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OKRs, objetivos e resultados

Buscar conhecimento, mudar mindset, alinhar expectativas para o futuro. O ano novo chega trazendo desafios que nos impulsionam a querer viver ou criar algo novo, seja no trabalho ou na vida pessoal. Buscar conhecimento, mudar mindset, alinhar expectativas para o futuro. O ano novo chega trazendo desafios que nos impulsionam a querer viver ou criar algo novo, seja no trabalho ou na vida pessoal.

É um pouco assustador ter que pensar de uma só vez por todos os 365 dias do ano que está começando, então, como facilitar e organizar as coisas na nossa mente? Como é possível fazer isso?

Essa pergunta ficou na minha mente por alguns dias. Como organizar ideias e alinhar informações, planos, metas e ações para a roda girar? Foi num momento como este, em 2019, que recebi um post sobre a ferramenta OKR’s, enviado por meu colega Paulo Bastos, gestor de projetos aqui da empresa. Conferi o artigo, achei muito interessante e busquei mais informações sobre o assunto.

OKR’s (Objectives and Key Results) é um termo em inglês que significa “Objetivos e resultados chave”. É uma metodologia de gestão criada para tentar simplificar a forma de compreender, tornar visível e conquistar os principais objetivos de uma empresa. Esse método foi criado por Andrew Grove, ex CEO da Intel e foi aprovado por grandes empresas como o Google que usou o método como base para ir de 40 profissionais para mais de 60.000.

OKR’s é uma excelente e simples ferramenta, podendo ser usada em grandes e pequenas empresas ou até mesmo para a vida particular.

Quer entender um pouco como funciona? Primeiro vamos falar sobre os objetivos.

Os objetivos de uma OKR’s devem ser informações claras do que se pretende alcançar. Vou te dar um exemplo para que entenda bem.

Exemplo:

– Expandir o negócioObjetivo simples, claro e direto.

Ótimo, temos um objetivo. Qual o próximo passo? Vamos entender então o que são key Results.

Os Resultados Chave são parâmetros para identificar se estamos perto ou longe de alcançar os objetivos traçados. Para cada objetivo deve-se ter de 2 a 5 resultados chave, mais do que isso ninguém se lembrará direito.

Exemplo:

– aumentar de x para y o número de clientes que nos buscam pelas mídias digitais.

– converter de x para y leads em clientes.

– aumentar de x para y ações de prospecção.

Percebeu que todas as chaves estão ligadas a um número? Esses números é que permitirão que os resultados sejam mensurados facilmente, assim será possível saber se o objetivo já foi alcançado ou, se está perto ou longe de conquista-lo.

Cada empresa pode definir sua estrutura de trabalho utilizando OKRs, mas é importante que mantenham algumas ações para garantir o sucesso da ferramenta.

– Defina metas claras e específicas. Nada de tópico rebuscado, isso não é necessário. Obs.: se a meta passa de uma frase (refaça)

– OKR à vista de todos. Transparência é estratégia. Nesse método não é só a liderança que deve pensar e estabelecer objetivos e chaves. Deve contar, aproximadamente 40% de decisão da liderança e 60% da equipe.

– Compartilhe as conquistas. Se todos juntam esforços para atingir os objetivos, os resultados também precisam ser compartilhados com o grupo.

– Defina metas que ofereçam desafios para alcança-las, que façam repensar e recriar.

– Prazos curtos. OKR longa perde eficiência. Estabeleça prazos por trimestre.

– Acompanhamento constante. Avalie os resultados semanalmente ou quinzenalmente, isso garantirá a possibilidade de fazer ajustes rápidos.

– Não confunda esforços e resultados. O que precisa ser analisado é o resultado. Se existe muito trabalho e empenho, sem resultado, algo pode estar sendo feito errado.

– Remuneração e/ou promoções não devem estar vinculadas às OKRs. Ninguém vai querer ousar nos objetivos e dificultar o recebimento de bônus que deseja levar pra casa.

Considerando todas essas informações, crie uma planilha de controle e insira os seus objetivos e chaves, isso ajudará a mensurar os resultados. Essa avaliação é fundamental para entender se as ações estão no caminho certo, ajudarão a realizar tomadas de decisão justas e criar um ambiente mais agradável e colaborativo.

Agora é a sua vez!

Leia o artigo novamente, pesquise mais sobre o assunto e tente implementar.

Sonhe alto.

Raquel AzeredoAnalista de RH na A.R.Phoenix

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Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.