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Quais os benefícios da Metodologia OKR para minha empresa?

Metodologia OKR: conheça os benefícios para sua empresa

A metodologia OKR é muito conhecida quando falamos de gestão de desempenho, ela é usada como forma de mensurar resultados através de indicadores.

Já falamos um pouco sobre a metodologia OKR e como implementá-la aqui no blog, e você pode ler o artigo completo clicando aqui. 

Mas hoje, vamos entender melhor sobre os benefícios que a metodologia OKR pode trazer para a sua empresa.

 

O que é a metodologia OKR?

A metodologia OKR, em inglês objectives and key results ou, em português, objetivos e resultados chave, é uma metodologia usada pelas grandes empresas como Google, LinkedIn, Twitter e muitas outras.

É uma estratégia que pode ajudar as empresas a sair da estagnação, garantindo um crescimento assertivo no mercado, aumentando a produtividade e o engajamento de toda a equipe.

A metodologia OKR é uma estratégia simples e eficaz, podendo ser usada em organizações de pequeno, médio e grande porte, independente do segmento.

 

E como eu faço minha equipe engajar para implementar a metodologia OKR?

Para ser implementada de forma eficiente, a metodologia OKR precisa do engajamento da equipe. É necessário que os objetivos estejam nítidos entre os colaboradores, para que eles saibam quais metas precisam ser alcançadas e, assim, sejam mais assertivos em suas demandas.

Um dos princípios da metodologia OKR é o alinhamento e a transparência, logo, é essencial elaborar reuniões para comunicar decisões, apresentar dados e os resultados obtidos.

Outro princípio importante é fortalecer a importância da análise de métricas e informações na cultura organizacional.

Entender as informações com base em dados irá ajudar você e sua equipe a fazerem escolhas eficazes, colaborando para um ambiente de trabalho mais engajado e produtivo. 

Para ajudar nessa implementação da metodologia OKR na cultura organizacional e otimizar sua gestão, você pode seguir alguns passos, como:

  • Invista em treinamentos de análise de dados;
  • Acompanhe o desempenho da equipe;
  • Realize momentos de trocas de aprendizados entre os colaboradores;
  • Incentive a mensuração dos resultados;
  • Defina desafios a serem alcançados de forma periódica;
  • Faça avaliações de resultados e ajude o time a conquistar melhorias.

 

Benefícios de utilizar a metodologia OKR

Como falamos anteriormente, a metodologia OKR é simples e possui uma mensuração de curto prazo. Por conta disso, ela traz muitos benefícios para a sua empresa. 

Vamos conferir abaixo os principais benefícios da metodologia OKR:

 

Prazos mais curtos

Uma das principais vantagens é que a metodologia OKR pode ser analisada em prazos mais curtos. Assim sendo, às OKRs podem ser mensuradas de 4 em 4 meses, por exemplo, fazendo a mensuração ser mais fácil do que uma avaliação de desempenho anual.

 

Metas transparentes

Nessa metodologia, os objetivos são mais transparentes entre a alta gestão e os cargos mais baixos na hierarquia, essa tática faz com que o colaborador dos cargos mais operacionais se sintam mais motivados dentro da organização.

 

Separação de indicadores

Mesmo com um objetivo fixo, pode haver até 5 diferentes KRs (resultados chaves) que colaborem para seu cumprimento. Sendo muito mais fácil delegar tarefas e fazer com que os colaboradores tenham um maior foco em seus indicadores.

 

Melhoria na comunicação

Ao usar essa metodologia, os objetivos e indicadores de resultado são de fácil entendimento, facilitando para que a comunicação seja mais efetiva. Portanto, tanto a transparência quanto a clareza nos OKRs colaboram para a otimização na comunicação na organização.

 

Melhor gestão de benefícios

Avaliando os resultados chaves, é muito mais fácil estabelecer bonificações de desempenho de forma mensal aos colaboradores. Isso facilita a gestão dos benefícios baseados em metas tanto para a direção quanto para o colaborador.

 

Melhoria dos feedbacks

Com KRs (resultados chaves) bem definidos, os feedbacks com relação a resultados tornam-se mais objetivos, ajudando o colaborador a melhorar seu trabalho, além de identificar os problemas para o atingimento da meta com maior facilidade.

 

Como podemos ver, a metodologia OKR é muito importante para uma boa gestão de desempenho, principalmente para aquelas de curso e médio prazo. Ela ajuda muito a criar uma cultura de resultados na empresa, além de não ter a complexidade de outros métodos de gestão.

Na A.R.Phoenix, temos um objetivo principal, ajudar a sua empresa no processo de inovação e transformação digital. Fale com o nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre os nossos serviços.

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Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.