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As tendências da Transformação Digital para o mercado

Tendências da transformação digital no mercado

A transformação digital trouxe diversas soluções que se tornaram ferramentas essenciais para a sobrevivência das empresas no mercado. Isso porque, o mercado está extremamente digital, estruturado e competitivo. 

Desde 2020, com a pandemia do Covid-19, a transformação digital se tornou mais presente nas empresas. Para dar continuidade em suas atividades, muitas empresas precisaram se adequar a realidade digital.

Essa estruturação, porém,  foi feita sem muito planejamento e estratégias. 

Pensando nisso, trouxemos neste texto as principais tendências da transformação digital para que você entre em 2022 de forma mais preparada.

 

Principais tendências da transformação digital no mercado.

Acompanhar as tendências da transformação digital é uma forma de entender o mercado e montar estratégias para que a sua empresa cresça no próximo ano. 

Vamos conferir as principais tendências da transformação digital no mercado de trabalho.

 

Trabalho remoto é o novo normal

O trabalho remoto (ou híbrido) é uma das grandes tendências da transformação digital.

Apesar de ser um modo de trabalho que já fazia muito sucesso em alguns países como Estados Unidos, ainda não era muito bem visto pela liderança das empresas do Brasil. 

Porém, a pandemia forçou as empresas a testarem essa nova forma de se trabalhar e, apesar das inseguranças, o resultado foi ótimo.

Melhores resultados, trabalhadores engajados, motivados, equipes conectadas, maior dinamismo e custos operacionais reduzidos.

 

Cloud Computing

O cloud computing, ou computação em nuvem, está muito ligada ao tópico anterior, ganhando uma popularidade enorme com o trabalho remoto. 

Ao utilizar esse tipo de serviço, a empresa pode contar com uma boa redução de custos.

Mas esse não é o único benefício de contar com a computação em nuvem, como: a flexibilização da estrutura, otimização dos processos, elasticidade e escalabilidade de recursos, segurança da informação contra perda de dados, backup de dados, e muito mais.

 

Análise de dados é um grande diferencial competitivo

As empresas estão passando a contar mais com o Big Data. Ele é, e continuará sendo, muito usado para o crescimento por análises preditivas e decisões baseadas em dados.

Esse uso de dados ajuda as empresas a se adequarem a novas tendências de consumo e trabalho, tomadas de decisões ágeis.

 

AI e Machine Learning 

Quando falamos em transformação digital, os dados são considerados ouro.

Mas para que isso seja verdade, é preciso contar com ferramentas que analisem esses dados para que eles não se tornem um monte de informações sem valor.

Por conta disso, o AI e o Machine Learning cresceram muito desde 2020, já que, quando bem utilizados podem funcionar como meio de captação, gerenciamento, enriquecimento e visualização sobre o futuro do negócio.

 

Integração das Tecnologias 5G e Wifi 6

A conectividade é primordial para a transformação digital.

E é por isso que precisamos de redes melhores. A solução perfeita para uma conectividade de alto desempenho, alívio nos gargalos, melhor experiência nos dispositivos móveis é a integração do Wifi 6 e a rede 5G.

Essa integração irá ajudar a sanar os problemas com conectividade e velocidade.

 

Internet das Coisas (IoT)

A internet das coisas é uma tecnologia onde há a comunicação entre as máquinas e as coisas conectadas à internet, proporcionando um ambiente inteligente.

A IoT tem o poder de tornar tudo ao nosso redor mais responsivo e personalizado.

O resultado disso é o aumento da produtividade, decisões rápidas com fit para o perfil do consumidor alvo, além de benefícios para a produtividade, mais praticidade e acesso rápido às informações.

 

Segurança dos dados continuará em alta

A transformação digital é baseada em dados, logo eles são a fonte do funcionamento de tudo.

Com a mudança do cenário das empresas para o virtual de forma desorganizada acabou deixando o controle dos dados das empresas vulneráveis.

Sendo assim, tanto o consumidor quanto as empresas, demandam por maior proteção, uma vez que os dados são explorados e vendidos.

A privacidade, segurança e transparência no tratamento dos dados continuará como prioridade pelos próximos anos.

 

Agora você já sabe algumas das principais tendências da transformação digital no mercado de trabalho e sabe onde investir e o que aproveitar.

Lembrando que é muito importante, como gestor, entender o nível de maturidade digital da sua empresa para dar passos de acordo com as suas necessidades.

Conte com a A.R.Phoenix para te ajudar na sua transformação digital, entre em contato com nosso time de especialistas.

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Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.