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Qual a diferença entre customização e parametrização sistemas?

Descubra a diferença entre Parametrização, customização e configuração de sistemas

Um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta ampla e complexa. E, por isso, é fundamental que haja a parametrização de sistemas ERP, e a customização do mesmo para que ele se encaixe na rotina da empresa e entregue todos os benefícios que lhe cabem. 

Leia mais: Confira algumas das boas práticas para gerenciamento de softwares.

 

O que é a parametrização de sistemas?

Nada mais é do que a ação de estabelecer parâmetros de processamento de um determinado sistema. Para que ocorra a parametrização de E.R.P. é necessário o levantamento dos dados pelo qual será constatado “o que” é feito pelo setor, “como” é feito e para onde vão os dados processados. A etapa de levantamento de dados é bastante trabalhosa e gera certa resistência dos funcionários em realizar essa ação.

Durante a parametrização de sistemas, é preciso tomar alguns cuidados para evitar mudanças desnecessárias de pessoas, processos e equipamentos, evitando novos custos.

Conforme o ambiente vai evoluindo, o sistema irá começar a trabalhar de forma menos aderente a realidade, o que irá ocasionar decisões gerenciais equivocadas e trabalho extra, por isso, é muito importante que a parametrização de sistemas esteja sempre atualizada e revista.

 

Exemplos de parametrizações:

  • Setor de Compras: formas de pagamento que a empresa adota com seus fornecedores, valor máximo para fechar a negociação sem aprovação da gerência;
  • Setor Comercial: desconto máximo permitido, prazo de entrega, valor de comissão;
  • Processos financeiros: os usuários responsáveis pela emissão de boletos;
  • Estoque: quantidade mínima de cada produto; permissões para liberar cada item;
  • Emissão de nota fiscal: alíquotas de impostos em cada estado, prazos de pagamento.

 

E a customização de ERP? 

A customização de ERP é o processo de personalização do sistema para parâmetros estabelecidos na sua empresa. Ela pode se dar na alteração de fórmulas, cálculos, fluxos, metodologias, etc, para que o sistema atenda com a maior precisão às necessidades funcionais da organização. 

Para que haja uma customização de ERP eficiente, o workflow da empresa é mapeado de forma detalhada. Assim, o gestor consegue fiscalizar e controlar essa sequência de forma muito mais próxima e automatizada. Ela garante, ainda, que os relatórios gerados pela ferramenta contem com maior assertividade de dados, pensando nas demandas específicas do segmento ou da empresa. Podemos dizer que um sistema ERP customizável é aquele que permite adequação de sua interface para melhor atender às necessidades específicas da empresa. 

Leia mais: 5 erros comuns em Infraestrutura de TI que podem afetar a sua operação

 

Qual a diferença entre parametrização de sistemas e customização? 

A customização é caracterizada pela criação e/ou alteração dentro do sistema, enquanto a parametrização se caracteriza pela recorrência de práticas e processos entre dois ambientes. No mundo ideal a parametrização e a customização de sistema devem andar de mãos dadas. 

 

Principais vantagens

  1. Software sob medida para as necessidades da sua empresa, levando em consideração o ramo de negócios, metodologias de trabalho, rotina de cada departamento e preferências do usuário final.
  2. Gera maior nível de identificação e adesão entre os futuros usuários, já que um software customizado leva em consideração particularidades da rotina de trabalho desses profissionais.
  3. Integra-se completamente à rotina ao oferecer soluções totalmente alinhadas às necessidades da empresa.
  4. Eleva o nível de produtividade, atuando como um poderoso aliado da equipe no cumprimento da rotina.

 

Configuração de sistemas

Algumas configurações do sistema, como idioma, banco de dados, release do produto, dentre outras, devem ser feitas a fim de suportar os processos do seu negócio. Além disso, essa configuração irá garantir a flexibilidade dos sistemas, já que por meio dela, as empresas poderão ajustar as funcionalidades do sistema aos seus requisitos.

Os sistemas são configurados em um modelo específico de acordo com a empresa.

Com nosso serviço de infraestrutura de TI, podemos te ajudar nesse processo de parametrização e customização dos seus sistemas, para que você possa aproveitar todas as vantagens. Fale com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.

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Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.