Skip to content
O que é Data Science e quais os seus benefícios para sua empresa

Data Science: o que é e quais os benefícios para sua empresa

O Data Science (ou Ciência de Dados) é algo muito importante para potencializar o desempenho da sua empresa, independentemente do segmento em que ela atua. Ele pode ajudar nas decisões de marketing, vendas, RH e qualquer outro setor da empresa.

No mundo atual, onde vemos muito da transformação digital e competitividade das empresas, percebemos como é importante usar técnicas para aprimorar o seu negócio. E é nesse ponto que o Data Science se torna essencial.

Neste artigo nós vamos falar um pouco mais sobre o que é Data Science e a importância dele.

 

O que é Data Science?

Vamos começar pelo início, explicando o que é o Data Science.

O Data Science, ou ciência de dados, representa diversas áreas de trabalho que tem um principal objetivo de transformar uma grande base de dados complexos em informações válidas. Ou seja, é uma aplicação orientada por dados.

São funções variadas, metodologias e estratégias que irão ajudar no uso inteligente desses dados nas operações e processos da organização. 

O Data Science pode ser usado desde em situações do dia a dia, até no uso eficiente das máquinas e na busca de precisão estratégica de comunicação. Com a ciência de dados é possível transformar dados em decisões, ou seja, os dados facilitam uma jornada de decisão mais assertiva.

Ao aplicar o Data Science, nós somos capazes de:

  • Fazer uma observação;
  • Gerar hipóteses a partir das observações;
  • Realizar um experimento;
  • Analisar os dados gerados com o experimento;
  • Compartilhar os resultados.

 

Tipos de análise de dados pelo Data Science

Com o Data Science, é possível realizar alguns tipos de análise desses dados recolhidos. Vamos entender melhor quais são os tipos de análise que podem ser feitas.

 

Análise descritiva

É uma das análises mais importantes e usadas. Quando falamos em análise descritiva, o objetivo é descobrir padrões e, assim, classificá-los, analisá-los e entender o que é preciso para que eles se tornem eficientes.

 

Análise diagnóstica

Quando falamos de análises de diagnóstico, o objetivo muda um pouco. Aqui a ideia é identificar e avaliar o impacto e benefícios de uma ação ou estratégia. Entendendo assim o desempenho do que está sendo feito, percebendo o que precisa melhorar.

 

Análise preditiva

O nome já diz muito, não é mesmo? O uso de dados e informações para prever o que irá acontecer. Ou seja, a partir da análise desses dados você poderá identificar tendências e necessidades que irão surgir no mercado.

 

Importância de usar o Data Science

Toda atividade gera um dado, e são esses dados que irão apontar caminhos para tomada de decisão mais assertivas e, até mesmo, esclarecer e ajudar a consertar problemas. 

Acontece que, grande parte das empresas não coleta essas informações, Outras coletam essas informações mas de forma incompleta, sem controle de qualidade. Sendo insuficientes para ajudar na jornada de tomada de decisão.

É preciso analisar primeiro os dados relevantes para o seu negócio, para que os dados obtidos sejam ideal para uma análise eficiente. O profissional de data science tem como objetivo analisar a qualidade dos dados a serem processados, para obter informações relevantes e de qualidade, para melhorar as soluções da sua empresa.

Utilizar o data science é importante para avaliar melhor os processos e fazer questionamentos objetivos para, assim, obter o melhor conjunto de informações.

 

Quais são os benefícios de aplicar a Ciência de Dados?

Agora que você já sabe o que é Data Science, é preciso conhecer os benefícios que ela pode trazer para a rotina da sua empresa.

 

Reter e encantar clientes

Podemos dizer que o principal benefício que o Data Science traz para a sua organização está diretamente relacionado a reter e encantar os consumidores que se relacionam com a sua empresa.

É essencial entender as preferências, enviar newsletter, buscar padrões e comportamentos para, assim, aprimorar o seu produto ou serviço.

Os dados podem ajudar fornecendo os recursos necessários para análises completas que irão transformar as suas ações em estratégias eficientes.

 

Auxilia a personalização de produtos

A personalização de produtos ou serviços pode ser um diferencial da sua marca com os clientes. Com insights relevantes sobre o que o cliente busca, por exemplo,você poderá refinar o que irá entregar a esse consumidor, garantindo satisfazer às necessidades dele.

Com a ajuda do Data Science, essa personalização pode ocorrer na definição de layouts e design, quais canais sua empresa vai estar presente e muito mais.

 

Ajuda a prever as demandas da empresa

Partindo do princípio que a ciência de dados consegue reconhecer padrões, é possível que ela ajude na identificação de certas tendências dentro da sua organização. Assim, ela contribuirá na otimização de processos, como na previsão de demandas da empresa.

 

Melhora as ações de marketing

Como falamos anteriormente, o Data Science ajuda na identificação e reconhecimento de padrões, o que é ótimo para ações de marketing. 

Esses insights podem ajudar a identificar palavras-chaves que irão melhorar o seu rankeamento em mecanismos de busca, aumentando o tráfego das suas páginas, por exemplo. Algo muito importante também, é que a ciência de dados ajuda a sua equipe de marketing a conseguir um maior ROI (Retorno sobre o Investimento).

 

Esses são só alguns benefícios que o Data Science pode trazer para a sua empresa. Como percebemos ela tem inúmeras aplicações e pode ajudar o seu negócio a se estabelecer em um mercado tão competitivo.

A A.R.Phoenix pode te ajudar no desenvolvimento de softwares, plataformas multicloud para microsserviços, e até na integração e atualização de sistemas legados, permitindo que seu time tenha maior foco. Fale com um de nossos especialistas e comece a dar sentido a todos os dados captados diariamente.

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.