Skip to content
Transformação e Otimização

Quais as diferenças entre Transformação Digital e Otimização Digital?

Tanto a otimização digital quanto a transformação digital são temas muito recorrentes, principalmente, quando o mundo inteiro vive em uma realidade que está diretamente relacionada aos avanços tecnológicos.

Esses temas visam a melhoria na qualidade de vida e no trabalho. Acontece que, soluções inovadoras estão sendo usadas como principal meio de comunicação, sendo capaz de agilizar as tarefas. Com isso em mente, a otimização digital precisa ser repensada e aplicada de forma assertiva garantindo melhores resultados. 

Com um bom planejamento, as perdas e atrasos podem ser evitados, tornando as equipes muito mais produtivas e eficazes. 

 

O que é Transformação e Otimização Digital?

A transformação digital é um conceito voltado para a inclusão de tecnologias digitais dentro de um determinado espaço. Ela tem sido aplicada dentro das empresas, com o intuito de trazer maior conforto aos trabalhadores, bem como resultados para todos.

A otimização digital se mostra muito importante na evolução do desempenho de uma corporação. É preciso entender que, para mudar paradigmas, é preciso que todas as estruturas da empresa sejam modificadas, inclusive os pensamentos dos colaboradores para que, assim, toda a evolução da sociedade seja devidamente acompanhada.

Estudos indicam que, uma empresa que está ligada às novas tecnologias é melhor vista dentro do mercado corporativo. 

 

Diferença entre Transformação Digital e Otimização Digital.

Muitas pessoas confundem a transformação digital com a otimização digital. Isso porque, um termo complementa o outro, já que as empresas podem implementar a transformação e, em seguida, começar a otimizá-la de maneira assertiva e confortável para o público-alvo.

O ato de se transformar está diretamente ligado com o processo de colocar algo novo no mundo. A partir de uma nova implementação, a otimização digital pode surgir de acordo com as tendências do mercado e adaptações serão realizadas para atender às necessidades que aparecerão.

Descubra o nível de maturidade da sua empresa, clicando aqui.

 

Quais são os benefícios da transformação e otimização digital?

  1. Melhoria dos processos organizacionais: existe a possibilidade de fazer com que as empresas consigam melhorar todos os processos, inclusive, o relacionamento com os clientes e fornecedores poderá ser fortalecido.
  2. Impulsionamento da digitalização: os consumidores esperam que as suas experiências no meio digital sempre se mostrem agradáveis e ágeis, o que pode ser facilmente obtido com a otimização digital.
  3. Crescimento do desempenho econômico: todos os setores que conseguem se adaptar aos novos mercados acabam apresentando uma receita muito maior, bem como encontram fontes de lucro variadas.
  4. Amplo aprendizado: mesmo havendo uma pressão sobre as mudanças, é possível aprender cada vez mais nesse universo e, consequentemente, entender onde é o melhor local para investir.

 

A adaptação é um pré-requisito e não uma vantagem.

No mundo de hoje, as empresas que não conseguem se adaptar são ultrapassadas pelos seus concorrentes e ficam para trás, apresentando resultados menores.

Pesquisas apontam que cerca de 67% da jornada do comprador na atualidade está voltada para o meio digital. Isso quer dizer que é possível compreender que a otimização digital se faz extremamente necessária para garantir um maior conforto em todo esse processo de aquisição.

Então, se você ainda não iniciou a sua jornada na transformação e otimização digital, é importante entrar em contato com nosso time de especialistas e tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto

Continue sua leitura!

Por que implementar um software de gestão de projetos na empresa?

Por que implementar um software de gestão de projetos na empresa?

A gestão de projetos envolve uma série de atividades complexas que demandam atenção e coordenação na busca da eficiência e organização. No contexto corporativo, a utilização de um software de…
Projetos blindados: Gerenciamento de riscos em projetos

Projetos blindados: Gerenciamento de riscos em projetos

O gerenciamento de riscos deve ser uma prática contínua para assegurar o sucesso de qualquer projeto. Ele é a sua armadura protetora contra imprevistos. Envolve a identificação, análise e mitigação…
8 estratégias eficazes para a Gestão de Projetos

8 estratégias eficazes para a Gestão de Projetos

O gerenciamento de projetos é uma disciplina complexa que vai além da compreensão de definições, reconhecer benefícios  e desafios. Para alcançar o sucesso, é fundamental implementar estratégias eficazes que guiem…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.