O Data Science (ou Ciência de Dados) é algo muito importante para potencializar o desempenho da sua empresa, independentemente do segmento em que ela atua. Ele pode ajudar nas decisões de marketing, vendas, RH e qualquer outro setor da empresa.
No mundo atual, onde vemos muito da transformação digital e competitividade das empresas, percebemos como é importante usar técnicas para aprimorar o seu negócio. E é nesse ponto que o Data Science se torna essencial.
Neste artigo nós vamos falar um pouco mais sobre o que é Data Science e a importância dele.
O que é Data Science?
Vamos começar pelo início, explicando o que é o Data Science.
O Data Science, ou ciência de dados, representa diversas áreas de trabalho que tem um principal objetivo de transformar uma grande base de dados complexos em informações válidas. Ou seja, é uma aplicação orientada por dados.
São funções variadas, metodologias e estratégias que irão ajudar no uso inteligente desses dados nas operações e processos da organização.
O Data Science pode ser usado desde em situações do dia a dia, até no uso eficiente das máquinas e na busca de precisão estratégica de comunicação. Com a ciência de dados é possível transformar dados em decisões, ou seja, os dados facilitam uma jornada de decisão mais assertiva.
Ao aplicar o Data Science, nós somos capazes de:
- Fazer uma observação;
- Gerar hipóteses a partir das observações;
- Realizar um experimento;
- Analisar os dados gerados com o experimento;
- Compartilhar os resultados.
Tipos de análise de dados pelo Data Science
Com o Data Science, é possível realizar alguns tipos de análise desses dados recolhidos. Vamos entender melhor quais são os tipos de análise que podem ser feitas.
Análise descritiva
É uma das análises mais importantes e usadas. Quando falamos em análise descritiva, o objetivo é descobrir padrões e, assim, classificá-los, analisá-los e entender o que é preciso para que eles se tornem eficientes.
Análise diagnóstica
Quando falamos de análises de diagnóstico, o objetivo muda um pouco. Aqui a ideia é identificar e avaliar o impacto e benefícios de uma ação ou estratégia. Entendendo assim o desempenho do que está sendo feito, percebendo o que precisa melhorar.
Análise preditiva
O nome já diz muito, não é mesmo? O uso de dados e informações para prever o que irá acontecer. Ou seja, a partir da análise desses dados você poderá identificar tendências e necessidades que irão surgir no mercado.
Importância de usar o Data Science
Toda atividade gera um dado, e são esses dados que irão apontar caminhos para tomada de decisão mais assertivas e, até mesmo, esclarecer e ajudar a consertar problemas.
Acontece que, grande parte das empresas não coleta essas informações, Outras coletam essas informações mas de forma incompleta, sem controle de qualidade. Sendo insuficientes para ajudar na jornada de tomada de decisão.
É preciso analisar primeiro os dados relevantes para o seu negócio, para que os dados obtidos sejam ideal para uma análise eficiente. O profissional de data science tem como objetivo analisar a qualidade dos dados a serem processados, para obter informações relevantes e de qualidade, para melhorar as soluções da sua empresa.
Utilizar o data science é importante para avaliar melhor os processos e fazer questionamentos objetivos para, assim, obter o melhor conjunto de informações.
Quais são os benefícios de aplicar a Ciência de Dados?
Agora que você já sabe o que é Data Science, é preciso conhecer os benefícios que ela pode trazer para a rotina da sua empresa.
Reter e encantar clientes
Podemos dizer que o principal benefício que o Data Science traz para a sua organização está diretamente relacionado a reter e encantar os consumidores que se relacionam com a sua empresa.
É essencial entender as preferências, enviar newsletter, buscar padrões e comportamentos para, assim, aprimorar o seu produto ou serviço.
Os dados podem ajudar fornecendo os recursos necessários para análises completas que irão transformar as suas ações em estratégias eficientes.
Auxilia a personalização de produtos
A personalização de produtos ou serviços pode ser um diferencial da sua marca com os clientes. Com insights relevantes sobre o que o cliente busca, por exemplo,você poderá refinar o que irá entregar a esse consumidor, garantindo satisfazer às necessidades dele.
Com a ajuda do Data Science, essa personalização pode ocorrer na definição de layouts e design, quais canais sua empresa vai estar presente e muito mais.
Ajuda a prever as demandas da empresa
Partindo do princípio que a ciência de dados consegue reconhecer padrões, é possível que ela ajude na identificação de certas tendências dentro da sua organização. Assim, ela contribuirá na otimização de processos, como na previsão de demandas da empresa.
Melhora as ações de marketing
Como falamos anteriormente, o Data Science ajuda na identificação e reconhecimento de padrões, o que é ótimo para ações de marketing.
Esses insights podem ajudar a identificar palavras-chaves que irão melhorar o seu rankeamento em mecanismos de busca, aumentando o tráfego das suas páginas, por exemplo. Algo muito importante também, é que a ciência de dados ajuda a sua equipe de marketing a conseguir um maior ROI (Retorno sobre o Investimento).
Esses são só alguns benefícios que o Data Science pode trazer para a sua empresa. Como percebemos ela tem inúmeras aplicações e pode ajudar o seu negócio a se estabelecer em um mercado tão competitivo.
A A.R.Phoenix pode te ajudar no desenvolvimento de softwares, plataformas multicloud para microsserviços, e até na integração e atualização de sistemas legados, permitindo que seu time tenha maior foco. Fale com um de nossos especialistas e comece a dar sentido a todos os dados captados diariamente.