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Especialista em Desenvolvimento de Softwares

Service Solution: como garantir transformação digital para os negócios

A área de TI é bastante reconhecida e solicitada pelas empresas de diversos segmentos, sendo um setor que realiza serviços para os demais setores. Tecnologia da Informação ou TI, como ficou conhecida, é uma área que inclui um conjunto de atividades e soluções envolvendo banco de dados, hardware, software e banco de redes. 

 

O que são serviços de TI?

Serviços de TI são um conjunto de atividades e soluções que envolvem banco de dados, hardware, software e banco de redes. Todas as ações são executadas para auxiliar as análises e gerenciamento das informações. Eles se dividem em três principais áreas de atuação dentro do mercado: 

  • Infraestrutura: atuam os analistas de suporte técnico e administradores de rede;
  • Software: estão os programadores e desenvolvedores tecnológicos;
  • Banco de dados e redes: conhecidos como ADBs e especialistas; 

 

O intuito desses serviços é trabalhar em conjunto, para garantir melhores resultados em ações assertivas. 

 

Principais características dos serviços de TI

Intangibilidade

Ou seja, aquilo que não é palpável. Por conta dessa característica, há uma grande subjetividade na avaliação dos serviços. Para amenizar dúvidas do contratante, os gestores precisam se preocupar mais com as características físicas da empresa e produtos agregados, como relatórios, amostras de resultado, capacidade técnica e etc. É muito importante criar valores tangíveis para, assim, diminuir as dificuldades do setor. 

 

Heterogeneidade

Essa característica está atrelada ao fato de que um serviço de TI nunca será oferecido da mesma forma a dois clientes distintos. Alguns fatores, como: a capacitação de quem presta o serviço, a necessidade de personalização que envolve serviços específicos e até a forma como o cliente explicou sobre a demanda, ratificam esse fato. Apesar disso, é importante monitorar o desempenho das atividades e a satisfação dos clientes, a fim de sugerir melhorias e identificar pontos fracos.  

 

Inseparabilidade

Trata-se da impossibilidade de separar o prestador do serviço que ele oferece. Sendo assim, é importante investir tanto na capacidade técnica do profissional de TI quanto no desenvolvimento do seu atendimento, melhorando a relação com o cliente. 

 

Algumas soluções em TI corporativa

Outsourcing de TI

É uma solução de gerenciamento de recursos digitais com custo mais acessível, flexível e de alto valor agregado para várias companhias. Com o Outsourcing, gestores e líderes podem focar em projetos mais importantes, deixando a gestão de TI para especialistas. 

 

Big data

É a famosa análise de dados que, nos últimos anos, se tornou uma das principais estratégias de empresas que procuram criar rotinas de trabalho digitais. Com o Big Data é possível classificar, processar e avaliar registros digitais de redes sociais, planilhas e sensores internos. É possível prever tendências de mercado, analisar o comportamento do seu público-alvo, além de liberar gestores e líderes para obter insights da organização. 

 

DevOps

Hoje em dia, é uma das principais culturas operacionais para companhias do setor. O DevOps é uma política onde os times de desenvolvimento e operações são integrados, criando um fluxo de trabalho contínuo, fazendo com que a empresa torne os seus processos de entrega de software mais ágeis e menos suscetíveis a erros. 

 

Business Intelligence

As ferramentas de BI possibilitam a coleta, a análise e o processamento de dados para que os gestores tenham uma visão mais ampla do mercado em que atuam. Sendo possível identificar, por exemplo, as características de seu público-alvo, bem como a aceitação de seus produtos ou serviços e a possibilidade de inovação. Com essas informações fica muito mais fácil e assertiva a tomada de decisão. 

 

CRM

O relacionamento com os clientes é um diferencial competitivo para as empresas, independente do setor em que está inserida. Ferramentas de CRM ajudam os gestores a centralizar os dados relativos às interações com os clientes, criando um histórico que permite a antecipação de demandas.

Com ele, é possível criar um funil de vendas, onde a equipe de marketing só passará para o time de vendas aqueles clientes que estiverem prontos para a conversão, tornando o processo muito mais coordenado e eficaz.

 

Como vimos, os profissionais que trabalham com TI estão diretamente ligados ao progresso, desenvolvimento e organização das empresas. E, apesar de existirem diversas subdivisões dentro da área de TI, todas estão interligadas entre si. 

A A.R.Phoenix é uma Solution Provider de TI com foco no mercado corporativo e financeiro. Nós estamos no mercado com a intenção de ajudar empresas a se desenvolverem com a ajuda dos nossos especialistas. Fale com nosso time e tire suas dúvidas.

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Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.