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Como os Métodos Ágeis tornam sua empresa mais produtiva e eficiente?

Métodos ágeis tornam sua empresa mais produtiva e eficiente.

Os métodos ágeis ajudam muito na entrega e produtividade das equipes de uma organização. Além disso, eles também garantem a qualidade dessas entregas.

A implantação dos métodos ágeis se tornaram algo comum quando pensamos em manter uma equipe produtiva, cuidar para que ocorra uma boa comunicação e manter tudo alinhado.

Vamos entender mais sobre os métodos ágeis e como eles ajudam na produtividade e eficiência do time.

 

O que são os Métodos Ágeis?

Os métodos ágeis são usados para acelerar o desenvolvimento de projetos da empresa. O principal objetivo desse tipo de método é alcançar maior produtividade e reduzir falhas na entrega dessas tarefas.

Os métodos ágeis utilizam pequenos ciclos de trabalho para gerar melhorias contínuas nas estratégias do seu time. É importante que, para funcionar, o seu time tenha uma mentalidade e postura adequada. 

Os métodos ágeis requerem do time:

  • Mais colaboratividade e flexibilidade;
  • Práticas focadas no consumidor;
  • Planejamento e avaliação das estratégias em períodos mais curtos.

 

Principais tipos de métodos ágeis.

Existem alguns tipos de metodologias ágeis, hoje nós vamos conhecer os 3 mais usados e conhecidos.

 

Scrum

Focado nos membros da equipe, o Scrum tem o objetivo de tornar os processos mais claros, registrando de forma simples o andamento de todas as etapas do processo. Dessa forma, o colaborador consegue entender em que fase o projeto está, o que já foi entregue e o que falta ser feito.

Esse método ágil também permite que a entrega dos projetos seja feita mais rápida, sem perder a qualidade, tornando o time mais produtivo e eficiente.

O Scrum funciona a partir de ciclos rápidos, chamados de Sprints, nele é determinado um tempo onde as tarefas precisam ser concluídas.

O Scrum segue alguns princípios, entre eles:

  • Flexibilidade dos resultados
  • Flexibilidade dos prazos
  • Times pequenos
  • Revisões constantes
  • Colaboração
  • Orientação a objetos.

 

Kanban

O Kanban foi criado para ser um método de gestão de tarefas. Mas, hoje em dia, é muito usado no desenvolvimento de projetos por conta da sua principal característica: a possibilidade de visualizar o andamento de tarefas.

O Kanban é um dos métodos ágeis mais utilizados. Nele, você precisa dividir tudo o que precisa ser feito para a conclusão de um projeto em pequenas partes. Depois, cada uma dessas atividades será escrita em um post-it.

Esses post-it serão organizados em um quadro que será dividido em fases onde as tarefas irão passar. Por exemplo: para fazer, em andamento, concluído. A ideia é que o post-it comece na primeira etapa do quadro e vá passando de coluna em coluna até ser finalizado. 

Com esse método, o gestor e a equipe conseguem visualizar o andamento do projeto de forma detalhada, além de adaptar às seções do quadro kanban de acordo com a necessidade do projeto.

 

eXtreme Programming (XP)

Conhecida como XP, a Extreme Programming é uma metodologia focada no desenvolvimento de softwares. Ela se baseia em 3 pilares: agilidade na criação do sistema, economia de recursos e qualidade na entrega final.

Esse método ágil possui as melhores práticas de desenvolvimento de softwares, buscando garantir a efetividade do trabalho desempenhado pela equipe e a satisfação do cliente. Dentre essas práticas, podemos destacar:

  • reuniões de planejamento
  • integração e melhorias contínuas
  • testes de aceitação
  • mudanças incrementais
  • reuniões diárias para alinhamento do time
  • entregas frequentes ao cliente
  • simplicidade no design e funções

 

Que tipo de empresa pode se beneficiar com os métodos ágeis?

Todas as empresas, independente do tipo e do ramo de atividade, podem se beneficiar dos métodos ágeis. Para adotar este tipo de metodologia, a empresa precisa apenas saber onde quer chegar. Ou seja, ser focada em objetivos e enxergar a agilidade como uma forma de atingi-los.

É importante que a mudança para a metodologia ágil seja feita aos poucos para que a equipe se acostume e vá entendendo a nova forma de pensar.

Uma forma de começar a implantação dos métodos ágeis é marcar reuniões diárias curtas (de até 15 minutos) para que a equipe sinalize o andamento das suas atividades.

Os princípios e características de um time realmente ágil são:

  • Pessoas que possuem transparência das informações, com muita gestão visual, escalando problemas rapidamente; 
  • Times com objetivos claros e engajados, trabalhando em formato de SQUADs;
  • Visão de produto customer centric, mapeados em um backlog único;
  • Possuem métricas importantes visíveis;
  • Conseguem resolver problemas complexos;
  • Fazem entregas em ciclos curtos (são iterativos e incremental);
  • Promovem a melhoria contínua;
  • Identificam e removem impedimentos de forma rápida.

 

Benefícios dos métodos ágeis para um time.

Os métodos ágeis conferem muitos benefícios para o time e para a empresa, tornando-a mais produtiva e eficiente. Vamos conferir os principais benefícios dos métodos ágeis.

 

Mais velocidade e frequência nas entregas

Nos métodos ágeis, cada equipe é subdividida e responsável por uma parte menor do produto. Isso ajuda a manter o foco dos colaboradores e melhora a qualidade final da entrega. Isso acontece porque a equipe pode se concentrar em tarefas específicas.

A qualidade também aumenta já que os colaboradores não terão sobrecarga de atividades, tendo mais disponibilidade para aplicar toda a sua atenção e expertise naquela tarefa.

 

Melhoria na qualidade do produto

Como nos métodos ágeis o time faz entregas semanais (ou mensais) para o cliente, ele se torna peça chave no processo de desenvolvimento por meio de feedbacks, o que diminui muito a necessidade de refazer serviços, melhorando a qualidade e o alinhamento da equipe com às necessidades e desejos dos clientes.

 

Melhor planejamento de tempo e custos

Os sprints, citados anteriormente, são reuniões que acontecem entre os colaboradores com o objetivo de estabelecer prioridades e tarefas a serem concluídas em um determinado tempo. 

Com isso, é possível ter uma previsão do tempo que a sua equipe irá levar para executar uma tarefa ou função, além de entregar dados mais precisos para a estimativa de custo e planejamento de entregas.

 

Redução de riscos

Como o cliente participa ativamente junto a equipe, as falhas tendem a ser detectadas mais rapidamente e corrigidas por meio dos feedbacks e testes contínuos. Como os métodos ágeis são flexíveis e adaptáveis, essa redução de riscos é possível, se tornando uma grande vantagem desse tipo de metodologia.

 

A A.R.Phoenix utiliza a metodologia ágil em todos os serviços, a fim de ajudar os nossos clientes a se desenvolverem e sobressaírem no mercado. Conte com a nossa ajuda para montar times competentes e ágeis para a sua empresa. Fale com nossos especialistas.

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Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.