Skip to content
Qual a diferença entre Java e o JavaScript?

JavaScript e Java: o que são e quais as principais diferenças.

Saber que existem diferenças entre Java e JavaScript é essencial para que você consiga fazer a escolha da linguagem mais adequada, e que melhor atenda às demandas da sua empresa.

Neste artigo, você verá as principais diferenças entre o Java e o JavaScript, e ainda entenderá sobre as particularidades de cada um.

Continue lendo!

 

O que é JavaScript e para que serve?

O JavaScript, também conhecido como JS, é uma linguagem de programação de alto nível. Com ele você poderá construir páginas dinâmicas, animações, mapas interativos, aplicativos e jogos eletrônicos. 

Aquele profissional que domina o JavaScript é muito bem visto pelo mercado. Isso porque, é considerado sua relação com uma grande variedade de frameworks e aplicações para diferentes dispositivos.

Essa linguagem do JavaScript foi criada pelo Brendan Eich, programador que fundou a Mozilla Corporation em 1996. Com o JavaScript, Brendan tinha o propósito de tornar os processos de web mais simples, dinâmicos e agradáveis para os profissionais.

 

Mas e o Java, o que é e para que serve?

O Java, por sua vez, é uma linguagem de programação criada na década de 1990, por James Gosling. Hoje, esta linguagem pertence à marca Oracle, que realiza todos os seus processos de manutenção. 

Podemos dizer que o Java possui uma linguagem bastante flexível, sendo mais usado para o desenvolvimento de softwares, que podem ser executados e distribuídos por diferentes plataformas, sem a necessidade de modificar o código para isso.

 

Qual a diferença entre Java e JavaScript?

Ambas as linguagens, por essa relação de similaridade de nome, costumam despertar dúvidas de se existe ou não uma relação entre elas.

O Java e o JavaScript são escritos, construídos e executados de forma diferente. Elas também possuem uma grande diferença quando falamos de o que ambas podem fazer.

Em resumo, o Java é utilizado em diferentes situações e lugares, incluindo softwares e aplicativos. Já o JavaScript, por sua vez, é usado para tornar, principalmente, as páginas da web mais interativas e dinâmicas.

 

Como escolher o melhor para você: Java ou JavaScript.

Quando a sua equipe começa a desenvolver um aplicativo, é necessário escolher qual tipo de linguagem será usada, isso dependerá dos requisitos de cada projeto.

O Java, pode ser usado e adaptado em diferentes tipos de plataformas. Mas, muitas vezes, há a necessidade do usuário instalar um plugin em um dispositivo, ação esta que nem sempre é possível de ser feita.

Já quando o JavaScript é utilizado, em maior parte, lidamos com sistemas web. Com o JavaScript, não há a necessidade de instalar soluções separadas, sendo necessário,apenas, um navegador atualizado.

Com essas diferenças em mente, é importante ter uma boa comunicação com os colaboradores envolvidos no projeto antes de decidir qual é a linguagem que será utilizada. Tenha em mente quais são as suas demandas, identifique as possibilidades de estratégias para atuação e, assim, avalie qual o melhor caminho.

 

A etapa de decisão de escolha da linguagem de programação é muito importante. A criação de uma interface com códigos inadequados reduz as chances de atender todos os requisitos. Isso irá afetar a usabilidade final da solução para os usuários finais.

Conte com a expertise dos nossos profissionais para criar os melhores aplicativos de acordo com a sua demanda, e com a melhor linguagem de programação.

Entre em contato com o nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas.

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.