Skip to content
Por que investir em Softwares Personalizados

Por que Investir em Softwares Personalizados?

Vivemos numa época em que os avanços tecnológicos mudaram significativamente a forma como as empresas conduzem seus negócios, e uma das áreas mais impactadas por todo esse avanço é o desenvolvimento de software. Os softwares são ferramentas poderosas que podem impulsionar uma empresa para o sucesso.

No entanto, eles não são criados da mesma forma, existem pelo menos dois tipos, são eles: os softwares personalizados, feitos sob medida para atender as necessidades de um negócio e os softwares genéricos, para atender um público amplo, com especificações gerais e sem a possibilidade de personalização em muitos casos.

Neste artigo, vamos explorar os motivos pelos quais vale a pena investir em software personalizado.

 

Introdução

À medida que as empresas buscam aumentar a eficiência, aprimorar processos e melhorar a experiência do cliente, a demanda por soluções de softwares personalizados tem crescido muito. A abordagem “tamanho único”, quer dizer, software genérico, muitas vezes não consegue atender às necessidades complexas das empresas modernas. É aqui que o software personalizado entra em cena.

 

Softwares ajustados às necessidades da empresa

O grande benefício dos softwares personalizados é que eles são ajustados às necessidades específicas da empresa, pois cada negócio é único, com seus processos, fluxos de trabalho e requisitos exclusivos. Sendo assim, ao optar por um produto personalizado a empresa pode moldar a solução de acordo com suas demandas exclusivas, eliminando a necessidade de precisar mudar ou ter que ajustar seus processos para se adequar a um software genérico. 

Por exemplo, uma empresa de logística pode desenvolver um software personalizado para gerenciar seus estoques, rastrear as entregas e analisar dados de compras. Este software pode ajudar a reduzir os custos, aumentar a eficiência das entregas e melhorar o atendimento.

 

Eficiência e Produtividade Aprimoradas

O software personalizado proporciona a melhoria da eficiência e da produtividade dos negócios, pois permite automatizar processos, eliminar tarefas manuais e integrar sistemas. Essas ações geram melhores resultados na eficiência operacional. Com fluxos de trabalho mais objetivos e automatizados, os profissionais podem se concentrar em tarefas de maior valor, aumentando a produtividade geral da empresa.

Por exemplo, uma empresa de manufatura pode desenvolver um software personalizado para gerenciar o fluxo de trabalho, programar máquinas e monitorar a qualidade da matéria-prima adquirida. Este software pode ajudar a empresa a reduzir o tempo de produção, melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a rentabilidade.

Empresas que investem em software personalizado podem ter um aumento médio de 15% a 20% na sua produtividade, segundo um estudo da IDC (International Data Corporation), 

 

Integração Perfeita

Quando um software é personalizado, ele é projetado para se integrar perfeitamente aos sistemas e aplicativos já existentes na empresa. Sendo assim é possível eliminar problemas de compatibilidade e facilitar a troca de informações entre a organização como um todo. Essa integração cria uma visão sistêmica e completa de todas as operações, permitindo a tomada de decisões mais assertivas.

 

Escalabilidade e Competitividade

Uma empresa não pode permanecer estática. É necessário que ela cresça e evolua ao longo do tempo. Considerando essa necessidade, o softwares personalizados podem, e devem ser projetados levando em conta a escalabilidade. Isso significa que à medida que a empresa cresce e enfrenta os novos desafios, o software pode ser ajustado e expandido para se adequar à nova realidade, sem que seja necessário revisar o sistema completamente.

Além dessa flexibilidade, o software feito sob medida permite que a empresa se destaque no mercado, pois a personalização cria soluções únicas e inovadoras que podem impactar na experiência e satisfação do cliente. Além disso, pode atrair novos clientes, contribuindo assim para a vantagem competitiva da empresa.

 

Aproveite e leia sobre tendências para transformação digital. https://arphoenix.com.br/tendencias-da-transformacao-digital-no-mercado/

 

Conclusão

Investir em softwares personalizados não é apenas uma tendência, mas sim uma estratégia sólida com uma série de benefícios duradouros. Tem por finalidade aprimorar a eficiência, permitir integrações perfeitas, oferecer escalabilidade, flexibilidade e competitividade.

Considerando estudos e relatos de sucesso, optar pelo software personalizado é mais do que criar uma despesa. É sim um investimento inteligente que contribuirá para o crescimento, lucratividade e inovação. Aqui na A.R.Phoenix temos vários cases de sucesso dos clientes que confiaram em nossa experiência e expertise e desenvolveram junto conosco produtos diferenciados e inovadores.

Se você está procurando uma maneira de melhorar o desempenho da sua empresa, o software personalizado é uma ótima opção. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa a se destacar no mercado.

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.