Skip to content
Como os Métodos Ágeis tornam sua empresa mais produtiva e eficiente?

Métodos ágeis tornam sua empresa mais produtiva e eficiente.

Os métodos ágeis ajudam muito na entrega e produtividade das equipes de uma organização. Além disso, eles também garantem a qualidade dessas entregas.

A implantação dos métodos ágeis se tornaram algo comum quando pensamos em manter uma equipe produtiva, cuidar para que ocorra uma boa comunicação e manter tudo alinhado.

Vamos entender mais sobre os métodos ágeis e como eles ajudam na produtividade e eficiência do time.

 

O que são os Métodos Ágeis?

Os métodos ágeis são usados para acelerar o desenvolvimento de projetos da empresa. O principal objetivo desse tipo de método é alcançar maior produtividade e reduzir falhas na entrega dessas tarefas.

Os métodos ágeis utilizam pequenos ciclos de trabalho para gerar melhorias contínuas nas estratégias do seu time. É importante que, para funcionar, o seu time tenha uma mentalidade e postura adequada. 

Os métodos ágeis requerem do time:

  • Mais colaboratividade e flexibilidade;
  • Práticas focadas no consumidor;
  • Planejamento e avaliação das estratégias em períodos mais curtos.

 

Principais tipos de métodos ágeis.

Existem alguns tipos de metodologias ágeis, hoje nós vamos conhecer os 3 mais usados e conhecidos.

 

Scrum

Focado nos membros da equipe, o Scrum tem o objetivo de tornar os processos mais claros, registrando de forma simples o andamento de todas as etapas do processo. Dessa forma, o colaborador consegue entender em que fase o projeto está, o que já foi entregue e o que falta ser feito.

Esse método ágil também permite que a entrega dos projetos seja feita mais rápida, sem perder a qualidade, tornando o time mais produtivo e eficiente.

O Scrum funciona a partir de ciclos rápidos, chamados de Sprints, nele é determinado um tempo onde as tarefas precisam ser concluídas.

O Scrum segue alguns princípios, entre eles:

  • Flexibilidade dos resultados
  • Flexibilidade dos prazos
  • Times pequenos
  • Revisões constantes
  • Colaboração
  • Orientação a objetos.

 

Kanban

O Kanban foi criado para ser um método de gestão de tarefas. Mas, hoje em dia, é muito usado no desenvolvimento de projetos por conta da sua principal característica: a possibilidade de visualizar o andamento de tarefas.

O Kanban é um dos métodos ágeis mais utilizados. Nele, você precisa dividir tudo o que precisa ser feito para a conclusão de um projeto em pequenas partes. Depois, cada uma dessas atividades será escrita em um post-it.

Esses post-it serão organizados em um quadro que será dividido em fases onde as tarefas irão passar. Por exemplo: para fazer, em andamento, concluído. A ideia é que o post-it comece na primeira etapa do quadro e vá passando de coluna em coluna até ser finalizado. 

Com esse método, o gestor e a equipe conseguem visualizar o andamento do projeto de forma detalhada, além de adaptar às seções do quadro kanban de acordo com a necessidade do projeto.

 

eXtreme Programming (XP)

Conhecida como XP, a Extreme Programming é uma metodologia focada no desenvolvimento de softwares. Ela se baseia em 3 pilares: agilidade na criação do sistema, economia de recursos e qualidade na entrega final.

Esse método ágil possui as melhores práticas de desenvolvimento de softwares, buscando garantir a efetividade do trabalho desempenhado pela equipe e a satisfação do cliente. Dentre essas práticas, podemos destacar:

  • reuniões de planejamento
  • integração e melhorias contínuas
  • testes de aceitação
  • mudanças incrementais
  • reuniões diárias para alinhamento do time
  • entregas frequentes ao cliente
  • simplicidade no design e funções

 

Que tipo de empresa pode se beneficiar com os métodos ágeis?

Todas as empresas, independente do tipo e do ramo de atividade, podem se beneficiar dos métodos ágeis. Para adotar este tipo de metodologia, a empresa precisa apenas saber onde quer chegar. Ou seja, ser focada em objetivos e enxergar a agilidade como uma forma de atingi-los.

É importante que a mudança para a metodologia ágil seja feita aos poucos para que a equipe se acostume e vá entendendo a nova forma de pensar.

Uma forma de começar a implantação dos métodos ágeis é marcar reuniões diárias curtas (de até 15 minutos) para que a equipe sinalize o andamento das suas atividades.

Os princípios e características de um time realmente ágil são:

  • Pessoas que possuem transparência das informações, com muita gestão visual, escalando problemas rapidamente; 
  • Times com objetivos claros e engajados, trabalhando em formato de SQUADs;
  • Visão de produto customer centric, mapeados em um backlog único;
  • Possuem métricas importantes visíveis;
  • Conseguem resolver problemas complexos;
  • Fazem entregas em ciclos curtos (são iterativos e incremental);
  • Promovem a melhoria contínua;
  • Identificam e removem impedimentos de forma rápida.

 

Benefícios dos métodos ágeis para um time.

Os métodos ágeis conferem muitos benefícios para o time e para a empresa, tornando-a mais produtiva e eficiente. Vamos conferir os principais benefícios dos métodos ágeis.

 

Mais velocidade e frequência nas entregas

Nos métodos ágeis, cada equipe é subdividida e responsável por uma parte menor do produto. Isso ajuda a manter o foco dos colaboradores e melhora a qualidade final da entrega. Isso acontece porque a equipe pode se concentrar em tarefas específicas.

A qualidade também aumenta já que os colaboradores não terão sobrecarga de atividades, tendo mais disponibilidade para aplicar toda a sua atenção e expertise naquela tarefa.

 

Melhoria na qualidade do produto

Como nos métodos ágeis o time faz entregas semanais (ou mensais) para o cliente, ele se torna peça chave no processo de desenvolvimento por meio de feedbacks, o que diminui muito a necessidade de refazer serviços, melhorando a qualidade e o alinhamento da equipe com às necessidades e desejos dos clientes.

 

Melhor planejamento de tempo e custos

Os sprints, citados anteriormente, são reuniões que acontecem entre os colaboradores com o objetivo de estabelecer prioridades e tarefas a serem concluídas em um determinado tempo. 

Com isso, é possível ter uma previsão do tempo que a sua equipe irá levar para executar uma tarefa ou função, além de entregar dados mais precisos para a estimativa de custo e planejamento de entregas.

 

Redução de riscos

Como o cliente participa ativamente junto a equipe, as falhas tendem a ser detectadas mais rapidamente e corrigidas por meio dos feedbacks e testes contínuos. Como os métodos ágeis são flexíveis e adaptáveis, essa redução de riscos é possível, se tornando uma grande vantagem desse tipo de metodologia.

 

A A.R.Phoenix utiliza a metodologia ágil em todos os serviços, a fim de ajudar os nossos clientes a se desenvolverem e sobressaírem no mercado. Conte com a nossa ajuda para montar times competentes e ágeis para a sua empresa. Fale com nossos especialistas.

Continue sua leitura!

Por que implementar um software de gestão de projetos na empresa?

Por que implementar um software de gestão de projetos na empresa?

A gestão de projetos envolve uma série de atividades complexas que demandam atenção e coordenação na busca da eficiência e organização. No contexto corporativo, a utilização de um software de…
Projetos blindados: Gerenciamento de riscos em projetos

Projetos blindados: Gerenciamento de riscos em projetos

O gerenciamento de riscos deve ser uma prática contínua para assegurar o sucesso de qualquer projeto. Ele é a sua armadura protetora contra imprevistos. Envolve a identificação, análise e mitigação…
8 estratégias eficazes para a Gestão de Projetos

8 estratégias eficazes para a Gestão de Projetos

O gerenciamento de projetos é uma disciplina complexa que vai além da compreensão de definições, reconhecer benefícios  e desafios. Para alcançar o sucesso, é fundamental implementar estratégias eficazes que guiem…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.