Skip to content

Rede Estruturada: Conheça os 6 serviços essenciais.

A rede estruturada está sendo cada vez mais requisitada dentro das empresas. Independente de qual seja o ramo do seu negócio, contar com uma boa rede estruturada é essencial e traz maior competitividade a empresa. 

Isso porque, a rede estruturada fornece um redirecionamento rápido e fácil, sendo um caminho de transmissão entre dois pontos distintos interligados por essa rede. Ao ser corretamente projetada, às necessidades de todos os usuários serão atendidas com flexibilidade e facilidade, trazendo inúmeros benefícios.

 

O que é rede estruturada?

A rede estruturada é, nada mais nada menos, do que redes de cabeamento que suportam sistemas capazes de conduzir informações. Essas informações podem ser dados, voz, imagem ou segurança. 

É um sistema que integra diversos meios de transmissão, como cabos metálicos, fibra óptica e sem fio e muitos outros. Com uma boa rede estruturada é possível realizar mudanças, manutenções e implementações com maior agilidade, segurança e controle.  

Em resumo, o sistema de rede estruturada é capaz de fornecer uma infraestrutura de cabeamento que proporcionará desempenho previsível, desde que tenha sido planejado e instalado adequadamente.

Saiba mais sobre a rede estruturada e por que investir nela aqui.

Quais são os 6 serviços essenciais de uma rede estruturada?

Na A.R.Phoenix, desenvolvemos toda a estrutura de TI do seu negócio, desde o ponto de rede até a configuração e implantação de sistemas e servidores. Por meio de nossa consultoria em gerenciamento e suporte, sua empresa consegue se tornar mais competitiva no mercado.

Nosso time oferece todo o apoio necessário para implantação de novos ambientes com suporte e elaboração de projetos personalizados. Além da implantação e montagem de infraestrutura. Tudo de acordo com a necessidade de cada projeto, entregando o melhor custo-benefício.

Confira aqui algumas dicas para montar sua rede estruturada.

Confira abaixo os 6 serviços essenciais de uma rede estruturada.

 

Dimensionamento e montagem de infraestrutura

  • Projetos Elétricos

Para que o projeto elétrico seja feito de forma correta, é preciso realizar a elaboração de um projeto executivo que irá incluir desenhos 2D e 3D. Após ser feito todo o levantamento de infraestrutura, circuitos, quantidade de tomadas e luminárias, iluminação de emergência. Com isso pronto, é feito um memorial descritivo para encaminhamento da instalação.

 

  • Dimensionamento de Carga

É necessário que uma instalação elétrica atenda a demanda solicitada pela sua empresa, para que, assim, não ocorram quedas ou curtos circuitos. Todo o levantamento de equipamentos e cargas são feitos para que haja o correto dimensionamento do cabeamento, assim como circuitos e equipamentos interligados.

 

  • Quadros Elétricos

Toda instalação precisa de um quadro elétrico. O profissional irá realizar o levantamento e desenho técnico em 2D ou 3D de quadro elétrico, além de especificar os materiais a serem usados e o memorial descritivo de toda a montagem.

 

Lançamento de cabos

A ethernet é uma arquitetura de interconexão para redes locais. Após uma análise é definido o cabeamento e os sinais elétricos. Os cabos utilizados para transmitir a internet em nossas casas, ou em empresas, são chamados de cabos ethernet e há diferentes categorias de cabos, vamos entender mais sobre alguns deles.

 

Categoria 5E (CAT5E)

Em 2001 surgiu o cabo de categoria CAT5E, que é um aprimoramento do já conhecido cabo CAT5, onde é possível uma menor interferência entre os fios, obtendo um sinal de melhor qualidade. Essa categoria de cabo é a mais comum e é a mais utilizada nas instalações, devido ao seu baixo custo e maleabilidade.

Categoria 6 (CAT6)

O cabo de Ethernet tipo CAT6 consegue suportar até 1 Gbps, a uma frequência de 250 Mhz a uma distância de 100m. Enquanto o cabo de categoria 5E possui uma volta e meia a 2 voltas por cm, os de categoria 6 são enrolados com mais força e apresentam 2 ou mais voltas por cm (a quantidade de torções varia de acordo com o fabricante do cabo).

IR

O cabo infravermelho possui receptores instalados em pontos estratégicos no local, conectados a uma central pelo cabo IR. Isso possibilita que o controle remoto dos equipamentos eletrônicos funcionem em qualquer ambiente da casa, por exemplo.

Instalação de guias de cabos

O guia de cabos é muito importante quando falamos de organização rumo a um cabeamento estruturado. O guia de cabos irá facilitar a manutenção, a troca e até a identificação de cada elemento, se mostrando indispensável para a instalação bem-sucedida da rede estruturada. Para que isso ocorra, os patch panels são muito utilizados.

 

Mas o que são patch panels?

Eles são dispositivos com conectores destinados a conexão e roteamento de circuitos. Essas conexões serão monitoradas, interconectadas e testadas de forma flexível dentro de um ambiente monitorado. 

Os patch panels são utilizados para organizar os cabos presentes em redes estruturadas, possibilitando uma fácil identificação dos pontos de rede no rack. Fazendo a conexão entre o cabeamento que sai do rack e chega às tomadas (cabeamento horizontal) ou em outro patch panel interligando outro rack (cabeamento vertical).

 Ao utilizar os Patch Panels, é possível que ocorra uma mudança de determinado usuário de forma física sem a necessidade de uma alteração horizontal do cabeamento.  A utilização desses dispositivos é recomendada para que não haja confusão quando a necessidade de mudanças ou manutenções surjam no futuro.

 

Instalação de switches gerenciáveis

Os Switches são equipamentos que ajudam a evitar o congestionamento no tráfego de dados, garantindo a qualidade das conexões de rede e compartilhamento de arquivos. Ele funciona como um receptor e transmissor de dados, distribuindo de forma inteligente para outros equipamentos interligados pela mesma rede.

O Switch Gerenciável tem capacidade de definir prioridades no tráfego de informações, assim, dados importantes serão transmitidos e processados primeiro, agilizando o compartilhamento das informações.

Ele trabalha com a utilização do protocolo SNMP, que permite o compartilhamento e gerenciamento das informações entre os equipamentos. Com o switch gerenciável é possível elevar os níveis de segurança na LAN.

 

Instalação e configuração de firewalls, roteadores sem fio

O firewall do roteador é um recurso que cria uma barreira a mais para proteger a conexão Wi-Fi de informações corrompidas, ataques hackers, malwares ou itens mal-intencionados. Assim, é feita uma varredura ou filtragem dos pacotes de dados e endereços de portas da rede. Essa varredura servirá como uma aliada na segurança do PC, em conjunto com o firewall do próprio Windows.

O recurso, muitas vezes, vem desativado, mas é possível ativá-lo de forma simples e rápida, fale com nosso time de especialistas, e descubra como podemos te ajudar nessa tarefa.

 

Organização de racks

Por último, mas não menos importante, vamos falar da organização de racks. Os servidores e equipamentos de rede são muito importantes para a infraestrutura do seu negócio, já que são eles que armazenam dados, transportam informações compartilhadas e fornecem acesso aos recursos dos usuários. Por isso, é importante se certificar se esses equipamentos estão seguros, protegidos, organizados e operando da forma correta. 

O uso do rack de rede é uma das melhores formas de atender a esses requisitos. Já que ele vai manter os cabos organizados e protegidos, além de facilitar a identificação dos mesmos.

A organização de racks traz diversos benefícios, como:

 

1. Redução de custos

A organização dos racks proporciona uma visão sobre os ativos de comunicação da sua empresa. Isso irá facilitar manutenções ou expansões reduzindo o tempo de instalação e diminuindo possíveis erros.

Sabemos que a tecnologia da informação está em constante evolução, e esse planejamento do rack se torna essencial para o suporte dessas novas tecnologias. Por ser flexível e adaptável a mudanças, podem ser aplicadas às novas soluções reduzindo os custos.

 

2. Aspecto visual mais agradável

A organização do seu rack proporciona um aspecto visual agradável e também demonstra o profissionalismo da sua empresa. Ele não só armazena e organiza os equipamentos de T.I, como economiza espaço no ambiente físico da sua empresa.

Eles podem ter uma estrutura aberta ou fechada, cada uma possuindo seus benefícios, mas independente do tipo de rack, uma estrutura de cabeamento organizada irá facilitar a manutenção e ampliação do sistema.

 

3. Segurança digital

Ter uma infraestrutura de TI de qualidade irá proporcionar confiança e agilidade na detecção de adversidades. Lembrando que, a segurança digital é a não violação da confidencialidade, integridade e disponibilidade de autenticidade de documentos e dados pessoais.

Hoje, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) já está em vigor e passou a punir empresas que não têm responsabilidade com informações e as deixam vazar.

 

4. Segurança física

Os racks desorganizados podem aumentar os riscos de incêndio, principalmente se o cabo usado não for apropriado ao ambiente. Logo, é importante escolher o tipo de cabeamento estruturado adequado para cada ambiente. 

Conte com profissionais especializados para que não haja nenhum tipo de problema na estruturação da sua rede estruturada. 

É muito importante que, além de escolher o tipo de cabo para a rede estruturada, também sejam utilizados acessórios condizentes com a estrutura escolhida. Conte com a A.R.Phoenix e aproveite a expertise de nossos técnicos para ter o melhor projeto e instalação da sua rede estruturada.

 

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.