uma nova e melhor imagem da organização;
- concorrência ponto a ponto com outras empresas do setor com melhores tecnologias e maior alcance;
- familiarização com novas tecnologias;
- otimização dos prazos de entrega e qualidade, o que favorece o desenvolvimento organizacional;
- obtenção de dados precisos para otimizar decisões;
- acesso a melhores recursos tecnológicos sem a necessidade de treinar funcionários;
- aplicação de talentos e recursos em setores estratégicos da empresa;
- flexibilidade dentro da organização e redução de custos fixos.
Desvantagens do Outsourcing
Algumas desvantagens de contratar:
- dependência de terceiros em termos de inovação;
- perda de contato direto com novas tecnologias e métodos disponíveis para melhorar processos;
- a falta de planejamento no processo de Outsourcing pode fazer com que a redução de custos não seja tão positiva quanto o esperado;
- redução de controle e benefícios no processo de entrega de produtos e serviços.
Agora, conhecendo os prós e os contras da aquisição de serviços de Outsourcing em uma empresa, é importante falar sobre os diferentes tipos que existem, de acordo com a necessidade da sua empresa.
Que tipos existem?
Existem vários tipos e é importante você entender cada um deles para identificar qual o melhor para sua empresa.
- Tático: normalmente, o motivo do outsourcing tático é a redução de custos. No geral é uma simples contratação para execução de uma tarefa específica.
- Estratégico: são alianças estratégicas para melhorar a qualidade ou capacidade da empresa.
- Co-sourcing: as duas organizações compartilham responsabilidades e riscos, é uma parceria entre as duas empresas.
- In House: quando o outsourcing acontece dentro das instalações da empresa que contrata.
- Offshoring: quando uma empresa contrata uma empresa estrangeira, para garantir menores custos de produção do que as nacionais.
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