Skip to content
Tendencias da tecnologia para 2023 - Conheça aqui!

Quais são as tendências da tecnologia para 2023

Estamos chegando ao final de 2022 e, por isso, começa-se a falar sobre as tendências da tecnologia para o próximo ano.

O Gartner, líder mundial em pesquisas sobre tecnologia, já anunciou algumas das tendências para 2023.

Estima-se que a internet das coisas irá continuar a oferecer oportunidades de inovação aos negócios digitais. Por isso, dominar essas tendências da tecnologia se faz muito necessário para as empresas que querem sair na frente. É importante, ainda, trabalhar para garantir as habilidades necessárias dentro do seu time de colaboradores.

 

Algumas das tendências da tecnologia para o próximo ano.

 

Nuvem

Estima-se que, até 2023, mais de 30% das maiores empresas da América Latina irão redefinir seus processos de escolha de nuvem, focando nos resultados de seus negócios, ao invés dos requisitos do setor de TI. Valorizando, assim, o acesso aos portfólios de fornecedores, do dispositivo até a borda e dos dados até o ecossistema.

 

Inteligência Artificial

Sabemos também que até meados de 2023, 40% dessas empresas usarão serviços governamentais assistidos por Inteligência Artificial que estarão ligados à nuvem para gerenciar, otimizar e proteger dados e recursos dispersos, sendo que 30% não atingirão o valor total devido a incompatibilidades de habilidades do setor de TI. 

Essa informação faz com que os gestores comecem a pensar em algo referente a cursos de aprimoramento para seus colaboradores.

 

Soluções integradas

De acordo com estudos, até 2024, 40% dos orçamentos de TI das principais empresas da América Latina serão redistribuídos por conta do movimento para a adoção de pacotes de soluções integradas “como serviço” nas áreas de segurança, plataformas em nuvem, espaço de trabalho virtual e conectividade.

 

Privacidade de dados

Hoje em dia, ainda existem muitas divergências quando falamos em privacidade de dados, mas, por conta da LGPD, até 2025, as divergências regionais em termos de privacidade de dados, segurança e as regras de captura/uso/divulgação. A LGPD já está começando a forçar uma reestruturação das empresas latino-americanas a reestruturarem seus processos de governança de dados centralizados em uma base autônoma.

 

Gastos e investimentos

Pesquisas feitas pela Forbes revelam que, em 1992, as empresas gastavam, em média, cerca de 2% da receita com tecnologia. Hoje, esse número é de 8,2%, o que indica um investimento crescente das companhias em ferramentas e serviços de TI.

A tendência é que esse número se aproxime de 9% em 2023, e continue a crescer. 

 

Às tendências da tecnologia cada vez se tornam mais importantes dentro de uma empresa, sendo muito inteligente ficar atento ao que está para chegar no mercado. Nem que seja para preparar um profissional para lidar com essa nova forma de fazer negócio.

A A.R.Phoenix pode te ajudar na missão de ser uma empresa inovadora e que conta com a transformação digital. Entre em contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.