Skip to content
O que é acessibilidade digital e o que você precisa saber sobre.

Tudo o que precisa saber sobre Acessibilidade Digital

A acessibilidade digital é um termo muito usado nos dias de hoje. Desde que começamos a viver a era digital, cada vez mais a tecnologia está presente em nossas vidas, tornando-se ferramenta de trabalho, meio de informação, educação, localização e muitas outras facilidades.

Claro que, não podemos deixar de lado as pessoas que não têm acesso a tecnologias comuns, por precisar de necessidades especiais. Como, por exemplo, pessoas com deficiência visual, surdos, entre outros.

Vamos entender melhor sobre o que é a acessibilidade digital e porque ter sites acessíveis. 

 

O que é acessibilidade digital?

A acessibilidade surgiu baseada no direito de todas as pessoas usufruírem de serviços, atividades, produtos e conteúdos de forma igualitária e sem nenhum impeditivo, independente das limitações físicas, sociais, culturais e qualquer outro tipo.

A acessibilidade digital abrange as diretrizes da acessibilidade no quesito digital. Ou seja, uma empresa que utiliza sites para divulgar seus produtos e serviços precisa criar uma ferramenta ou solução para que as pessoas com dificuldades físicas possam usufruir dos serviços oferecidos pela plataforma da mesma forma que todas as outras pessoas.

Para que a acessibilidade digital aconteça, é preciso planejar e executar a usabilidade e a experiência do acesso de forma inclusiva. Por exemplo, às pessoas com deficiência visual necessitam de leitores de telas, os surdos precisam de uma acessibilidade em língua de sinais e etc.

 

Qual a importância de ter sites acessíveis?

Quando uma empresa monta um site acessível, isto representa o cuidado que essa empresa tem com a responsabilidade social, o que irá impactar diretamente na sua imagem. 

Esta é uma oportunidade das empresas atenderem a um público gigante, que podem acessar o seu site de forma democrática e que precisará de atenção para ter esse acesso igualitário.

Vamos conferir os principais benefícios de se ter um site acessível.

 

Ajuda a melhorar a experiência de quem acessa

São poucas as empresas que se preocupam em tornar seus sites acessíveis, ao aderir a acessibilidade digital você irá trazer essa reflexão à tona.

Ao investir em medidas para tornar o mundo digital mais agradável para quem acessa, você estará agregando valor a sua própria marca, ganhando notoriedade e competitividade de mercado, além de tornarem o mundo um pouco melhor para as pessoas deficientes.

 

Traz inovação

Buscar essas possibilidades de acessibilidade digital é algo que irá trazer inovação para o seu negócio. Esse conceito está cada vez mais forte e se tornando uma tendência entre as empresas.

Essa prática faz com que as empresas consigam alcançar e manter o cumprimento de regulamentos e normas. Quando falamos em inovação, podemos falar também da integração de serviços de correção e avaliação de conformidade com tecnologia assistiva para melhorar ainda mais a experiência das pessoas com deficiência.

 

Permite o acesso a todos

O principal benefício de ter um site acessível a todos é ser igualitário, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, empática e responsável.

Com isso, você estará contribuindo para um mundo mais justo e também fortalecendo a marca e imagem da sua empresa.

 

Melhora a informação

Se todos, independente das dificuldades, têm acesso a informação, logo a acessibilidade ajuda a aumentar e melhorar a informação. Assim, é possível aumentar o número de pessoas com acesso às informações fornecidas, e aumentar a eficiência da propagação dessa informação.

Além disso, a empresa consegue ampliar o seu público e as suas possibilidades.

 

Consegue levar a mensagem com eficiência

A mensagem, como falamos anteriormente, chega a mais pessoas através da acessibilidade digital, mas permite que a mensagem seja fornecida de forma eficaz a todos os públicos, alcançando muitas pessoas.

A população que possui algum tipo de deficiência, é pouco impactada pela divulgação de serviços e produtos, sendo uma ótima opção se comunicar com esse público.

 

Viabiliza a inclusão social

Infelizmente, no Brasil, poucos sites são acessíveis. Logo, às empresas que optam pela acessibilidade digital saem na frente no quesito competitividade de mercado, ganham credibilidade, notoriedade e agregam valor aos seus produtos e serviços. 

Todos esses benefícios não são só para a empresa, mas também para todos os usuários deficientes e para a sociedade como um todo. Quanto mais ações de acessibilidade digital, cada vez mais a sociedade se torna igualitária.

 

Como resolver os problemas de acessibilidade digital?

Ao criar softwares e aplicativos, é muito importante que a acessibilidade digital esteja dentro do planejamento e execução da ferramenta. A A.R.Phoenix te ajuda a criar softwares e aplicativos sob medida, de forma simples e prática de acordo com as necessidades do seu negócio.

Percebemos no decorrer deste artigo que a acessibilidade digital é importante para toda a sociedade, trazendo muitos benefícios para a empresa que adota essa causa. Isso porque, esses aplicativos, sites e softwares que contam com acessibilidade acabam atendendo mais pessoas. 

 

Conte com a A.R.Phoenix para te ajudar nessa jornada de acessibilidade. Tire suas dúvidas com nosso time de especialistas.

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.