Skip to content
Pequenas empresas investir em cybersegurança: Confira o porquê!

Por que pequenas empresas devem investir em cibersegurança

A cibersegurança é um assunto que tem estado cada vez mais em pautas nas empresas. Independente do porte, esse procedimento de segurança nunca foi tão importante.

Acontece que, com a transformação digital, as organizações estão cada vez mais conectadas a dados e informações online. E apesar disto gerar certa independência e trazer muitas vantagens, também existe um lado ruim e perigoso nisso tudo.

Os dados vêm se tornando muito importantes, e isso faz com que se tornem alvo constante dos ataques cibernéticos.

De acordo com pesquisas, o Brasil é um dos países com maior número de ataques desse tipo.

Apesar dessa estatística, muitas empresas consideram a cibersegurança um gasto desnecessário, para evitar que essa porcentagem aumente, preparamos essa lista com os principais motivos para investir em cibersegurança, independente do tamanho da sua empresa.

 

4 motivos para a sua empresa investir em cibersegurança

 

1) Prevenção de ataques

Obviamente, o principal motivo para uma empresa investir em cibersegurança é aumentar a prevenção e proteção de ataques digitais.

Quando falamos em cibercrimes, estamos nos referindo a violações na segurança, como o roubo de informações sigilosas e outras ameaças.

Quando uma empresa adota recursos de cibersegurança, é possível minimizar os riscos de invasões e evitar potenciais prejuízos.

 

2) Segurança de dados

Quando sua empresa está desprotegida, pode sofrer ataques que resultem no vazamento de dados e informações sigilosas.

Às organizações que investem nesse tipo de recurso aumentam as chances de impedir que esses hackers consigam acessar dados pessoais de clientes ou até da própria empresa. 

Hoje, com a LGPD, o vazamento de dados pessoais e sigilosos configura crime e pode levar a organização a pagar uma multa bastante significativa, além de outros problemas que podem ser causados.

 

3) Garantir a rotina de produtividade do negócio

A cibersegurança assegura o funcionamento das atividades digitais da sua empresa. Sem falar nos recursos de segurança digital são capazes de impedir que as informações das empresas e clientes sejam adulteradas, facilitando a identificação de possíveis erros ou irregularidades no sistema. 

 

4) Diferencial competitivo

Como recentemente ocorreram diversos vazamentos de dados, os usuários e clientes buscam por empresas que passem essa ideia de confiança e responsabilidade.

Logo, um dos maiores erros cometidos pelas empresas é considerar a cibersegurança como um gasto secundário, já que o ato de investir em cibersegurança tem sido cada vez mais visto como um diferencial de mercado.

 

Aumente mais ainda a sua cibersegurança

Agora que você já conseguiu entender o porquê de investir na cibersegurança, confira algumas dicas simples e rotineiras que irão te manter um pouco menos vulnerável a ataques. 

  • não abrir anexos de e-mail de remetentes desconhecidos;
  • evitar utilizar conexões em redes públicas de Wi-Fi;
  • utilizar senhas fortes e a autenticação de dois fatores;
  • manter seu sistema operacional e seus aplicativos sempre atualizados;

 

Garantir softwares seguros é essencial para garantir a cibersegurança. Ao invés de investir naqueles softwares prontos e de desenvolvedores desconhecidos, conte com a A.R.Phoenix para desenvolver um software personalizado para sua organização.

Entre em contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.

Continue sua leitura!

Banco de dados blindados: Proteja seus dados críticos

Banco de dados blindados: Proteja seus dados críticos

Atualmente os dados se tornaram o ativo mais valioso para empresas e organizações. A segurança de bancos de dados é fundamental para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações…
Protegendo seu negócio: A importância da cibersegurança para pequenas e médias empresas

Protegendo seu negócio: A importância da cibersegurança para pequenas e médias empresas

A cibersegurança se tornou um elemento essencial para todas as empresas, independentemente do tamanho. No entanto, para as pequenas e médias empresas (PMEs), os desafios e as necessidades nesse campo…
Como usar a tecnologia ao seu favor em ESG

Como usar a tecnologia ao seu favor em ESG

As práticas de ESG estão, cada vez mais, fazendo parte do processo de gestão nas empresas. Isso porque, atender as demandas relacionadas à sustentabilidade se tornou uma prioridade no setor…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.