Skip to content
Por que se preocupar com desenvolvimento de softwares antes de expandir o seu negócio

Por que se preocupar com desenvolvimento de softwares antes de expandir o seu negócio

Com o avanço no desenvolvimento de softwares e a implementação da cultura ágil, as empresas se tornaram mais produtivas e eficientes. Esse movimento fez com que o mercado se tornasse mais competitivo. 

A tecnologia, por sua vez, vem ocupando espaço nas empresas, seja modificando a rotina dos colaboradores, facilitando processos ou até mesmo transformando a experiência do consumidor.

 

O que é desenvolvimento de softwares?

 

O desenvolvimento de softwares é um tipo de investimento essencial para as empresas. Com eles muitos processos manuais passam a ser substituídos por sistemas de automação. Essas mudanças têm o intuito de facilitar a rotina e otimizar o desempenho da sua equipe em algumas tarefas. 

Muitas empresas, inclusive, já não conseguem se imaginar sem o suporte de ferramentas digitais. Entendemos, então, que o desenvolvimento de softwares se tornou muito importante em todo o mundo. Essa atividade consiste no planejamento, estruturação e criação de sistemas.

Um software é composto por uma série de códigos interligados e conectados, gerando um produto virtual. O desenvolvedor tem o papel de criar sequências desse código que, ao serem executadas, resultarão em um aplicação de diversos tipos.

Se aprofunde mais no assunto, lendo nosso artigo sobre Arquitetura Monolítica, clique aqui.

 

Qual a importância e benefícios do desenvolvimento de software?

 

O desenvolvimento de softwares possibilitará a união da tecnologia e estratégia como uma solução para muitos problemas de um negócio.

Cada software é desenvolvido com um objetivo e tem a capacidade de aumentar a produtividade das atividades da empresa.

Isso acontece porque a tecnologia de um sistema é capaz de permitir um grande controle dos processos de uma empresa. Possibilitando que tarefas sejam realizadas com maior eficiência e assertividade, diminuindo as chances de erros. 

O desenvolvimento de softwares envolve muito planejamento, além de análises, manutenções, implementações e testes. Entende-se que a importância do desenvolvimento de softwares está na eficiência de solucionar problemas. Contribuindo na otimização do tempo, serviços e funções dentro de uma empresa. Ao realizar o desenvolvimento de softwares é possível, inclusive, que haja uma redução de custo a longo prazo. 

Na A.R.Phoenix garantimos entregas rápidas, inteligentes e que agregam valor para a sua empresa. Nossa prioridade é entender a sua empresa, você e suas necessidades. Buscamos unir nossas soluções tecnológicas ao conhecimento do seu negócio, sem limitar as entregas e sim trazer soluções reais e implementáveis para o seu sucesso. 

 

Principais linguagens do desenvolvimento de softwares

 

As linguagens de desenvolvimento de softwares são padrões de instruções reconhecíveis em determinados sistemas e dispositivos. Utilizando as instruções corretas de determinada linguagem, é possível fazer a mágica de transformar palavras em ações ou outros elementos na tela de um computador, tablet ou smartphone.

Vale destacar que nem todos os ambientes aceitam as mesmas linguagens.

Dentro de uma linguagem, os mesmos comandos serão utilizados no mundo todo para dar determinadas instruções. Por isso, é bom que o programador tenha um conhecimento básico em inglês, pois esse é o idioma base na criação da sintaxe da programação.

Vamos às principais linguagens utilizadas no desenvolvimento de softwares:

 

Java

Uma das mais usadas no mundo, é muito utilizada em ambientes corporativos e para desenvolver aplicativos para Android em tablets e smartphones.

 

JavaScript

Apesar de ser muito confundida com a linguagem Java, elas não são a mesma coisa. Essa é completamente diferente, muito utilizada principalmente para criar interatividade em aplicações da web.

Saiba mais sobre a diferença entre essas duas linguagens aqui.

 

Python

Bastante recomendada para aqueles que estão começando a se aventurar no mundo da programação. Ela é mais intuitiva, de fácil aprendizado e de código aberto.

 

C++

Uma variação da linguagem C bastante popular no desenvolvimento de softwares mais pesados, como games e sistemas de gestão integrados.

 

PHP

Linguagem utilizada principalmente no backend de sites, na integração entre as informações de uma página da web e um banco de dados MySQL.

 

Razões para estruturar e realizar o desenvolvimento de softwares

 

1. Funcionalidades sob medida

No mercado, são muitas as opções de softwares para empresas dos mais variados tipos de segmentos. Mas, cada negócio tem seu formato e sua cadeia produtiva, sendo certo que as funções de um software ‘pré-pronto’ não irão atender todas as necessidades das empresas de todos os segmentos.

Pensando nisso, investir em um software próprio garante que cada necessidade da sua empresa seja tratada da forma correta e detalhadamente.

 

2. Equipe motivada

Muitas vezes, um software pré-pronto possui algumas funcionalidades engessadas que podem dificultar o trabalho da sua equipe. Isso impacta, não só na produtividade como no engajamento da sua equipe e negócio. 

Quando você possui um software próprio e personalizado, o fluxo de trabalho é pensado especialmente para as suas necessidades e desejos da sua equipe, permitindo que seus colaboradores trabalhem focados no interesse do negócio.

 

3. Aumento da produtividade

O aumento da produtividade é uma consequência da estruturação personalizada do desenvolvimento de softwares personalizados. 

Isso acontece porque o seu time gastará menos tempo criando rotinas que se adaptem ao sistema, tendo mais agilidade no desempenho de suas tarefas. Afinal de contas, o sistema que irá se adaptar às rotinas da sua equipe.

 

4. Mais funcionalidades

Um software modelo possui diversas funções subutilizadas, e outras que nem atendem às necessidades da sua empresa. Quando falamos de um software personalizado, estamos falando de um sistema que permitirá que você explore mais funções que irão potencializar o seu negócio ao invés de atrapalhar a rotina da sua equipe.

 

5. Diferencial competitivo

Já deu para perceber que são muitas as vantagens de contar com o desenvolvimento de softwares personalizados. Eles realmente podem agregar muito ao seu negócio, sendo um dos grandes benefícios associados a esse produto, o diferencial competitivo.

Um software, quando desenvolvido sob medida, permite que a sua equipe trabalhe com máxima produtividade de forma segura e com espaço para crescimento, garantindo a melhor experiência ao cliente. Esse cuidado faz com que o seu negócio se destaque da concorrência.

Conheça mais sobre o Azure Boards e entenda como ele pode ajudar no desenvolvimento de softwares.

 

Como a A.R.Phoenix pode te ajudar

 

Como já falamos, a A.R.Phoenix pode te ajudar quando o assunto é desenvolvimento de softwares. Se o seu objetivo é alterar ou expandir o seu negócio, estamos prontos para colocar em prática seus planos de ação. 

Estamos prontos para te atender em todas as fases de um projeto com retorno rápido e de qualidade. Independente do nível de maturidade do seu plano, seja ele somente uma ideia ou já pronto para desenvolvimento ou validação, nosso diferencial é torná-lo realidade.

Nós obtemos a macro visão e o desenho da sua solução. É aqui que as ideias começam a se tornar realidade. Nossos arquitetos estarão junto do cliente, para entender e consolidar suas ideias ou necessidades.

Realizamos o desenvolvimento de softwares por meio de uma metodologia que envolve 5 etapas principais.

 

1ª etapa do ciclo: Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint. O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado. O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

 

Saiba mais sobre os métodos ágeis, dentre eles o Scrum, clicando aqui.

 

2ª etapa do ciclo: Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing. Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução. 

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes. As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

 

3ª etapa do ciclo: Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado. Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

 

4 etapa do ciclo: Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review. Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados. É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto. No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

 

5 etapa do ciclo: Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar. Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.

Como pode ver, nossa equipe utiliza da metodologia ágil para que, com nossa tecnologia e expertise técnica, consigamos entregar a você o melhor software, desenvolvido de forma específica e personalizada para o seu negócio. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso time de especialistas.

Continue sua leitura!

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

Além do hype: Explorando o impacto real da IA

A inteligência artificial (IA) se tornou um termo presente desde artigos científicos até conversas casuais. Mas o deslumbramento em torno desse assunto encobre a realidade prática da tecnologia e os…
Descubra o framework ideal para o seu projeto

Descubra o framework ideal para o seu projeto

Construir um projeto pode ser comparado à construção de uma casa. Assim como um bom pedreiro precisa de ferramentas adequadas para erguer uma estrutura sólida e segura, o sucesso do…
Otimização de Banco de Dados

Otimização de Banco de Dados

Bancos de dados são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema ou aplicação que armazene e manipule dados. No entanto, mesmo os bancos de dados mais bem projetados podem apresentar…

Planejamento

O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint.

O objetivo desse planejamento é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado.

O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.

Desenvolvimento

Desenvolvemos seu projeto em seu ambiente ou em nossas instalações, com profissionais sob sua gestão, sob a nossa, ou compartilhada, com o uso do Outsourcing.

Todo o acompanhamento ocorre a partir de metodologias, frameworks e ferramentas de gestão participativa no desenvolvimento da solução.

A partir deste processo, temos a versão Beta para testes.

Nesta etapa, realizamos a documentação das soluções, inclusive as já existentes.

As entregas são sempre acompanhadas de descritivos funcionais e técnicos, possibilitando a compreensão da solução e sua divulgação.

Homologação

Nossos analistas de qualidade agregam valor final à sua solução, garantindo a superação do resultado esperado.

Produzimos roteiros e evidências de testes que auxiliam no processo de validação do cliente.

É na etapa da homologação, que ocorre a comprovação, pelo cliente e demais partes interessadas, de que o produto resultante do projeto de software atende aos critérios exigidos.

Revisão

Nessa etapa lidaremos com a Sprint Review.

Ou seja, validaremos as entregas da equipe e verificaremos se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.

É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, essa etapa pode ser entendida como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

No fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo.

Retrospectiva

A etapa de retrospectiva é como um ritual de avaliação do Sprint que acabou de se encerrar.

Nessa reunião, o Time Scrum considera o que foi bom e o que deve ser melhorado, traçando planos de ações em busca da melhoria contínua do processo.