Skip to content
Como montar uma rede estruturada: Confira 10 dicas

Rede Estruturada: Confira 10 dicas de como montar a sua

O fator principal na comunicação de dados de uma empresa é a rede estruturada. Ela interliga todos os equipamentos da sua empresa, estruturando melhor os pontos. 

A rede estruturada é o pilar da sua empresa, quando se trata da comunicação de dados. Continue lendo e aprenda como montar uma rede estruturada na sua empresa.

 

O que é uma rede estruturada?

Uma rede estruturada compreende um conjunto de computadores ativos e cabos, que trabalham de forma sincronizada e em conjunto.

O funcionamento ideal é imprescindível para que não haja nenhuma perda de dados dentro da sua empresa. 

Os equipamentos da sua empresa precisam se comunicar entre si, tanto para compartilhar dados internos quanto para fazer a comunicação entre um computador e uma impressora. 

 

Como montar uma rede estruturada?

Para que você consiga montar uma rede estruturada extremamente confiável, evitando retrabalhos, confira abaixo algumas dicas essenciais para que essa rede seja realizada de forma segura.

 

Infraestrutura física

Para começar, é preciso conhecer bem o ambiente em que irá ser montada esta rede.

Para isso, você pode contar com uma planta baixa, por exemplo, para poder ser calculada algumas dimensões e quantidade de equipamentos necessários.

Aqui temos a primeira etapa do projeto de rede: conhecer o espaço disponível para mensurar a quantidade de equipamentos que será necessário.

 

Insumos

Saber sobre a infraestrutura e a quantidade de pessoas que irão utilizar essa rede, é fundamental para que você possa fazer o cálculo da quantidade de insumo, como metragem de cabo de rede, switches, telas de computadores, mouses, teclados e outros.

Com essas informações, você conseguirá fazer um orçamento assertivo, sem gastos extras.

 

Infraestrutura elétrica

É importante que o seu projeto contemple a etapa de instalação elétrica, que é essencial para que a rede funcione corretamente. É importante contar, inclusive, com geradores exclusivos para os seus servidores. 

Conte com uma empresa especializada para realizar a contratação dessa parte, assim além de você ganhar tempo, também minimiza os riscos.

 

Sistema de redundância

Tenha um plano B! Assim, caso aconteça alguma situação que você não tenha controle, como faltas de luz, falhas de equipamentos e etc.

Dessa forma, sua empresa e colaboradores poderão continuar operando. Nesses momentos, contar com backups é uma salvação.

Tente mapear todos os possíveis imprevistos e selecionar o melhor plano de ação para se precaver.

 

Provedor de internet dedicada

Estar online é uma obrigação, logo, ter um provedor de internet de qualidade é extremamente necessário para garantir a estabilidade da rede.

É válido, inclusive, considerar a contratação de mais de uma empresa provedora de internet, para garantir que não haja falhas. 

 

Segurança da informação

Chegou o momento de garantir a segurança das informações que passam pela rede estruturada. É imprescindível, então, que se tenha um ótimo firewall para aplicação de políticas de acesso, antivírus e etc.

Fique sempre atento aos updates, eles são indispensáveis para garantir e manter a segurança da rede da sua empresa.

 

Com essas dicas, fica muito mais fácil definir o prazo de execução do projeto de rede estruturada e os custos envolvidos. 

Conte sempre com a A.R.Phoenix para te ajudar no processo de rede estruturada da sua empresa. Entre em contato com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas. 

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.