Skip to content
Chat GPT: Entenda mais sobre ele e sua revolução

Tudo sobre o revolucionário Chat GPT

A nova tecnologia, Chat GPT, tem dado o que falar e já conquistou milhões de usuários e criou muito burburinho no mercado. 

Essa tecnologia, por mais recente que seja, pode transformar o mercado de trabalho, educação e sociedade, como um todo. E já sabemos que ela é capaz de criar textos simples e automatizar tarefas rotineiras.

Mas como usar o chat GPT sem violar limites éticos do uso da inteligência artificial? Até que ponto elas podem ajudar e atrapalhar?

Vamos voltar ao início.

 

Entendendo o que é o Chat GPT.

O Chat GPT (Generative Pre-Trained Transformer) é um modelo de linguagem baseado em aprendizagem profunda, ou deep learning.

Em outras palavras, a plataforma utiliza algoritmos baseado em redes neurais que permitem estabelecer uma conversa com o usuário a partir do processamento de dados.

Se apoiando na linguagem humana, a tecnologia entende a profundidade e contexto das solicitações e, assim, responde às demandas de forma precisa.

Criada em 2019 pela empresa OpenAI, que recebe aporte financeiro para estimular o desenvolvimento de novas tecnologias inovadoras como o Chat GPT.

 

Diferença entre o Chat GPT e um Chatbot Convencional.

Os chatbots convencionais precisam ser programados por meio de um script manual pré-definido. Sendo assim, eles não têm “habilidade” para responder qualquer dúvida do usuário, apenas aquelas que estão programadas. 

O Chat GPT, por sua vez, é uma tecnologia de modelo de linguagem, que é capaz de compreender as palavras e desenvolver conversas mais complexas e responder a um número infinito de perguntas.

No chatbot, ao chegar em uma situação onde o chat não está programado para responder, ele direciona a um agente humano. No caso do Chat GPT, ele consegue responder a qualquer pergunta, mesmo que seja feita pela primeira vez.

 

Como o Chat GPT funciona?

O Chat GPT funciona por meio de uma base de conhecimento atualizada que permite a decodificação das palavras, oferecendo respostas textuais às pessoas. Para acessar o Chat GPT, basta entrar em seu site oficial, clicando aqui.

É possível utilizar a versão gratuita da ferramenta, mas também existem planos pagos que possuem algumas vantagens. Com ele, é possível:

  • Estabelecer uma conversa com a ferramenta
  • Fazer perguntas sobre diversos assuntos
  • Perguntar sobre qualquer conceito
  • Demandar letras de música e poemas
  • Pedir informações

 

Os usuários do Chat GPT podem corrigir as informações fornecidas, sendo um modelo colaborativo. Além disso, as conversas ficam armazenadas, podendo ser consultadas mais tarde. Por meio de uma API, o Chat GPT pode ser integrado a outras ferramentas, como.

  • Word
  • Bing
  • Chatbot
  • WhatsApp Business

 

Conclusão

Esta tecnologia é um grande avanço tecnológico, permitindo que usuários do mundo todo se comuniquem de forma natural com as máquinas. A evolução na conversação, linguagem natural, memória e aprendizado também tornam esses robôs mais inteligentes e capazes de gerar cada vez mais diálogos mais complexos.

Ainda há, porém, muito espaço para melhorar e tornar a aplicação mais útil para o mercado. Além disso, é importante entender que os robôs GPT dependem exclusivamente do conteúdo e contexto apresentado pelo usuário, o que significa que eles não podem adivinhar ou interpretar se a informação não for passada com detalhes.

 

Como falamos anteriormente, ele ainda está em uma fase gratuita, sendo possível testar a tecnologia acessando a sua página oficial. 

Com um futuro promissor, o Chat GPT é uma ferramenta valiosa para agilizar o processo de interação entre usuário e computador. A Microsoft, por exemplo, já anunciou a incorporação da ferramenta em seu motor de busca, o Bing. 

O Chat GPT tem muito potencial para revolucionar o mercado. Por isso, entender como ele pode ajudar a sua empresa é essencial. Nossos especialistas mergulharam a fundo nessa tecnologia para entender a melhor forma de usá-la e ajudar você nesse processo. Fale com nosso time de consultores e tire suas dúvidas sobre o Chat GPT.

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.