Skip to content
Qual a melhor linguagem: Python, Kubernetes ou C#?

Python, Kubernetes, C#: Qual a melhor linguagem de desenvolvimento?

Quando falamos de desenvolvimento de softwares, compreender e dominar a linguagem de programação é uma das habilidades mais importantes de um profissional. Já que possuir essa noção de programação irá auxiliar na inovação e compreensão das novas tecnologias.

 

Entendendo o que é uma linguagem de desenvolvimento.

Linguagem de programação nada mais é do que um conjunto de regras e instruções que um programador monta para gerar programas e softwares que serão processados por um computador, dispositivo móvel ou qualquer outro equipamento. 

Neste artigo iremos falar sobre 3 principais linguagens de desenvolvimento: Python, Kubernetes e C#.

 

Linguagem de desenvolvimento: Python, Kubernete e C#.

Python

A linguagem de desenvolvimento Python é muito utilizada dentro do DevOps, sendo considerada uma “Very High Level Language”.

Por ser orientada a objetos, essa linguagem é considerada modular, o que facilita o processo de reutilização do código. Além disso, de uma forma geral, a sintaxe é bastante amigável, intuitiva e muito simples de aprender, sendo uma das preferidas da nova geração de programadores.

Outra grande vantagem da linguagem Python é que é possível consultar sua documentação com bastante facilidade, já que existe um grande repositório de informações.

É considerada, por muitos, uma das linguagens de desenvolvimento mais poderosas da atualidade.

 

Vantagens da programação em Python.

  • facilidade de aprendizado e utilização por diversos públicos;
  • versatilidade e uso para variados fins;
  • é uma linguagem gratuita e de fonte aberta;
  • pode ser usada em diversos sistemas operacionais;
  • grande número de bibliotecas,  o que amplia as suas possibilidades.

 

A linguagem de desenvolvimento Kubernetes

A linguagem Kubernetes, ou kube, é um tipo de plataforma de orquestração de containers open source que automatiza parte dos processos para implantar, gerenciar e escalar aplicações em containers.

Desenvolvida pelos engenheiros do Google, essa é a tecnologia por trás dos serviços de cloud computing da empresa.

 

Vantagens da Kubernetes

  • Orquestrar containers em vários hosts.
  • Fazer melhor uso do hardware para maximizar os recursos necessários na execução de apps empresariais.
  • Controlar e automatizar atualizações e implementações de aplicações.
  • Ativar e adicionar armazenamento para executar apps stateful.
  • Escalar aplicações em containers e os recursos correspondentes com rapidez.
  • Gerenciar os serviços de maneira assertiva para que a execução das aplicações implantadas ocorra sempre como o esperado.
  • Permitir a auto recuperação e verificação de integridade das apps ao automatizar o posicionamento, a reinicialização, a replicação e o escalonamento.

 

Apesar de tantas vantagens, é importante saber que o Kubernetes depende de outros projetos para oferecer esses serviços orquestrados. Com a inclusão de outros projetos open source, fica claro todo o poder do Kubernetes.

 

A linguagem de desenvolvimento C#

A linguagem de desenvolvimento C#, ao contrário da Kube, é uma tecnologia da Microsoft, associada ao Visual Studio e muito parecida com o Java em muitos quesitos. Conhecida como uma linguagem tipada, isso significa que seus tipos de dados são fixos e que não são alteráveis com facilidade. Isso quer dizer que se for definida uma variável como numérica, não será possível atribuir caracteres a ela em outro ponto do código, por exemplo.

 

Vantagens da C#

  • Acessível para os desenvolvedores iniciantes
  • É uma linguagem multiplataforma, sendo capaz de construir aplicações que rodam no desktop, aplicações web e até aplicações para celulares.
  • Foi criada com base em linguagens existentes suprindo problemas que existiam nas mesmas.

 

Como percebemos, cada linguagem de desenvolvimento possui características próprias e são indicadas para aplicações específicas. No caso do DevOps, a linguagem Python ainda é a mais utilizada e indicada. 

Quer saber mais sobre a linguagem de desenvolvimento e entender qual usar em seu projeto? Fale com nosso time de especialistas e conte com a expertise de profissionais qualificados.

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.